UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS: DOURADO E ÁBACO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniely Cristina do Couto Gomes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Eremita Marques Nogueira Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia Generalis
Texto Completo: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/309
Resumo: Introdução: O presente trabalho tem como tema: “Utilização de materiais manipuláveis: dourado e ábaco como recursos pedagógicos no ensino das operações matemáticas ”. Sob a perspectiva de que a matemática é considerada difícil pela maioria dos alunos, esses, em sua maioria, apresentam proficiências em resolver situações-problema envolvendo números. Sendo assim, os materiais manipuláveis como material dourado e ábaco são facilitadores no processo ensino-aprendizagem, além de tornar as aulas criativas, produtivas e dinâmicas, podendo despertar maior interesse e participação dos alunos na resolução de atividades. Uma vez que, as metodologias para o ensino de matemática são variadas, cabendo ao professor propor novas técnicas de resolução para que haja maior horizontalização do processo de ensino da matemática.  Objetivo: Trabalhar com esses recursos para facilitar a compreensão do sistema de numeração decimal e resolução dos algoritmos da adição e subtração. Metodologia: A Metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa  e realizada em diversas plataformas de pesquisa científica como: Scielo, Bireme, Lilacs e MEC. Considerações Finais : Por meio dos estudos realizados podemos concluir a importância dos materiais manipuláveis, não apenas para a compreensão do sistema de numeração decimal e resolução de algoritmos fundamentais, mas também, para a disciplina em sua plenitude, uma vez que é notável a percepção de discrepância quando é feito o uso desse tipo de material, no que tange a criação de novas percepções sobre a matéria e a relação aluno-professor, criando assim uma aprendizagem horizontal e significativa.
id INDEP-1_d7de2389a4b3ee821f3c7341771d9fdc
oai_identifier_str oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/309
network_acronym_str INDEP-1
network_name_str Scientia Generalis
repository_id_str
spelling UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS: DOURADO E ÁBACO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICASaprendizagem significativaensinometodologiarecursos didáticosIntrodução: O presente trabalho tem como tema: “Utilização de materiais manipuláveis: dourado e ábaco como recursos pedagógicos no ensino das operações matemáticas ”. Sob a perspectiva de que a matemática é considerada difícil pela maioria dos alunos, esses, em sua maioria, apresentam proficiências em resolver situações-problema envolvendo números. Sendo assim, os materiais manipuláveis como material dourado e ábaco são facilitadores no processo ensino-aprendizagem, além de tornar as aulas criativas, produtivas e dinâmicas, podendo despertar maior interesse e participação dos alunos na resolução de atividades. Uma vez que, as metodologias para o ensino de matemática são variadas, cabendo ao professor propor novas técnicas de resolução para que haja maior horizontalização do processo de ensino da matemática.  Objetivo: Trabalhar com esses recursos para facilitar a compreensão do sistema de numeração decimal e resolução dos algoritmos da adição e subtração. Metodologia: A Metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa  e realizada em diversas plataformas de pesquisa científica como: Scielo, Bireme, Lilacs e MEC. Considerações Finais : Por meio dos estudos realizados podemos concluir a importância dos materiais manipuláveis, não apenas para a compreensão do sistema de numeração decimal e resolução de algoritmos fundamentais, mas também, para a disciplina em sua plenitude, uma vez que é notável a percepção de discrepância quando é feito o uso desse tipo de material, no que tange a criação de novas percepções sobre a matéria e a relação aluno-professor, criando assim uma aprendizagem horizontal e significativa.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2022-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/309Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 67-67Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 67-67Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 67-672675-299927363//v2S1reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/309/236Copyright (c) 2022 Daniely Cristina do Couto Gomes , Eremita Marques Nogueira Barbosa https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDaniely Cristina do Couto Gomes Eremita Marques Nogueira Barbosa 2023-08-01T03:32:11Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/309Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32:11Scientia Generalis - Publicação independentefalse
dc.title.none.fl_str_mv UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS: DOURADO E ÁBACO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS
title UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS: DOURADO E ÁBACO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS
spellingShingle UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS: DOURADO E ÁBACO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS
Daniely Cristina do Couto Gomes
aprendizagem significativa
ensino
metodologia
recursos didáticos
title_short UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS: DOURADO E ÁBACO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS
title_full UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS: DOURADO E ÁBACO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS
title_fullStr UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS: DOURADO E ÁBACO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS
title_full_unstemmed UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS: DOURADO E ÁBACO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS
title_sort UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS: DOURADO E ÁBACO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS
author Daniely Cristina do Couto Gomes
author_facet Daniely Cristina do Couto Gomes
Eremita Marques Nogueira Barbosa
author_role author
author2 Eremita Marques Nogueira Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniely Cristina do Couto Gomes
Eremita Marques Nogueira Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem significativa
ensino
metodologia
recursos didáticos
topic aprendizagem significativa
ensino
metodologia
recursos didáticos
description Introdução: O presente trabalho tem como tema: “Utilização de materiais manipuláveis: dourado e ábaco como recursos pedagógicos no ensino das operações matemáticas ”. Sob a perspectiva de que a matemática é considerada difícil pela maioria dos alunos, esses, em sua maioria, apresentam proficiências em resolver situações-problema envolvendo números. Sendo assim, os materiais manipuláveis como material dourado e ábaco são facilitadores no processo ensino-aprendizagem, além de tornar as aulas criativas, produtivas e dinâmicas, podendo despertar maior interesse e participação dos alunos na resolução de atividades. Uma vez que, as metodologias para o ensino de matemática são variadas, cabendo ao professor propor novas técnicas de resolução para que haja maior horizontalização do processo de ensino da matemática.  Objetivo: Trabalhar com esses recursos para facilitar a compreensão do sistema de numeração decimal e resolução dos algoritmos da adição e subtração. Metodologia: A Metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa  e realizada em diversas plataformas de pesquisa científica como: Scielo, Bireme, Lilacs e MEC. Considerações Finais : Por meio dos estudos realizados podemos concluir a importância dos materiais manipuláveis, não apenas para a compreensão do sistema de numeração decimal e resolução de algoritmos fundamentais, mas também, para a disciplina em sua plenitude, uma vez que é notável a percepção de discrepância quando é feito o uso desse tipo de material, no que tange a criação de novas percepções sobre a matéria e a relação aluno-professor, criando assim uma aprendizagem horizontal e significativa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/309
url https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/309/236
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Daniely Cristina do Couto Gomes , Eremita Marques Nogueira Barbosa
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Daniely Cristina do Couto Gomes , Eremita Marques Nogueira Barbosa
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
dc.source.none.fl_str_mv Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 67-67
Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 67-67
Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 67-67
2675-2999
27363//v2S1
reponame:Scientia Generalis
instname:Publicação independente
instacron:INDEP
instname_str Publicação independente
instacron_str INDEP
institution INDEP
reponame_str Scientia Generalis
collection Scientia Generalis
repository.name.fl_str_mv Scientia Generalis - Publicação independente
repository.mail.fl_str_mv editor@scientiageneralis.com.br
_version_ 1797042485197799424