CHARACTERISTICS AND IMPORTANCE OF DEMOCRATIC MANAGEMENT IN SCHOOLS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira , Laisa Gomes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima , Silvia Cristina Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia Generalis
Texto Completo: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/85
Resumo: Introdução: A Gestão democrática está interligada com todos os aspectos do desenvolvimento de uma instituição escolar.  Suas características são voltadas para um clima organizacional que propicia reflexão e participação de toda a equipe escolar e comunidade nas tomadas de decisão e na elaboração do Projeto Político-pedagógico ressaltando, assim, a identidade e a cultura escolar. A gestão democrática é compreendida, então, como um processo político no qual as pessoas que atuam na/ sobre a escola identificam problemas, discutem, deliberem e planejem, de forma coletiva e participativa os direcionamentos da escola como um todo. Neste aspecto, o Gestor(a) escolar precisa assumir um papel de observador(a) e ouvinte, para direcionar e motivar sua equipe, construindo espaços formativos e de diálogos.  Objetivos: Identificar os aspectos da gestão democrática na escola, buscando observar as características e reflexos dessa ação no processo de ensino-aprendizagem; compreender a importância da interferência da gestão democrática na qualidade do clima organizacional da escola. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa, está acontecendo através de revisão bibliográfica, com abordagem expositora através de conteúdos científicos que discorrem sobre o tema e indexados na base de dados da SCIELO, GOOGLE ACADÊMICO e a revisão literária de livros.  Se trata de uma pesquisa que está em andamento com resultados parciais, utilizando-se como critério de busca as publicações entre 2001 a 2019. Como descritores para a busca do conteúdo foram usadas as expressões: Gestão democrática Escolar, Aprendizagem, Clima Organizacional, Relações Interpessoais Escolar. Considerações Finais: Diante deste estudo conclui-se que as escolas que adotam a gestão democrática como fio condutor de sua gestão priorizam as relações interpessoais, construindo um clima organizacional rico e ativo, legitimando a participação coletiva e a descentralização de suas ações. Essa postura promove melhor qualidade do ensino e consequentemente melhor rendimento dos alunos.
id INDEP-1_5ece7dfa8e27b05b2fa8e1c7303f94a9
oai_identifier_str oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/85
network_acronym_str INDEP-1
network_name_str Scientia Generalis
repository_id_str
spelling CHARACTERISTICS AND IMPORTANCE OF DEMOCRATIC MANAGEMENT IN SCHOOLSCARACTERÍSTICAS E IMPORTANCIA DE LA GESTIÓN DEMOCRÁTICA EN LAS ESCUELASCARACTERÍSTICAS E IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLASGestão Democrática Escola; Aprendizagem; Clima Organizacional; Cultura Escolar ; Relações InterpessoaisIntrodução: A Gestão democrática está interligada com todos os aspectos do desenvolvimento de uma instituição escolar.  Suas características são voltadas para um clima organizacional que propicia reflexão e participação de toda a equipe escolar e comunidade nas tomadas de decisão e na elaboração do Projeto Político-pedagógico ressaltando, assim, a identidade e a cultura escolar. A gestão democrática é compreendida, então, como um processo político no qual as pessoas que atuam na/ sobre a escola identificam problemas, discutem, deliberem e planejem, de forma coletiva e participativa os direcionamentos da escola como um todo. Neste aspecto, o Gestor(a) escolar precisa assumir um papel de observador(a) e ouvinte, para direcionar e motivar sua equipe, construindo espaços formativos e de diálogos.  Objetivos: Identificar os aspectos da gestão democrática na escola, buscando observar as características e reflexos dessa ação no processo de ensino-aprendizagem; compreender a importância da interferência da gestão democrática na qualidade do clima organizacional da escola. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa, está acontecendo através de revisão bibliográfica, com abordagem expositora através de conteúdos científicos que discorrem sobre o tema e indexados na base de dados da SCIELO, GOOGLE ACADÊMICO e a revisão literária de livros.  Se trata de uma pesquisa que está em andamento com resultados parciais, utilizando-se como critério de busca as publicações entre 2001 a 2019. Como descritores para a busca do conteúdo foram usadas as expressões: Gestão democrática Escolar, Aprendizagem, Clima Organizacional, Relações Interpessoais Escolar. Considerações Finais: Diante deste estudo conclui-se que as escolas que adotam a gestão democrática como fio condutor de sua gestão priorizam as relações interpessoais, construindo um clima organizacional rico e ativo, legitimando a participação coletiva e a descentralização de suas ações. Essa postura promove melhor qualidade do ensino e consequentemente melhor rendimento dos alunos.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/85Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 29-29Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 29-29Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 29-292675-2999reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/85/66Copyright (c) 2021 Laisa Gomes Nogueira , Silvia Cristina Fernandes Lima https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNogueira , Laisa Gomes Lima , Silvia Cristina Fernandes 2023-08-01T03:32:01Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/85Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32:01Scientia Generalis - Publicação independentefalse
dc.title.none.fl_str_mv CHARACTERISTICS AND IMPORTANCE OF DEMOCRATIC MANAGEMENT IN SCHOOLS
CARACTERÍSTICAS E IMPORTANCIA DE LA GESTIÓN DEMOCRÁTICA EN LAS ESCUELAS
CARACTERÍSTICAS E IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS
title CHARACTERISTICS AND IMPORTANCE OF DEMOCRATIC MANAGEMENT IN SCHOOLS
spellingShingle CHARACTERISTICS AND IMPORTANCE OF DEMOCRATIC MANAGEMENT IN SCHOOLS
Nogueira , Laisa Gomes
Gestão Democrática Escola; Aprendizagem; Clima Organizacional; Cultura Escolar ; Relações Interpessoais
title_short CHARACTERISTICS AND IMPORTANCE OF DEMOCRATIC MANAGEMENT IN SCHOOLS
title_full CHARACTERISTICS AND IMPORTANCE OF DEMOCRATIC MANAGEMENT IN SCHOOLS
title_fullStr CHARACTERISTICS AND IMPORTANCE OF DEMOCRATIC MANAGEMENT IN SCHOOLS
title_full_unstemmed CHARACTERISTICS AND IMPORTANCE OF DEMOCRATIC MANAGEMENT IN SCHOOLS
title_sort CHARACTERISTICS AND IMPORTANCE OF DEMOCRATIC MANAGEMENT IN SCHOOLS
author Nogueira , Laisa Gomes
author_facet Nogueira , Laisa Gomes
Lima , Silvia Cristina Fernandes
author_role author
author2 Lima , Silvia Cristina Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira , Laisa Gomes
Lima , Silvia Cristina Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Democrática Escola; Aprendizagem; Clima Organizacional; Cultura Escolar ; Relações Interpessoais
topic Gestão Democrática Escola; Aprendizagem; Clima Organizacional; Cultura Escolar ; Relações Interpessoais
description Introdução: A Gestão democrática está interligada com todos os aspectos do desenvolvimento de uma instituição escolar.  Suas características são voltadas para um clima organizacional que propicia reflexão e participação de toda a equipe escolar e comunidade nas tomadas de decisão e na elaboração do Projeto Político-pedagógico ressaltando, assim, a identidade e a cultura escolar. A gestão democrática é compreendida, então, como um processo político no qual as pessoas que atuam na/ sobre a escola identificam problemas, discutem, deliberem e planejem, de forma coletiva e participativa os direcionamentos da escola como um todo. Neste aspecto, o Gestor(a) escolar precisa assumir um papel de observador(a) e ouvinte, para direcionar e motivar sua equipe, construindo espaços formativos e de diálogos.  Objetivos: Identificar os aspectos da gestão democrática na escola, buscando observar as características e reflexos dessa ação no processo de ensino-aprendizagem; compreender a importância da interferência da gestão democrática na qualidade do clima organizacional da escola. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa, está acontecendo através de revisão bibliográfica, com abordagem expositora através de conteúdos científicos que discorrem sobre o tema e indexados na base de dados da SCIELO, GOOGLE ACADÊMICO e a revisão literária de livros.  Se trata de uma pesquisa que está em andamento com resultados parciais, utilizando-se como critério de busca as publicações entre 2001 a 2019. Como descritores para a busca do conteúdo foram usadas as expressões: Gestão democrática Escolar, Aprendizagem, Clima Organizacional, Relações Interpessoais Escolar. Considerações Finais: Diante deste estudo conclui-se que as escolas que adotam a gestão democrática como fio condutor de sua gestão priorizam as relações interpessoais, construindo um clima organizacional rico e ativo, legitimando a participação coletiva e a descentralização de suas ações. Essa postura promove melhor qualidade do ensino e consequentemente melhor rendimento dos alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/85
url https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/85
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/85/66
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Laisa Gomes Nogueira , Silvia Cristina Fernandes Lima
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Laisa Gomes Nogueira , Silvia Cristina Fernandes Lima
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
dc.source.none.fl_str_mv Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 29-29
Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 29-29
Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 29-29
2675-2999
reponame:Scientia Generalis
instname:Publicação independente
instacron:INDEP
instname_str Publicação independente
instacron_str INDEP
institution INDEP
reponame_str Scientia Generalis
collection Scientia Generalis
repository.name.fl_str_mv Scientia Generalis - Publicação independente
repository.mail.fl_str_mv editor@scientiageneralis.com.br
_version_ 1797042483903856640