Educação inclusiva ⎯ história, teoria, prática e desafios de operacionalização de uma equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (EMAEI) no âmbito do ensino à distância (E@D) em tempo de pandemia COVID–19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Susana Margarida da Fonseca
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48472
Resumo: Educação Inclusiva ⎯ História, Teoria, Prática e Desafios de Operacionalização de uma Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) no Âmbito do Ensino à Distância (E@D) em Tempo de Pandemia COVID–19 Resumo. Esta dissertação centra a sua discussão no assunto da educação inclusiva. Firmada em pressupostos ontológicos subjetivos e em pressupostos epistemológicos qualitativos/interpretativos, o estudo começa por dedicar atenção à história, à teoria, à legislação e ao enquadramento global da educação inclusiva, após o que se segue a narração e a explicação de um estudo de caso descritivo. Este estudo de caso realizou-se numa instituição escolar portuguesa com contrato de associação com o Estado e objetivou descrever e compreender o impacto, na mobilização das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão (MSAI), do recurso à modalidade de Ensino à Distância (E@D), originado pela pandemia COVID-19. Em complemento, também se procurou compreender de que forma as MSAI promovidas pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) desse estabelecimento escolar foram mobilizadas em tempos E@D no contexto da pandemia COVID-19. Para a recolha de dados, foram utilizados os seguintes métodos: análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas com registo áudio (estas analisadas de acordo com a abordagem análise de conteúdo). Com base nos métodos de geração de informação precedentes, foi possível concluir, de um ponto de vista global, que as MSAI foram asseguradas de forma cabal, que a sua operacionalização foi efetuada maioritariamente com recurso à plataforma Microsoft Teams e que a EMAEI conseguiu fazer isto de uma forma célere, eficaz e em linha com os princípios estabelecidos a legislação-chave da inclusão em Portugal, o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho.
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