O PAPEL DO MARKETING VERDE NA CONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM EMPRESARIAL SUSTENTÁVEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D’Arc, Brenda Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: SILVA, NAYARA NORONHA, Evangelista, João Marcos Fernandino, SARNO CARVALHO, JOAO FRANCISCO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eixos Tech
Texto Completo: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/306
Resumo: O marketing verde pode ser considerado como conjunto de estratégias orientadas para a conscientização ecológica, buscando atender as necessidades dos consumidores atuais, visto que estes se preocupam cada vez mais com a origem e processos dos produtos que consomem. Com a finalidade de captar este grupo crescente de consumidores, as empresas buscam atrelar sua marca a uma imagem empresarial sustentável e ecologicamente correta. Portanto é interessante estudar e analisar o papel do marketing verde na construção da imagem empresarial sustentável, sendo este o objetivo geral da pesquisa, e para isso foi realizado um estudo de caso em uma empresa de energia solar do sul de Minas Gerais. Como objetivos específicos, essa pesquisa buscou identificar as principais estratégias de marketing verde utilizadas, analisar a gestão sustentável da empresa, e ainda, descrever a sua imagem empresarial a partir da visão dos colaboradores. Para atingir estes objetivos, a pesquisa caracterizou-se como descritiva, com abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevistas aos colaboradores da empresa e análise de conteúdo. Ao final da pesquisa a hipótese levantada foi confirmada, sendo apontado um resultado positivo em relação ao melhoramento da imagem empresarial com o uso das estratégias de marketing verde.
id IFSULMG-1_da4ce2e79ee71d067221659af4b8bb7c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/306
network_acronym_str IFSULMG-1
network_name_str Revista Eixos Tech
repository_id_str
spelling O PAPEL DO MARKETING VERDE NA CONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM EMPRESARIAL SUSTENTÁVELmarketing verdesustentabilidadeimagem empresarialestratégiasO marketing verde pode ser considerado como conjunto de estratégias orientadas para a conscientização ecológica, buscando atender as necessidades dos consumidores atuais, visto que estes se preocupam cada vez mais com a origem e processos dos produtos que consomem. Com a finalidade de captar este grupo crescente de consumidores, as empresas buscam atrelar sua marca a uma imagem empresarial sustentável e ecologicamente correta. Portanto é interessante estudar e analisar o papel do marketing verde na construção da imagem empresarial sustentável, sendo este o objetivo geral da pesquisa, e para isso foi realizado um estudo de caso em uma empresa de energia solar do sul de Minas Gerais. Como objetivos específicos, essa pesquisa buscou identificar as principais estratégias de marketing verde utilizadas, analisar a gestão sustentável da empresa, e ainda, descrever a sua imagem empresarial a partir da visão dos colaboradores. Para atingir estes objetivos, a pesquisa caracterizou-se como descritiva, com abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevistas aos colaboradores da empresa e análise de conteúdo. Ao final da pesquisa a hipótese levantada foi confirmada, sendo apontado um resultado positivo em relação ao melhoramento da imagem empresarial com o uso das estratégias de marketing verde.IFSULDEMINAS - Campus Passos2023-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/30610.18406/2359-1269v10n12023306Revista Eixos Tech; v. 10 n. 1 (2023)2359-1269reponame:Revista Eixos Techinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)instacron:IFSULMGporhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/306/pdf_1Copyright (c) 2023 Brenda Silva D’Arc, NAYARA NORONHA SILVA, João Marcos Fernandino Evangelista, JOAO FRANCISCO SARNO CARVALHOhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessD’Arc, Brenda SilvaSILVA, NAYARA NORONHAEvangelista, João Marcos FernandinoSARNO CARVALHO, JOAO FRANCISCO2023-12-14T18:56:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/306Revistahttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostechPUBhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/oaijoao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br2359-12692359-1269opendoar:2023-12-14T18:56:06Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL DO MARKETING VERDE NA CONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM EMPRESARIAL SUSTENTÁVEL
title O PAPEL DO MARKETING VERDE NA CONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM EMPRESARIAL SUSTENTÁVEL
spellingShingle O PAPEL DO MARKETING VERDE NA CONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM EMPRESARIAL SUSTENTÁVEL
D’Arc, Brenda Silva
marketing verde
sustentabilidade
imagem empresarial
estratégias
title_short O PAPEL DO MARKETING VERDE NA CONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM EMPRESARIAL SUSTENTÁVEL
title_full O PAPEL DO MARKETING VERDE NA CONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM EMPRESARIAL SUSTENTÁVEL
title_fullStr O PAPEL DO MARKETING VERDE NA CONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM EMPRESARIAL SUSTENTÁVEL
title_full_unstemmed O PAPEL DO MARKETING VERDE NA CONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM EMPRESARIAL SUSTENTÁVEL
title_sort O PAPEL DO MARKETING VERDE NA CONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM EMPRESARIAL SUSTENTÁVEL
author D’Arc, Brenda Silva
author_facet D’Arc, Brenda Silva
SILVA, NAYARA NORONHA
Evangelista, João Marcos Fernandino
SARNO CARVALHO, JOAO FRANCISCO
author_role author
author2 SILVA, NAYARA NORONHA
Evangelista, João Marcos Fernandino
SARNO CARVALHO, JOAO FRANCISCO
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv D’Arc, Brenda Silva
SILVA, NAYARA NORONHA
Evangelista, João Marcos Fernandino
SARNO CARVALHO, JOAO FRANCISCO
dc.subject.por.fl_str_mv marketing verde
sustentabilidade
imagem empresarial
estratégias
topic marketing verde
sustentabilidade
imagem empresarial
estratégias
description O marketing verde pode ser considerado como conjunto de estratégias orientadas para a conscientização ecológica, buscando atender as necessidades dos consumidores atuais, visto que estes se preocupam cada vez mais com a origem e processos dos produtos que consomem. Com a finalidade de captar este grupo crescente de consumidores, as empresas buscam atrelar sua marca a uma imagem empresarial sustentável e ecologicamente correta. Portanto é interessante estudar e analisar o papel do marketing verde na construção da imagem empresarial sustentável, sendo este o objetivo geral da pesquisa, e para isso foi realizado um estudo de caso em uma empresa de energia solar do sul de Minas Gerais. Como objetivos específicos, essa pesquisa buscou identificar as principais estratégias de marketing verde utilizadas, analisar a gestão sustentável da empresa, e ainda, descrever a sua imagem empresarial a partir da visão dos colaboradores. Para atingir estes objetivos, a pesquisa caracterizou-se como descritiva, com abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevistas aos colaboradores da empresa e análise de conteúdo. Ao final da pesquisa a hipótese levantada foi confirmada, sendo apontado um resultado positivo em relação ao melhoramento da imagem empresarial com o uso das estratégias de marketing verde.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/306
10.18406/2359-1269v10n12023306
url https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/306
identifier_str_mv 10.18406/2359-1269v10n12023306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/306/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IFSULDEMINAS - Campus Passos
publisher.none.fl_str_mv IFSULDEMINAS - Campus Passos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eixos Tech; v. 10 n. 1 (2023)
2359-1269
reponame:Revista Eixos Tech
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
instacron:IFSULMG
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
instacron_str IFSULMG
institution IFSULMG
reponame_str Revista Eixos Tech
collection Revista Eixos Tech
repository.name.fl_str_mv Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
repository.mail.fl_str_mv joao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br
_version_ 1797041886120116224