CHARACTERISTICS AND IMPORTANCE OF DEMOCRATIC MANAGEMENT IN SCHOOLS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia Generalis |
Texto Completo: | https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/85 |
Resumo: | Introdução: A Gestão democrática está interligada com todos os aspectos do desenvolvimento de uma instituição escolar. Suas características são voltadas para um clima organizacional que propicia reflexão e participação de toda a equipe escolar e comunidade nas tomadas de decisão e na elaboração do Projeto Político-pedagógico ressaltando, assim, a identidade e a cultura escolar. A gestão democrática é compreendida, então, como um processo político no qual as pessoas que atuam na/ sobre a escola identificam problemas, discutem, deliberem e planejem, de forma coletiva e participativa os direcionamentos da escola como um todo. Neste aspecto, o Gestor(a) escolar precisa assumir um papel de observador(a) e ouvinte, para direcionar e motivar sua equipe, construindo espaços formativos e de diálogos. Objetivos: Identificar os aspectos da gestão democrática na escola, buscando observar as características e reflexos dessa ação no processo de ensino-aprendizagem; compreender a importância da interferência da gestão democrática na qualidade do clima organizacional da escola. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa, está acontecendo através de revisão bibliográfica, com abordagem expositora através de conteúdos científicos que discorrem sobre o tema e indexados na base de dados da SCIELO, GOOGLE ACADÊMICO e a revisão literária de livros. Se trata de uma pesquisa que está em andamento com resultados parciais, utilizando-se como critério de busca as publicações entre 2001 a 2019. Como descritores para a busca do conteúdo foram usadas as expressões: Gestão democrática Escolar, Aprendizagem, Clima Organizacional, Relações Interpessoais Escolar. Considerações Finais: Diante deste estudo conclui-se que as escolas que adotam a gestão democrática como fio condutor de sua gestão priorizam as relações interpessoais, construindo um clima organizacional rico e ativo, legitimando a participação coletiva e a descentralização de suas ações. Essa postura promove melhor qualidade do ensino e consequentemente melhor rendimento dos alunos. |
id |
INDEP-1_5ece7dfa8e27b05b2fa8e1c7303f94a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/85 |
network_acronym_str |
INDEP-1 |
network_name_str |
Scientia Generalis |
repository_id_str |
|
spelling |
CHARACTERISTICS AND IMPORTANCE OF DEMOCRATIC MANAGEMENT IN SCHOOLSCARACTERÍSTICAS E IMPORTANCIA DE LA GESTIÓN DEMOCRÁTICA EN LAS ESCUELASCARACTERÍSTICAS E IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLASGestão Democrática Escola; Aprendizagem; Clima Organizacional; Cultura Escolar ; Relações InterpessoaisIntrodução: A Gestão democrática está interligada com todos os aspectos do desenvolvimento de uma instituição escolar. Suas características são voltadas para um clima organizacional que propicia reflexão e participação de toda a equipe escolar e comunidade nas tomadas de decisão e na elaboração do Projeto Político-pedagógico ressaltando, assim, a identidade e a cultura escolar. A gestão democrática é compreendida, então, como um processo político no qual as pessoas que atuam na/ sobre a escola identificam problemas, discutem, deliberem e planejem, de forma coletiva e participativa os direcionamentos da escola como um todo. Neste aspecto, o Gestor(a) escolar precisa assumir um papel de observador(a) e ouvinte, para direcionar e motivar sua equipe, construindo espaços formativos e de diálogos. Objetivos: Identificar os aspectos da gestão democrática na escola, buscando observar as características e reflexos dessa ação no processo de ensino-aprendizagem; compreender a importância da interferência da gestão democrática na qualidade do clima organizacional da escola. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa, está acontecendo através de revisão bibliográfica, com abordagem expositora através de conteúdos científicos que discorrem sobre o tema e indexados na base de dados da SCIELO, GOOGLE ACADÊMICO e a revisão literária de livros. Se trata de uma pesquisa que está em andamento com resultados parciais, utilizando-se como critério de busca as publicações entre 2001 a 2019. Como descritores para a busca do conteúdo foram usadas as expressões: Gestão democrática Escolar, Aprendizagem, Clima Organizacional, Relações Interpessoais Escolar. Considerações Finais: Diante deste estudo conclui-se que as escolas que adotam a gestão democrática como fio condutor de sua gestão priorizam as relações interpessoais, construindo um clima organizacional rico e ativo, legitimando a participação coletiva e a descentralização de suas ações. Essa postura promove melhor qualidade do ensino e consequentemente melhor rendimento dos alunos.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/85Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 29-29Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 29-29Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 29-292675-2999reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/85/66Copyright (c) 2021 Laisa Gomes Nogueira , Silvia Cristina Fernandes Lima https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNogueira , Laisa Gomes Lima , Silvia Cristina Fernandes 2023-08-01T03:32:01Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/85Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32:01Scientia Generalis - Publicação independentefalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CHARACTERISTICS AND IMPORTANCE OF DEMOCRATIC MANAGEMENT IN SCHOOLS CARACTERÍSTICAS E IMPORTANCIA DE LA GESTIÓN DEMOCRÁTICA EN LAS ESCUELAS CARACTERÍSTICAS E IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS |
title |
CHARACTERISTICS AND IMPORTANCE OF DEMOCRATIC MANAGEMENT IN SCHOOLS |
spellingShingle |
CHARACTERISTICS AND IMPORTANCE OF DEMOCRATIC MANAGEMENT IN SCHOOLS Nogueira , Laisa Gomes Gestão Democrática Escola; Aprendizagem; Clima Organizacional; Cultura Escolar ; Relações Interpessoais |
title_short |
CHARACTERISTICS AND IMPORTANCE OF DEMOCRATIC MANAGEMENT IN SCHOOLS |
title_full |
CHARACTERISTICS AND IMPORTANCE OF DEMOCRATIC MANAGEMENT IN SCHOOLS |
title_fullStr |
CHARACTERISTICS AND IMPORTANCE OF DEMOCRATIC MANAGEMENT IN SCHOOLS |
title_full_unstemmed |
CHARACTERISTICS AND IMPORTANCE OF DEMOCRATIC MANAGEMENT IN SCHOOLS |
title_sort |
CHARACTERISTICS AND IMPORTANCE OF DEMOCRATIC MANAGEMENT IN SCHOOLS |
author |
Nogueira , Laisa Gomes |
author_facet |
Nogueira , Laisa Gomes Lima , Silvia Cristina Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Lima , Silvia Cristina Fernandes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira , Laisa Gomes Lima , Silvia Cristina Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Democrática Escola; Aprendizagem; Clima Organizacional; Cultura Escolar ; Relações Interpessoais |
topic |
Gestão Democrática Escola; Aprendizagem; Clima Organizacional; Cultura Escolar ; Relações Interpessoais |
description |
Introdução: A Gestão democrática está interligada com todos os aspectos do desenvolvimento de uma instituição escolar. Suas características são voltadas para um clima organizacional que propicia reflexão e participação de toda a equipe escolar e comunidade nas tomadas de decisão e na elaboração do Projeto Político-pedagógico ressaltando, assim, a identidade e a cultura escolar. A gestão democrática é compreendida, então, como um processo político no qual as pessoas que atuam na/ sobre a escola identificam problemas, discutem, deliberem e planejem, de forma coletiva e participativa os direcionamentos da escola como um todo. Neste aspecto, o Gestor(a) escolar precisa assumir um papel de observador(a) e ouvinte, para direcionar e motivar sua equipe, construindo espaços formativos e de diálogos. Objetivos: Identificar os aspectos da gestão democrática na escola, buscando observar as características e reflexos dessa ação no processo de ensino-aprendizagem; compreender a importância da interferência da gestão democrática na qualidade do clima organizacional da escola. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa, está acontecendo através de revisão bibliográfica, com abordagem expositora através de conteúdos científicos que discorrem sobre o tema e indexados na base de dados da SCIELO, GOOGLE ACADÊMICO e a revisão literária de livros. Se trata de uma pesquisa que está em andamento com resultados parciais, utilizando-se como critério de busca as publicações entre 2001 a 2019. Como descritores para a busca do conteúdo foram usadas as expressões: Gestão democrática Escolar, Aprendizagem, Clima Organizacional, Relações Interpessoais Escolar. Considerações Finais: Diante deste estudo conclui-se que as escolas que adotam a gestão democrática como fio condutor de sua gestão priorizam as relações interpessoais, construindo um clima organizacional rico e ativo, legitimando a participação coletiva e a descentralização de suas ações. Essa postura promove melhor qualidade do ensino e consequentemente melhor rendimento dos alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/85 |
url |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/85 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/85/66 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Laisa Gomes Nogueira , Silvia Cristina Fernandes Lima https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Laisa Gomes Nogueira , Silvia Cristina Fernandes Lima https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis Scientia Generalis Scientia Generalis |
publisher.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis Scientia Generalis Scientia Generalis |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 29-29 Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 29-29 Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 29-29 2675-2999 reponame:Scientia Generalis instname:Publicação independente instacron:INDEP |
instname_str |
Publicação independente |
instacron_str |
INDEP |
institution |
INDEP |
reponame_str |
Scientia Generalis |
collection |
Scientia Generalis |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia Generalis - Publicação independente |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@scientiageneralis.com.br |
_version_ |
1797042483903856640 |