Disclosure of strategic resources: is a competitive advantage of companies of stock exchange the Brazilian?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ruan Carlos dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pinho, Thais Helena Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Independent Journal of Management & Production
Texto Completo: http://www.ijmp.jor.br/index.php/ijmp/article/view/1008
Resumo: A compreensão das vantagens competitivas é uma das principais questões teóricas da pesquisa em estratégia. Sabe-se que os recursos estratégicos geram vantagem competitiva e que a divulgação de informações estratégicas de forma transparente, principalmente de recursos, valoriza a organização para os investidores e funciona como atrativo. Dentro deste contexto, analisou-se se a disseminação de recursos estratégicos influencia o desempenho das organizações. Vinte empresas da Bolsa de Valores de São Paulo do setor mais rentável da B3 de 2010 a 2018 fizeram parte da análise. Uma abordagem qualitativa é adotada através de uma análise detalhada dos recursos estratégicos dos Formulários de Referência. Esta análise foi realizada com o auxílio do software Atlas TI. Após essa etapa, o número de divulgação de recursos estratégicos foi comparado com o desempenho medido pelo ROE. O estudo contribui para a evolução da pesquisa em estratégia em relação à RBV e à Teoria da Divulgação e, como contribuição prática, para auxiliar na escolha estratégica das informações divulgadas. Concluiu-se que a divulgação de recursos estratégicos não influencia o desempenho das empresas da amostra. As empresas optam por divulgar o que é vantajoso e não consideram vantajoso divulgar recursos estratégicos, pois há um risco maior de os concorrentes copiarem sua estratégia de recursos. para auxiliar na escolha estratégica de informações divulgadas. Concluiu-se que a divulgação de recursos estratégicos não influencia o desempenho das empresas da amostra. As empresas optam por divulgar o que é vantajoso e não consideram vantajoso divulgar recursos estratégicos, pois há um risco maior de os concorrentes copiarem sua estratégia de recursos. para auxiliar na escolha estratégica de informações divulgadas. Concluiu-se que a divulgação de recursos estratégicos não influencia o desempenho das empresas da amostra. As empresas optam por divulgar o que é vantajoso e não consideram vantajoso divulgar recursos estratégicos, pois há um risco maior de os concorrentes copiarem sua estratégia de recursos.
id IJMP_60a15780d788122ca3e6dcd140bef57a
oai_identifier_str oai:www.ijmp.jor.br:article/1008
network_acronym_str IJMP
network_name_str Independent Journal of Management & Production
repository_id_str
spelling Disclosure of strategic resources: is a competitive advantage of companies of stock exchange the Brazilian?Competitive AdvantageRBVDisclosure of informationPerformance.A compreensão das vantagens competitivas é uma das principais questões teóricas da pesquisa em estratégia. Sabe-se que os recursos estratégicos geram vantagem competitiva e que a divulgação de informações estratégicas de forma transparente, principalmente de recursos, valoriza a organização para os investidores e funciona como atrativo. Dentro deste contexto, analisou-se se a disseminação de recursos estratégicos influencia o desempenho das organizações. Vinte empresas da Bolsa de Valores de São Paulo do setor mais rentável da B3 de 2010 a 2018 fizeram parte da análise. Uma abordagem qualitativa é adotada através de uma análise detalhada dos recursos estratégicos dos Formulários de Referência. Esta análise foi realizada com o auxílio do software Atlas TI. Após essa etapa, o número de divulgação de recursos estratégicos foi comparado com o desempenho medido pelo ROE. O estudo contribui para a evolução da pesquisa em estratégia em relação à RBV e à Teoria da Divulgação e, como contribuição prática, para auxiliar na escolha estratégica das informações divulgadas. Concluiu-se que a divulgação de recursos estratégicos não influencia o desempenho das empresas da amostra. As empresas optam por divulgar o que é vantajoso e não consideram vantajoso divulgar recursos estratégicos, pois há um risco maior de os concorrentes copiarem sua estratégia de recursos. para auxiliar na escolha estratégica de informações divulgadas. Concluiu-se que a divulgação de recursos estratégicos não influencia o desempenho das empresas da amostra. As empresas optam por divulgar o que é vantajoso e não consideram vantajoso divulgar recursos estratégicos, pois há um risco maior de os concorrentes copiarem sua estratégia de recursos. para auxiliar na escolha estratégica de informações divulgadas. Concluiu-se que a divulgação de recursos estratégicos não influencia o desempenho das empresas da amostra. As empresas optam por divulgar o que é vantajoso e não consideram vantajoso divulgar recursos estratégicos, pois há um risco maior de os concorrentes copiarem sua estratégia de recursos.Independent2019-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.ijmp.jor.br/index.php/ijmp/article/view/100810.14807/ijmp.v10i6.1008Independent Journal of Management & Production; Vol. 10 No. 6 (2019): Independent Journal of Management & Production; 2169-21922236-269X2236-269Xreponame:Independent Journal of Management & Productioninstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IJM&Penghttp://www.ijmp.jor.br/index.php/ijmp/article/view/1008/1242http://www.ijmp.jor.br/index.php/ijmp/article/view/1008/1243Copyright (c) 2019 Ruan Carlos dos Santos, Thais Helena Moreira Pinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ruan Carlos dosPinho, Thais Helena Moreira2020-02-01T02:43:04Zoai:www.ijmp.jor.br:article/1008Revistahttp://www.ijmp.jor.br/PUBhttp://www.ijmp.jor.br/index.php/ijmp/oaiijmp@ijmp.jor.br||paulo@paulorodrigues.pro.br||2236-269X2236-269Xopendoar:2020-02-01T02:43:04Independent Journal of Management & Production - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false
dc.title.none.fl_str_mv Disclosure of strategic resources: is a competitive advantage of companies of stock exchange the Brazilian?
title Disclosure of strategic resources: is a competitive advantage of companies of stock exchange the Brazilian?
spellingShingle Disclosure of strategic resources: is a competitive advantage of companies of stock exchange the Brazilian?
Santos, Ruan Carlos dos
Competitive Advantage
RBV
Disclosure of information
Performance.
title_short Disclosure of strategic resources: is a competitive advantage of companies of stock exchange the Brazilian?
title_full Disclosure of strategic resources: is a competitive advantage of companies of stock exchange the Brazilian?
title_fullStr Disclosure of strategic resources: is a competitive advantage of companies of stock exchange the Brazilian?
title_full_unstemmed Disclosure of strategic resources: is a competitive advantage of companies of stock exchange the Brazilian?
title_sort Disclosure of strategic resources: is a competitive advantage of companies of stock exchange the Brazilian?
author Santos, Ruan Carlos dos
author_facet Santos, Ruan Carlos dos
Pinho, Thais Helena Moreira
author_role author
author2 Pinho, Thais Helena Moreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ruan Carlos dos
Pinho, Thais Helena Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Competitive Advantage
RBV
Disclosure of information
Performance.
topic Competitive Advantage
RBV
Disclosure of information
Performance.
description A compreensão das vantagens competitivas é uma das principais questões teóricas da pesquisa em estratégia. Sabe-se que os recursos estratégicos geram vantagem competitiva e que a divulgação de informações estratégicas de forma transparente, principalmente de recursos, valoriza a organização para os investidores e funciona como atrativo. Dentro deste contexto, analisou-se se a disseminação de recursos estratégicos influencia o desempenho das organizações. Vinte empresas da Bolsa de Valores de São Paulo do setor mais rentável da B3 de 2010 a 2018 fizeram parte da análise. Uma abordagem qualitativa é adotada através de uma análise detalhada dos recursos estratégicos dos Formulários de Referência. Esta análise foi realizada com o auxílio do software Atlas TI. Após essa etapa, o número de divulgação de recursos estratégicos foi comparado com o desempenho medido pelo ROE. O estudo contribui para a evolução da pesquisa em estratégia em relação à RBV e à Teoria da Divulgação e, como contribuição prática, para auxiliar na escolha estratégica das informações divulgadas. Concluiu-se que a divulgação de recursos estratégicos não influencia o desempenho das empresas da amostra. As empresas optam por divulgar o que é vantajoso e não consideram vantajoso divulgar recursos estratégicos, pois há um risco maior de os concorrentes copiarem sua estratégia de recursos. para auxiliar na escolha estratégica de informações divulgadas. Concluiu-se que a divulgação de recursos estratégicos não influencia o desempenho das empresas da amostra. As empresas optam por divulgar o que é vantajoso e não consideram vantajoso divulgar recursos estratégicos, pois há um risco maior de os concorrentes copiarem sua estratégia de recursos. para auxiliar na escolha estratégica de informações divulgadas. Concluiu-se que a divulgação de recursos estratégicos não influencia o desempenho das empresas da amostra. As empresas optam por divulgar o que é vantajoso e não consideram vantajoso divulgar recursos estratégicos, pois há um risco maior de os concorrentes copiarem sua estratégia de recursos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ijmp.jor.br/index.php/ijmp/article/view/1008
10.14807/ijmp.v10i6.1008
url http://www.ijmp.jor.br/index.php/ijmp/article/view/1008
identifier_str_mv 10.14807/ijmp.v10i6.1008
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ijmp.jor.br/index.php/ijmp/article/view/1008/1242
http://www.ijmp.jor.br/index.php/ijmp/article/view/1008/1243
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Ruan Carlos dos Santos, Thais Helena Moreira Pinho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Ruan Carlos dos Santos, Thais Helena Moreira Pinho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Independent
publisher.none.fl_str_mv Independent
dc.source.none.fl_str_mv Independent Journal of Management & Production; Vol. 10 No. 6 (2019): Independent Journal of Management & Production; 2169-2192
2236-269X
2236-269X
reponame:Independent Journal of Management & Production
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron:IJM&P
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron_str IJM&P
institution IJM&P
reponame_str Independent Journal of Management & Production
collection Independent Journal of Management & Production
repository.name.fl_str_mv Independent Journal of Management & Production - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
repository.mail.fl_str_mv ijmp@ijmp.jor.br||paulo@paulorodrigues.pro.br||
_version_ 1797220492309954560