Educação inclusiva ⎯ história, teoria, prática e desafios de operacionalização de uma equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (EMAEI) no âmbito do ensino à distância (E@D) em tempo de pandemia COVID–19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48472 |
Resumo: | Educação Inclusiva ⎯ História, Teoria, Prática e Desafios de Operacionalização de uma Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) no Âmbito do Ensino à Distância (E@D) em Tempo de Pandemia COVID–19 Resumo. Esta dissertação centra a sua discussão no assunto da educação inclusiva. Firmada em pressupostos ontológicos subjetivos e em pressupostos epistemológicos qualitativos/interpretativos, o estudo começa por dedicar atenção à história, à teoria, à legislação e ao enquadramento global da educação inclusiva, após o que se segue a narração e a explicação de um estudo de caso descritivo. Este estudo de caso realizou-se numa instituição escolar portuguesa com contrato de associação com o Estado e objetivou descrever e compreender o impacto, na mobilização das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão (MSAI), do recurso à modalidade de Ensino à Distância (E@D), originado pela pandemia COVID-19. Em complemento, também se procurou compreender de que forma as MSAI promovidas pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) desse estabelecimento escolar foram mobilizadas em tempos E@D no contexto da pandemia COVID-19. Para a recolha de dados, foram utilizados os seguintes métodos: análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas com registo áudio (estas analisadas de acordo com a abordagem análise de conteúdo). Com base nos métodos de geração de informação precedentes, foi possível concluir, de um ponto de vista global, que as MSAI foram asseguradas de forma cabal, que a sua operacionalização foi efetuada maioritariamente com recurso à plataforma Microsoft Teams e que a EMAEI conseguiu fazer isto de uma forma célere, eficaz e em linha com os princípios estabelecidos a legislação-chave da inclusão em Portugal, o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. |
id |
RCAP_df0057640a6232340ab831323b3180c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48472 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação inclusiva ⎯ história, teoria, prática e desafios de operacionalização de uma equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (EMAEI) no âmbito do ensino à distância (E@D) em tempo de pandemia COVID–19COVID-19Educação InclusivaEnsino à DistânciaEquipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI)Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão (MSAI)Educação Inclusiva ⎯ História, Teoria, Prática e Desafios de Operacionalização de uma Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) no Âmbito do Ensino à Distância (E@D) em Tempo de Pandemia COVID–19 Resumo. Esta dissertação centra a sua discussão no assunto da educação inclusiva. Firmada em pressupostos ontológicos subjetivos e em pressupostos epistemológicos qualitativos/interpretativos, o estudo começa por dedicar atenção à história, à teoria, à legislação e ao enquadramento global da educação inclusiva, após o que se segue a narração e a explicação de um estudo de caso descritivo. Este estudo de caso realizou-se numa instituição escolar portuguesa com contrato de associação com o Estado e objetivou descrever e compreender o impacto, na mobilização das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão (MSAI), do recurso à modalidade de Ensino à Distância (E@D), originado pela pandemia COVID-19. Em complemento, também se procurou compreender de que forma as MSAI promovidas pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) desse estabelecimento escolar foram mobilizadas em tempos E@D no contexto da pandemia COVID-19. Para a recolha de dados, foram utilizados os seguintes métodos: análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas com registo áudio (estas analisadas de acordo com a abordagem análise de conteúdo). Com base nos métodos de geração de informação precedentes, foi possível concluir, de um ponto de vista global, que as MSAI foram asseguradas de forma cabal, que a sua operacionalização foi efetuada maioritariamente com recurso à plataforma Microsoft Teams e que a EMAEI conseguiu fazer isto de uma forma célere, eficaz e em linha com os princípios estabelecidos a legislação-chave da inclusão em Portugal, o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho.Borges, Isabel Cristina Neves, 1970-Repositório ComumRibeiro, Susana Margarida da Fonseca2023-12-13T13:39:30Z2024-09-25T00:00:00Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48472TID:203419480porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-14T02:15:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48472Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:42:29.273877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva ⎯ história, teoria, prática e desafios de operacionalização de uma equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (EMAEI) no âmbito do ensino à distância (E@D) em tempo de pandemia COVID–19 |
title |
Educação inclusiva ⎯ história, teoria, prática e desafios de operacionalização de uma equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (EMAEI) no âmbito do ensino à distância (E@D) em tempo de pandemia COVID–19 |
spellingShingle |
Educação inclusiva ⎯ história, teoria, prática e desafios de operacionalização de uma equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (EMAEI) no âmbito do ensino à distância (E@D) em tempo de pandemia COVID–19 Ribeiro, Susana Margarida da Fonseca COVID-19 Educação Inclusiva Ensino à Distância Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão (MSAI) |
title_short |
Educação inclusiva ⎯ história, teoria, prática e desafios de operacionalização de uma equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (EMAEI) no âmbito do ensino à distância (E@D) em tempo de pandemia COVID–19 |
title_full |
Educação inclusiva ⎯ história, teoria, prática e desafios de operacionalização de uma equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (EMAEI) no âmbito do ensino à distância (E@D) em tempo de pandemia COVID–19 |
title_fullStr |
Educação inclusiva ⎯ história, teoria, prática e desafios de operacionalização de uma equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (EMAEI) no âmbito do ensino à distância (E@D) em tempo de pandemia COVID–19 |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva ⎯ história, teoria, prática e desafios de operacionalização de uma equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (EMAEI) no âmbito do ensino à distância (E@D) em tempo de pandemia COVID–19 |
title_sort |
Educação inclusiva ⎯ história, teoria, prática e desafios de operacionalização de uma equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (EMAEI) no âmbito do ensino à distância (E@D) em tempo de pandemia COVID–19 |
author |
Ribeiro, Susana Margarida da Fonseca |
author_facet |
Ribeiro, Susana Margarida da Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borges, Isabel Cristina Neves, 1970- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Susana Margarida da Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COVID-19 Educação Inclusiva Ensino à Distância Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão (MSAI) |
topic |
COVID-19 Educação Inclusiva Ensino à Distância Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão (MSAI) |
description |
Educação Inclusiva ⎯ História, Teoria, Prática e Desafios de Operacionalização de uma Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) no Âmbito do Ensino à Distância (E@D) em Tempo de Pandemia COVID–19 Resumo. Esta dissertação centra a sua discussão no assunto da educação inclusiva. Firmada em pressupostos ontológicos subjetivos e em pressupostos epistemológicos qualitativos/interpretativos, o estudo começa por dedicar atenção à história, à teoria, à legislação e ao enquadramento global da educação inclusiva, após o que se segue a narração e a explicação de um estudo de caso descritivo. Este estudo de caso realizou-se numa instituição escolar portuguesa com contrato de associação com o Estado e objetivou descrever e compreender o impacto, na mobilização das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão (MSAI), do recurso à modalidade de Ensino à Distância (E@D), originado pela pandemia COVID-19. Em complemento, também se procurou compreender de que forma as MSAI promovidas pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) desse estabelecimento escolar foram mobilizadas em tempos E@D no contexto da pandemia COVID-19. Para a recolha de dados, foram utilizados os seguintes métodos: análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas com registo áudio (estas analisadas de acordo com a abordagem análise de conteúdo). Com base nos métodos de geração de informação precedentes, foi possível concluir, de um ponto de vista global, que as MSAI foram asseguradas de forma cabal, que a sua operacionalização foi efetuada maioritariamente com recurso à plataforma Microsoft Teams e que a EMAEI conseguiu fazer isto de uma forma célere, eficaz e em linha com os princípios estabelecidos a legislação-chave da inclusão em Portugal, o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-13T13:39:30Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-09-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/48472 TID:203419480 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/48472 |
identifier_str_mv |
TID:203419480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136325735022592 |