A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DO CLIMA ORGANIZACIONAL NA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laisa Gomes Nogueira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rosana Mendes Maciel Moreira, Silvia Cristina Fernandes Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia Generalis
Texto Completo: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/292
Resumo: Introdução: As relações interpessoais desenvolvidas nas trocas de experiências na escola são parte do processo de desenvolvimento da gestão democrática escolar, consequentemente influência positiva no desenvolvimento da aprendizagem escolar. Percebe-se que quando as relações interpessoais são valorizadas nas instituições escolares o desenvolvimento pedagógico torna-se mais favorável, pois contribui para o desenvolvimento de um bom clima organizacional na escola. Neste sentido, quando existe abertura na participação de reuniões, atividades com dinâmicas, formação continuada, palestras, de forma que todos consigam dar suas opiniões, elogios, dicas de melhoramento, todos os profissionais se sentem valorizados, estimulando assim, o seu trabalho. Objetivo:  Compreender a importância das relações interpessoais no desenvolvimento do clima organizacional na gestão democrática escolar. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa se deu através de uma revisão bibliográfica, com abordagem expositora feita através de artigos científicos que discorrem sobre o tema nas bases de dados da SCIELO, GOOGLE ACADÊMICO e a revisão literária de livros. Foi uma pesquisa que se utilizou como critério de busca das publicações entre 2002 a 2020.  Para a busca do conteúdo foram usadas as expressões: Relações Interpessoais, Clima Organizacional e aprendizagem e Gestão democrática da Educação. Considerações: Diante deste estudo conclui-se que as relações interpessoais contribuem para o desenvolvimento profícuo do clima organizacional da escola. É através de um bom clima organizacional que se motiva a participação dos membros, nas relações que se formam entre os sujeitos, tendo a exposição de propostas claras e objetivas, onde todos são responsáveis ativos, um exemplo dessa participação são as instâncias colegiadas como a participação ativa na elaboração da proposta pedagógica da escola (PPP); conselho de classe democrático com a participação também dos alunos, assim como o colegiado atuante. Neste processo as relações são moldadas através do convívio, de forma flexível, dinâmica e criativa, formando as funções sociais. Quando o indivíduo se sente motivado ele gera alegria e entusiasmo. Consequentemente, coloca amor em seu trabalho e se tornam mais produtivos, criam relações saudáveis e de trocas de aprendizagens. 
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