Materiais manipuláveis: mediadores na aprendizagem significativa da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fernanda Martins Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/389
Resumo: Este trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário da Universidade da Madeira, no ano letivo de 2011/2012. Tem como objetivo apresentar em traços gerais, o trabalho realizado pelo meu grupo de estágio e em particular o trabalho que desenvolvi ao longo da Prática Pedagógica. Neste âmbito será analisada a atividade de ensino da matemática, desenvolvida numa turma do Curso de Educação e Formação em Técnico de Bar, tipo II, equivalente ao 9º ano de escolaridade, quando em contacto com uma estratégia de ensino, baseada na exploração de materiais em concreto, que visa facilitar a compreensão dos conceitos envolvidos, para uma consequente aprendizagem significativa da matemática. Neste estudo destaca-se a importância da motivação no processo de ensino/ aprendizagem. Para tal, analisaremos o comportamento destes alunos num ambiente dinâmico, onde estes são envolvidos numa atividade e participam ativamente na construção do seu conhecimento.
id RCAP_ac9b4b24855965141bba7ca9a7c06d7b
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/389
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Materiais manipuláveis: mediadores na aprendizagem significativa da matemáticaMateriais manipuláveisAprendizagem significativaMotivaçãoCompreensãoConceitos.Centro de Ciências Exatas e da EngenhariaEste trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário da Universidade da Madeira, no ano letivo de 2011/2012. Tem como objetivo apresentar em traços gerais, o trabalho realizado pelo meu grupo de estágio e em particular o trabalho que desenvolvi ao longo da Prática Pedagógica. Neste âmbito será analisada a atividade de ensino da matemática, desenvolvida numa turma do Curso de Educação e Formação em Técnico de Bar, tipo II, equivalente ao 9º ano de escolaridade, quando em contacto com uma estratégia de ensino, baseada na exploração de materiais em concreto, que visa facilitar a compreensão dos conceitos envolvidos, para uma consequente aprendizagem significativa da matemática. Neste estudo destaca-se a importância da motivação no processo de ensino/ aprendizagem. Para tal, analisaremos o comportamento destes alunos num ambiente dinâmico, onde estes são envolvidos numa atividade e participam ativamente na construção do seu conhecimento.Universidade da MadeiraDrumond, Custódia Mercês Reis RodriguesDigitUMaSantos, Fernanda Martins Ferreira2013-05-20T09:49:32Z20122013-05-20T00:00:00Z2013-05-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/389porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:04Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/389Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:06.458213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Materiais manipuláveis: mediadores na aprendizagem significativa da matemática
title Materiais manipuláveis: mediadores na aprendizagem significativa da matemática
spellingShingle Materiais manipuláveis: mediadores na aprendizagem significativa da matemática
Santos, Fernanda Martins Ferreira
Materiais manipuláveis
Aprendizagem significativa
Motivação
Compreensão
Conceitos
.
Centro de Ciências Exatas e da Engenharia
title_short Materiais manipuláveis: mediadores na aprendizagem significativa da matemática
title_full Materiais manipuláveis: mediadores na aprendizagem significativa da matemática
title_fullStr Materiais manipuláveis: mediadores na aprendizagem significativa da matemática
title_full_unstemmed Materiais manipuláveis: mediadores na aprendizagem significativa da matemática
title_sort Materiais manipuláveis: mediadores na aprendizagem significativa da matemática
author Santos, Fernanda Martins Ferreira
author_facet Santos, Fernanda Martins Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Drumond, Custódia Mercês Reis Rodrigues
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fernanda Martins Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais manipuláveis
Aprendizagem significativa
Motivação
Compreensão
Conceitos
.
Centro de Ciências Exatas e da Engenharia
topic Materiais manipuláveis
Aprendizagem significativa
Motivação
Compreensão
Conceitos
.
Centro de Ciências Exatas e da Engenharia
description Este trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário da Universidade da Madeira, no ano letivo de 2011/2012. Tem como objetivo apresentar em traços gerais, o trabalho realizado pelo meu grupo de estágio e em particular o trabalho que desenvolvi ao longo da Prática Pedagógica. Neste âmbito será analisada a atividade de ensino da matemática, desenvolvida numa turma do Curso de Educação e Formação em Técnico de Bar, tipo II, equivalente ao 9º ano de escolaridade, quando em contacto com uma estratégia de ensino, baseada na exploração de materiais em concreto, que visa facilitar a compreensão dos conceitos envolvidos, para uma consequente aprendizagem significativa da matemática. Neste estudo destaca-se a importância da motivação no processo de ensino/ aprendizagem. Para tal, analisaremos o comportamento destes alunos num ambiente dinâmico, onde estes são envolvidos numa atividade e participam ativamente na construção do seu conhecimento.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-05-20T09:49:32Z
2013-05-20T00:00:00Z
2013-05-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/389
url http://hdl.handle.net/10400.13/389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129900866600960