PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE OS COMPORTAMENTOS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma discussão em relação aos sinais do transtorno disruptivo, do controle de impulsos e da conduta
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia Generalis |
Texto Completo: | https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/548 |
Resumo: | O TDCIC é um problema significativo de saúde mental em crianças e adolescentes em todo o mundo, com prevalência global de aproximadamente 3,2% entre crianças e adolescentes. Comportamentos disfuncionais em crianças são frequentemente manifestos no ambiente escolar e podem estar associados ao TDCIC, causando grave interferência no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa tem como objetivo identificar a prevalência de indicadores diagnósticos do Transtorno Disruptivo do Controle de Impulsos e da Conduta (TDCIC) em estudantes do ensino fundamental da rede pública de ensino de Patos de Minas - MG. Para coleta de dados, foi disponibilizado um questionário online aos professores da rede pública do município, a fim de registrarem suas observações sobre o comportamento atualmente apresentado pelas crianças do ensino fundamental. A pesquisa busca contribuir para um melhor entendimento da relação entre o TDCIC e o ambiente escolar, bem como para o desenvolvimento de estratégias eficazes de intervenção. A análise dos docentes participantes desse estudo revela indicadores preocupantes de comportamentos desadaptativos entre os discentes, indicando a possível presença do Transtorno de Conduta. Os resultados evidenciam manifestações de transtornos disruptivos, tais como humor raivoso, impulsividade e desafios à autoridade, os quais apresentam barreiras significativas para os educadores. Os desafios enfrentados não apenas complicam a dinâmica pedagógica, mas também têm o potencial de gerar angústia psicológica nos professores. Diante disso, a implicação subjacente aponta para a necessidade de implementação de medidas e estratégias voltadas para a compreensão e abordagem das necessidades emocionais e comportamentais desses estudantes. Tal abordagem pode incluir disciplinas pedagógicas específicas, suporte psicológico especializado, aprimoramento de programas de desenvolvimento social e emocional, além de uma colaboração estreita com as famílias. |
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PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE OS COMPORTAMENTOS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma discussão em relação aos sinais do transtorno disruptivo, do controle de impulsos e da condutaTEACHERS' PERCEPTIONS OF ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS' BEHAVIORS: a discussion in relation to the signs of conduct disorderPERCEPCIONES DE LOS PROFESORES SOBRE LAS CONDUCTAS DE LOS ESTUDIANTES DE PRIMARIA: una discusión en relación con los signos del trastorno de conductaviolencia en las escuelastrastorno de conductatrastorno de oposición desafianteviolence in schoolsconduct disorderoppositional defiant disorderviolências nas escolastranstorno de condutatranstorno opositor desafiadorO TDCIC é um problema significativo de saúde mental em crianças e adolescentes em todo o mundo, com prevalência global de aproximadamente 3,2% entre crianças e adolescentes. Comportamentos disfuncionais em crianças são frequentemente manifestos no ambiente escolar e podem estar associados ao TDCIC, causando grave interferência no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa tem como objetivo identificar a prevalência de indicadores diagnósticos do Transtorno Disruptivo do Controle de Impulsos e da Conduta (TDCIC) em estudantes do ensino fundamental da rede pública de ensino de Patos de Minas - MG. Para coleta de dados, foi disponibilizado um questionário online aos professores da rede pública do município, a fim de registrarem suas observações sobre o comportamento atualmente apresentado pelas crianças do ensino fundamental. A pesquisa busca contribuir para um melhor entendimento da relação entre o TDCIC e o ambiente escolar, bem como para o desenvolvimento de estratégias eficazes de intervenção. A análise dos docentes participantes desse estudo revela indicadores preocupantes de comportamentos desadaptativos entre os discentes, indicando a possível presença do Transtorno de Conduta. Os resultados evidenciam manifestações de transtornos disruptivos, tais como humor raivoso, impulsividade e desafios à autoridade, os quais apresentam barreiras significativas para os educadores. Os desafios enfrentados não apenas complicam a dinâmica pedagógica, mas também têm o potencial de gerar angústia psicológica nos professores. Diante disso, a implicação subjacente aponta para a necessidade de implementação de medidas e estratégias voltadas para a compreensão e abordagem das necessidades emocionais e comportamentais desses estudantes. Tal abordagem pode incluir disciplinas pedagógicas específicas, suporte psicológico especializado, aprimoramento de programas de desenvolvimento social e emocional, além de uma colaboração estreita com as famílias.CIDD is a significant mental health problem in children and adolescents worldwide, with a global prevalence of approximately 3.2% among children and adolescents. Dysfunctional behaviors in children are frequently manifested in the school environment and may be associated with CIDD, causing serious interference in the teaching and learning process. The research aims to identify the prevalence of diagnostic indicators of Disruptive Impulse Control and Conduct Disorder (DICTD) in elementary school students in the public school system of Patos de Minas - MG. For data collection, an online questionnaire was made available to public school teachers in the municipality, in order to record their observations about the behavior currently displayed by elementary school children. The research seeks to contribute to a better understanding of the relationship between TDCIC and the school environment, as well as to the development of effective intervention strategies. The analysis of the teachers participating in this study reveals worrying indicators of maladaptive behaviors among students, indicating the possible presence of Conduct Disorder. The results highlight manifestations of disruptive disorders, such as angry mood, impulsivity and challenges to authority, which present significant barriers for educators. The challenges faced not only complicate the pedagogical dynamics, but also have the potential to generate psychological distress in teachers. Given this, the underlying implication points to the need to implement measures and strategies aimed at understanding and addressing the emotional and behavioral needs of these students. Such an approach may include specific pedagogical disciplines, specialized psychological support, improvement of social and emotional development programs, as well as close collaboration with families.El CIDD es un importante problema de salud mental en niños y adolescentes en todo el mundo, con una prevalencia global de aproximadamente el 3,2% entre niños y adolescenteS. las conductas disfuncionales en los niños se manifiestan frecuentemente en el ambiente escolar y pueden estar asociadas con el TDIC, provocando graves interferencias en el proceso de enseñanza y aprendizaje. La investigación tiene como objetivo identificar la prevalencia de indicadores diagnósticos del Trastorno de Conducta y Control de Impulsos Disruptivos (DICTD) en estudiantes de educación básica del sistema escolar público de Patos de Minas - MG. Para la recolección de datos se puso a disposición de los docentes de escuelas públicas del municipio un cuestionario en línea, con el fin de registrar sus observaciones sobre el comportamiento que exhiben actualmente los niños de la escuela primaria. La investigación busca contribuir a una mejor comprensión de la relación entre TDCIC y el entorno escolar, así como al desarrollo de estrategias de intervención efectivas. El análisis de los docentes participantes en este estudio revela preocupantes indicadores de conductas desadaptativas entre los estudiantes, indicando la posible presencia de Trastorno de Conducta. Los resultados destacan manifestaciones de trastornos disruptivos, como el estado de ánimo enojado, la impulsividad y los desafíos a la autoridad, que presentan barreras importantes para los educadoreS. los desafíos enfrentados no sólo complican la dinámica pedagógica, sino que también tienen el potencial de generar malestar psicológico en los docentes. Ante esto, la implicación subyacente apunta a la necesidad de implementar medidas y estrategias encaminadas a comprender y abordar las necesidades emocionales y conductuales de estos estudiantes. Este enfoque puede incluir disciplinas pedagógicas específicas, apoyo psicológico especializado, mejora de los programas de desarrollo social y emocional, así como una estrecha colaboración con las familias.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2023-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/54810.22289/sg.V4N2A4327363/v4n2a43Scientia Generalis; v. 4 n. 2 (2023); 491-502Scientia Generalis; Vol. 4 No. 2 (2023); 491-502Scientia Generalis; Vol. 4 Núm. 2 (2023); 491-5022675-299910.22289/sg.V4N227363/v4n2reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/548/421Copyright (c) 2023 Sthéfane Mendes da Silva, Deivid de Oliveira, Gilmar Antoniassi Juniorhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes da Silva, Sthéfanede Oliveira, DeividAntoniassi Junior, Gilmar2023-11-21T02:58:41Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/548Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-11-21T02:58:41Scientia Generalis - Publicação independentefalse |
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