AS ATRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL APOIO DIANTE À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia Generalis |
Texto Completo: | https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/339 |
Resumo: | Introdução: Sabe-se que todo cidadão tem o direito básico de acesso à educação. E essa educação deve ofertar a inclusão escolar. Legalmente, a inclusão escolar está amparada pela Lei Brasileira de Inclusão,que entrou em vigor em 2016. Ela é a adaptação da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU à legislação brasileira e trata da acessibilidade e da inclusão em diferentes aspectos da sociedade. Porém, é importante destacar que ainda é um desafio desenvolver a inclusão escolar e dispor de recursos para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais.Portanto, pretendeu-se com este estudo esclarecer os questionamentos sobre a presença do profissional de apoio no acompanhamento dos alunos com deficiência e ou necessidades especiais. Trata-se de um tema bastante complexo, uma vez que envolve a comunidade escolar e o poder público. Desse modo, este estudo justifica-se ao demonstrar que há uma demanda ascendente pelos profissionais no campo da educação inclusiva, porém esses profissionais são colocados em sala de aula sem o mínimo de formação específica, e sem ao menos saber qual a sua função de fato Objetivo: Evidenciar a real função do profissional apoio ,refletir sobre a educação especial e sobre a inclusão escolar a partir das legislações específicas. Metodologia: Para realizar essa empreitada, foi realizado um estudo bibliográfico, com consultas feitas nas plataformas de Scielo, Google acadêmico, banco de teses e dissertações da capes e nas legislações brasileiras. Além disso, foram consultados livros e estudos específicos da área de educação inclusive Considerações; Concebeu-se que o desenvolvimento do trabalho foi de intensa relevância , pois propiciou uma análise reflexiva sobre a proposta da política nacional, especificamente em relação à oferta do profissional de apoio para atuar na sala comum, não considerando o apoio às atividades de cunho pedagógico, mas sim o auxílio à questão dos cuidados pessoais. Como se nota, é um tema atual e complexo que necessita de mais estudos e pesquisas. Porém é necessário pontuar que a presença do profissional de apoio no sistema de ensino é uma tática considerável na trajetória em prol da concretização do processo de inclusão escolar, pois é esse profissional que oferecerá aos alunos com deficiência física, que apresentam severos comprometimentos motores, condições de admissão, de permanência e de participação no ambiente escolar comum. |
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