INCLUSION AND SPECIAL EDUCATION: the role of the support teacher
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia Generalis |
Texto Completo: | https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/61 |
Resumo: | Introdução: Quando falamos de inclusão, provavelmente lembramos do ato de incluir-se em algum lugar ou meio social, mas e quando falamos sobre inclusão escolar? Será que é apenas incluir o aluno com necessidades especiais em uma determinada escola? A inclusão escolar vai muito além disso. Antes de receber um aluno, é de extrema importância que a escola esteja propícia a recebe-los, pois existem determinadas deficiências que precisa de adaptações importantes para que o aluno possa obter melhor aprendizado. Não basta apenas colocar a criança ou adolescente dentro da sala, este ato seria apenas integrar o aluno e não incluir. Além de materiais, adaptações importantes para obter resultados significativos, faz-se necessário a presença de um profissional apoio ao lado para acompanhar de perto o desenvolvimento do aluno. Deste modo, é importante verificar se as instituições de ensino pública e privadas estão realmente preparadas para a inclusão, se a estrutura, materiais necessários a serem disponibilizados para os professores e profissionais especializados para atender os alunos. Objetivos: compreender o papel do professor apoio dentro do âmbito escolar; evidenciar os benefícios e desafios na efetivação deste serviço conforme estabelecido na legislação. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com análise através da análise de livros, legislação, artigos científicos de autores e pesquisadores do tema da inclusão e educação especial. Considerações Finais: No que se refere aos alunos com necessidades especiais a educação especial torna –se um serviço essencial para os alunos com deficiências físicas e intelectuais, bem como alunos com transtornos globais. Neste aspecto, o professor-apoio é de extrema importância para o aluno com dificuldade de aprendizado, limitações físicas ou cognitivas no meio escolar. Contudo, a partir do estudo realizado percebe-se que nem sempre o que está colocado na legislação é atendido de forma efetiva nas escolas, como por exemplo, a contração de estagiários para desempenhar a função de professor apoio, outro ponto seria o fato de muitos alunos que precisam deste serviço e não conseguem. O que revela um grande desafio para a efetivação da inclusão no âmbito escolar. |
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INCLUSION AND SPECIAL EDUCATION: the role of the support teacherINCLUSIÓN Y EDUCACIÓN ESPECIAL: el papel del profesor de apoyoINCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: o papel do professor apoioInclusão; Educação Especial; Professor apoioIntrodução: Quando falamos de inclusão, provavelmente lembramos do ato de incluir-se em algum lugar ou meio social, mas e quando falamos sobre inclusão escolar? Será que é apenas incluir o aluno com necessidades especiais em uma determinada escola? A inclusão escolar vai muito além disso. Antes de receber um aluno, é de extrema importância que a escola esteja propícia a recebe-los, pois existem determinadas deficiências que precisa de adaptações importantes para que o aluno possa obter melhor aprendizado. Não basta apenas colocar a criança ou adolescente dentro da sala, este ato seria apenas integrar o aluno e não incluir. Além de materiais, adaptações importantes para obter resultados significativos, faz-se necessário a presença de um profissional apoio ao lado para acompanhar de perto o desenvolvimento do aluno. Deste modo, é importante verificar se as instituições de ensino pública e privadas estão realmente preparadas para a inclusão, se a estrutura, materiais necessários a serem disponibilizados para os professores e profissionais especializados para atender os alunos. Objetivos: compreender o papel do professor apoio dentro do âmbito escolar; evidenciar os benefícios e desafios na efetivação deste serviço conforme estabelecido na legislação. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com análise através da análise de livros, legislação, artigos científicos de autores e pesquisadores do tema da inclusão e educação especial. Considerações Finais: No que se refere aos alunos com necessidades especiais a educação especial torna –se um serviço essencial para os alunos com deficiências físicas e intelectuais, bem como alunos com transtornos globais. Neste aspecto, o professor-apoio é de extrema importância para o aluno com dificuldade de aprendizado, limitações físicas ou cognitivas no meio escolar. Contudo, a partir do estudo realizado percebe-se que nem sempre o que está colocado na legislação é atendido de forma efetiva nas escolas, como por exemplo, a contração de estagiários para desempenhar a função de professor apoio, outro ponto seria o fato de muitos alunos que precisam deste serviço e não conseguem. O que revela um grande desafio para a efetivação da inclusão no âmbito escolar.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/61Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 6-6Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 6-6Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 6-62675-2999reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/61/44Copyright (c) 2021 Bárbarah Bianca de Faria Medeiros , Silvia Cristina Fernandes Lima https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros , Bárbarah Bianca de Faria Lima , Silvia Cristina Fernandes 2023-08-01T03:32:00Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/61Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32Scientia Generalis - Publicação independentefalse |
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Introdução: Quando falamos de inclusão, provavelmente lembramos do ato de incluir-se em algum lugar ou meio social, mas e quando falamos sobre inclusão escolar? Será que é apenas incluir o aluno com necessidades especiais em uma determinada escola? A inclusão escolar vai muito além disso. Antes de receber um aluno, é de extrema importância que a escola esteja propícia a recebe-los, pois existem determinadas deficiências que precisa de adaptações importantes para que o aluno possa obter melhor aprendizado. Não basta apenas colocar a criança ou adolescente dentro da sala, este ato seria apenas integrar o aluno e não incluir. Além de materiais, adaptações importantes para obter resultados significativos, faz-se necessário a presença de um profissional apoio ao lado para acompanhar de perto o desenvolvimento do aluno. Deste modo, é importante verificar se as instituições de ensino pública e privadas estão realmente preparadas para a inclusão, se a estrutura, materiais necessários a serem disponibilizados para os professores e profissionais especializados para atender os alunos. Objetivos: compreender o papel do professor apoio dentro do âmbito escolar; evidenciar os benefícios e desafios na efetivação deste serviço conforme estabelecido na legislação. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com análise através da análise de livros, legislação, artigos científicos de autores e pesquisadores do tema da inclusão e educação especial. Considerações Finais: No que se refere aos alunos com necessidades especiais a educação especial torna –se um serviço essencial para os alunos com deficiências físicas e intelectuais, bem como alunos com transtornos globais. Neste aspecto, o professor-apoio é de extrema importância para o aluno com dificuldade de aprendizado, limitações físicas ou cognitivas no meio escolar. Contudo, a partir do estudo realizado percebe-se que nem sempre o que está colocado na legislação é atendido de forma efetiva nas escolas, como por exemplo, a contração de estagiários para desempenhar a função de professor apoio, outro ponto seria o fato de muitos alunos que precisam deste serviço e não conseguem. O que revela um grande desafio para a efetivação da inclusão no âmbito escolar. |
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