COMMON NATIONAL CURRICULAR BASE: : conceptions and implications for childhood education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15720 |
Resumo: | Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ano de 2017, muitas foram as discussões e análises tanto pelo modo como o documento foi finalizado quanto pelas alterações e modificações que o mesmo sofreu. A partir de uma análise documental e de entrevistas com consultoras da 1ª e 2ª versões da BNNC, esse artigo buscou compreender quais as concepções norteadoras na versão final da BNCC e quais as possíveis implicações para a Educação Infantil. Os resultados das análises apontam que o currículo para a Educação Infantil na versão final da BNCC tem como foco os objetivos de aprendizagem atrelados a lógica de educação por competências, o que rompe com a 1ª e 2ª versão da BNCC. Embora não seja possível avaliar ainda os desdobramentos da BNCC e do currículo no cotidiano das instituições de Educação Infantil, a formatação da versão final do documento, sua filiação conceitual, nos dão pistas de alguns impactos que poderão ocorrer na Educação Infantil, entre os quais destacamos: a possibilidade de os Campos de Experiência serem tomados como disciplina, de o currículo ser concebido enquanto documento prescritivo, da centralidade no processo de aquisição da linguagem escrita e indícios da implementação de avaliação em larga escala para esta etapa. Destacamos que esses impactos estão em desencontro com o que defendemos e pensamos como um currículo adequado para a Educação Infantil. |
id |
UFMA-5_c58b7d026be97e0f1c15013ecc263982 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15720 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COMMON NATIONAL CURRICULAR BASE: : conceptions and implications for childhood educationBASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: : concepções e implicações para a educação infantilPolíticas públicas para Educação InfantilCurrículoBase Nacional Comum Curricular.BNCCCom a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ano de 2017, muitas foram as discussões e análises tanto pelo modo como o documento foi finalizado quanto pelas alterações e modificações que o mesmo sofreu. A partir de uma análise documental e de entrevistas com consultoras da 1ª e 2ª versões da BNNC, esse artigo buscou compreender quais as concepções norteadoras na versão final da BNCC e quais as possíveis implicações para a Educação Infantil. Os resultados das análises apontam que o currículo para a Educação Infantil na versão final da BNCC tem como foco os objetivos de aprendizagem atrelados a lógica de educação por competências, o que rompe com a 1ª e 2ª versão da BNCC. Embora não seja possível avaliar ainda os desdobramentos da BNCC e do currículo no cotidiano das instituições de Educação Infantil, a formatação da versão final do documento, sua filiação conceitual, nos dão pistas de alguns impactos que poderão ocorrer na Educação Infantil, entre os quais destacamos: a possibilidade de os Campos de Experiência serem tomados como disciplina, de o currículo ser concebido enquanto documento prescritivo, da centralidade no processo de aquisição da linguagem escrita e indícios da implementação de avaliação em larga escala para esta etapa. Destacamos que esses impactos estão em desencontro com o que defendemos e pensamos como um currículo adequado para a Educação Infantil.With the approval of the National Common Curricular Base (BNCC) in 2017, there were many discussions and analyzes, both for the way the document was finalized and for the changes and modifications itunderwent. Based on a documentary analysis and interviews with consultants from the 1st and 2nd versions of BNNC, this article sought to understand the guiding concepts in the final version of the BNCC and what are the possible implications for Early Childhood Education. The results of the analyzes show that the curriculum for Early Childhood Education in the final version of the BNCC focuses on the learning objectives linked to the logic of education by skills, which breaks with the 1st and 2nd version of the BNCC. Although it is not possibleto evaluate the developments of the BNCC and the curriculum in the daily life of early childhood education institutions, the formatting of the final version of the document, its conceptual affiliation, gives us clues to some impacts that may occur in early childhood education, among which we highlight : the possibility of the Fields of Experience being taken as a discipline, of the curriculum being conceived as a prescriptive document, ofthe centrality in the process of acquiring written language and evidence of the implementation of large-scale assessment for this stage. We emphasize that these impacts are at odds with what we defend and think of as an appropriate curriculum for early childhood education.Universidade Federal do Maranhão2023-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1572010.18764/2178-2229v30n1.2023.5Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 1, jan./mar. 2023; 109-1392178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15720/12043Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFagundes, Vanessa GiovanellaCampos, RosaniaSasson, Melissa Daiane Hans2023-11-15T21:52:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15720Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:15.639152Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMMON NATIONAL CURRICULAR BASE: : conceptions and implications for childhood education BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: : concepções e implicações para a educação infantil |
title |
COMMON NATIONAL CURRICULAR BASE: : conceptions and implications for childhood education |
spellingShingle |
COMMON NATIONAL CURRICULAR BASE: : conceptions and implications for childhood education Fagundes, Vanessa Giovanella Políticas públicas para Educação Infantil Currículo Base Nacional Comum Curricular. BNCC |
title_short |
COMMON NATIONAL CURRICULAR BASE: : conceptions and implications for childhood education |
title_full |
COMMON NATIONAL CURRICULAR BASE: : conceptions and implications for childhood education |
title_fullStr |
COMMON NATIONAL CURRICULAR BASE: : conceptions and implications for childhood education |
title_full_unstemmed |
COMMON NATIONAL CURRICULAR BASE: : conceptions and implications for childhood education |
title_sort |
COMMON NATIONAL CURRICULAR BASE: : conceptions and implications for childhood education |
author |
Fagundes, Vanessa Giovanella |
author_facet |
Fagundes, Vanessa Giovanella Campos, Rosania Sasson, Melissa Daiane Hans |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Rosania Sasson, Melissa Daiane Hans |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fagundes, Vanessa Giovanella Campos, Rosania Sasson, Melissa Daiane Hans |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas públicas para Educação Infantil Currículo Base Nacional Comum Curricular. BNCC |
topic |
Políticas públicas para Educação Infantil Currículo Base Nacional Comum Curricular. BNCC |
description |
Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ano de 2017, muitas foram as discussões e análises tanto pelo modo como o documento foi finalizado quanto pelas alterações e modificações que o mesmo sofreu. A partir de uma análise documental e de entrevistas com consultoras da 1ª e 2ª versões da BNNC, esse artigo buscou compreender quais as concepções norteadoras na versão final da BNCC e quais as possíveis implicações para a Educação Infantil. Os resultados das análises apontam que o currículo para a Educação Infantil na versão final da BNCC tem como foco os objetivos de aprendizagem atrelados a lógica de educação por competências, o que rompe com a 1ª e 2ª versão da BNCC. Embora não seja possível avaliar ainda os desdobramentos da BNCC e do currículo no cotidiano das instituições de Educação Infantil, a formatação da versão final do documento, sua filiação conceitual, nos dão pistas de alguns impactos que poderão ocorrer na Educação Infantil, entre os quais destacamos: a possibilidade de os Campos de Experiência serem tomados como disciplina, de o currículo ser concebido enquanto documento prescritivo, da centralidade no processo de aquisição da linguagem escrita e indícios da implementação de avaliação em larga escala para esta etapa. Destacamos que esses impactos estão em desencontro com o que defendemos e pensamos como um currículo adequado para a Educação Infantil. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15720 10.18764/2178-2229v30n1.2023.5 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15720 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229v30n1.2023.5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15720/12043 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 1, jan./mar. 2023; 109-139 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874881118011392 |