CHILDHOOD EDUCATION AND THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE, UNVEILING LIMITS AND POSSIBILITIES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia Generalis |
Texto Completo: | https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/102 |
Resumo: | Introdução: Durante as últimas décadas a Educação Infantil tem ocupado espaço no cenário político e educacional, passando a fazer parte de diversos documentos oficiais que tratam dos aspectos pedagógicos, dentre esses a Bncc, (2017). A aprovação da Base Nacional Comum Curricular bem como sua implementação nos estados e municípios brasileiros trouxe novos desafios para a educação nacional gerando a necessidade de discussões e debates sobre o tema. Levando-se em conta o percurso histórico, político e as especificidades da educação infantil educacional consideramos ser importantes estudos e discussões sobre as implicações da BNCC para essa etapa educacional. Objetivos: Nesse trabalho temos por objetivo analisar os desdobramentos da Base Nacional Comum Curricular- Bncc para a Educação Infantil, buscando destacar avanços retrocessos em relação aos documentos oficiais que precederam a Bncc, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI- 1998),as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs-2009) e o P.N.E.2014. Metodologia: Conforme citado anteriormente esse trabalho limita-se à educação infantil, para consecução dos objetivos propostos utilizaremos a pesquisa bibliográfica com teóricos da área e a pesquisa documental. Inicialmente será apresentado um breve histórico da educação infantil de seus primórdios até a atualidade com base nos estudos contemporâneos sobre a infância. Considerações Finais: Sem a pretensão de esgotar o tema, mas com o intuito de trazer à tona elementos para a continuidade do debate, os estudos sinalizaram a ambiguidade do documento , uma vez que o mesmo apresenta avanços para a Educação Infantil, ao trazer a organização curricular e reiterar a importância do atendimento educacional nessa etapa, retrocede na questão da prática pedagógica ao assumir um caráter normativo e prescritivo. |
id |
INDEP-1_37f56fc70953414f0484182c4d849f24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/102 |
network_acronym_str |
INDEP-1 |
network_name_str |
Scientia Generalis |
repository_id_str |
|
spelling |
CHILDHOOD EDUCATION AND THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE, UNVEILING LIMITS AND POSSIBILITIESLA EDUCACIÓN INFANTIL Y LA BASE NACIONAL CURRICULAR COMÚN, DECLARANDO LÍMITES Y POSIBILIDADESEDUCAÇÃO INFANTIL E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, DESVENDANDO LIMITES E POSSIBILIDADESBase Nacional Comum Curricular (BNCC), educação infantil, currículo.Introdução: Durante as últimas décadas a Educação Infantil tem ocupado espaço no cenário político e educacional, passando a fazer parte de diversos documentos oficiais que tratam dos aspectos pedagógicos, dentre esses a Bncc, (2017). A aprovação da Base Nacional Comum Curricular bem como sua implementação nos estados e municípios brasileiros trouxe novos desafios para a educação nacional gerando a necessidade de discussões e debates sobre o tema. Levando-se em conta o percurso histórico, político e as especificidades da educação infantil educacional consideramos ser importantes estudos e discussões sobre as implicações da BNCC para essa etapa educacional. Objetivos: Nesse trabalho temos por objetivo analisar os desdobramentos da Base Nacional Comum Curricular- Bncc para a Educação Infantil, buscando destacar avanços retrocessos em relação aos documentos oficiais que precederam a Bncc, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI- 1998),as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs-2009) e o P.N.E.2014. Metodologia: Conforme citado anteriormente esse trabalho limita-se à educação infantil, para consecução dos objetivos propostos utilizaremos a pesquisa bibliográfica com teóricos da área e a pesquisa documental. Inicialmente será apresentado um breve histórico da educação infantil de seus primórdios até a atualidade com base nos estudos contemporâneos sobre a infância. Considerações Finais: Sem a pretensão de esgotar o tema, mas com o intuito de trazer à tona elementos para a continuidade do debate, os estudos sinalizaram a ambiguidade do documento , uma vez que o mesmo apresenta avanços para a Educação Infantil, ao trazer a organização curricular e reiterar a importância do atendimento educacional nessa etapa, retrocede na questão da prática pedagógica ao assumir um caráter normativo e prescritivo.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/102Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 44-44Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 44-44Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 44-442675-2999reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/102/80Copyright (c) 2021 Juliana Moreira Pacheco , Neusa Esméria Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPacheco , Juliana Moreira Silva, Neusa Esméria 2023-08-01T03:32:02Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/102Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32:02Scientia Generalis - Publicação independentefalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CHILDHOOD EDUCATION AND THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE, UNVEILING LIMITS AND POSSIBILITIES LA EDUCACIÓN INFANTIL Y LA BASE NACIONAL CURRICULAR COMÚN, DECLARANDO LÍMITES Y POSIBILIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, DESVENDANDO LIMITES E POSSIBILIDADES |
title |
CHILDHOOD EDUCATION AND THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE, UNVEILING LIMITS AND POSSIBILITIES |
spellingShingle |
CHILDHOOD EDUCATION AND THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE, UNVEILING LIMITS AND POSSIBILITIES Pacheco , Juliana Moreira Base Nacional Comum Curricular (BNCC), educação infantil, currículo. |
title_short |
CHILDHOOD EDUCATION AND THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE, UNVEILING LIMITS AND POSSIBILITIES |
title_full |
CHILDHOOD EDUCATION AND THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE, UNVEILING LIMITS AND POSSIBILITIES |
title_fullStr |
CHILDHOOD EDUCATION AND THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE, UNVEILING LIMITS AND POSSIBILITIES |
title_full_unstemmed |
CHILDHOOD EDUCATION AND THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE, UNVEILING LIMITS AND POSSIBILITIES |
title_sort |
CHILDHOOD EDUCATION AND THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASE, UNVEILING LIMITS AND POSSIBILITIES |
author |
Pacheco , Juliana Moreira |
author_facet |
Pacheco , Juliana Moreira Silva, Neusa Esméria |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Neusa Esméria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco , Juliana Moreira Silva, Neusa Esméria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), educação infantil, currículo. |
topic |
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), educação infantil, currículo. |
description |
Introdução: Durante as últimas décadas a Educação Infantil tem ocupado espaço no cenário político e educacional, passando a fazer parte de diversos documentos oficiais que tratam dos aspectos pedagógicos, dentre esses a Bncc, (2017). A aprovação da Base Nacional Comum Curricular bem como sua implementação nos estados e municípios brasileiros trouxe novos desafios para a educação nacional gerando a necessidade de discussões e debates sobre o tema. Levando-se em conta o percurso histórico, político e as especificidades da educação infantil educacional consideramos ser importantes estudos e discussões sobre as implicações da BNCC para essa etapa educacional. Objetivos: Nesse trabalho temos por objetivo analisar os desdobramentos da Base Nacional Comum Curricular- Bncc para a Educação Infantil, buscando destacar avanços retrocessos em relação aos documentos oficiais que precederam a Bncc, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI- 1998),as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs-2009) e o P.N.E.2014. Metodologia: Conforme citado anteriormente esse trabalho limita-se à educação infantil, para consecução dos objetivos propostos utilizaremos a pesquisa bibliográfica com teóricos da área e a pesquisa documental. Inicialmente será apresentado um breve histórico da educação infantil de seus primórdios até a atualidade com base nos estudos contemporâneos sobre a infância. Considerações Finais: Sem a pretensão de esgotar o tema, mas com o intuito de trazer à tona elementos para a continuidade do debate, os estudos sinalizaram a ambiguidade do documento , uma vez que o mesmo apresenta avanços para a Educação Infantil, ao trazer a organização curricular e reiterar a importância do atendimento educacional nessa etapa, retrocede na questão da prática pedagógica ao assumir um caráter normativo e prescritivo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/102 |
url |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/102/80 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Juliana Moreira Pacheco , Neusa Esméria Silva https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Juliana Moreira Pacheco , Neusa Esméria Silva https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis Scientia Generalis Scientia Generalis |
publisher.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis Scientia Generalis Scientia Generalis |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 44-44 Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 44-44 Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 44-44 2675-2999 reponame:Scientia Generalis instname:Publicação independente instacron:INDEP |
instname_str |
Publicação independente |
instacron_str |
INDEP |
institution |
INDEP |
reponame_str |
Scientia Generalis |
collection |
Scientia Generalis |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia Generalis - Publicação independente |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@scientiageneralis.com.br |
_version_ |
1797042483933216768 |