DIFICULDADE DE NO ENSINO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Carla Vitorino
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Eremita Marques Nogueira Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia Generalis
Texto Completo: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/340
Resumo: Introdução: A matemática é uma ciência extraordinária essencial para diversas áreas de conhecimento, e por esse fator, sua compreensão entre os estudantes é de grande importância. A dificuldade na aprendizagem da Matemática não é nenhuma novidade, é um fato que está acontecendo há muito tempo. Porém, nos últimos anos esse problema teve um aumento muito significativo. Por esse ângulo, será notável que a matemática é incessantemente importante nas nossas vidas, e está presente em diversas situações do nosso cotidiano. No entanto, as pessoas se recusam a acreditar que ela seja importante, deixando-a de lado e não se esforçando para este conhecimento. Visto que, muitas das vezes, é criado até um desprezo por esse aprendizado. Logo, será demonstrado que os indivíduos, em sua maioria, não se permitem nem a tentar entender sobre essa disciplina pois, é passado uma noção de que a matemática é “difícil”, “complexa” e “chata” pelos próprios pais ou colegas das séries posteriores. Em suma, o medo criado pelos números, trava o raciocínio lógico do aluno, tornando essa disciplina uma tortura. é notável que homogeneizar é mecanizar o aprendizado e tal fato causa desinteresse. Nesse aspecto, o professor entra como formador da mudança para que o ensino seja viável e ativo de acordo com a vida de seus alunos, atribuindo significado ao que está fazendo, evitando a simples memorização e mecanização. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa aconteceu através de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, através de estudos teóricos de autores que tratam do tema. Considerações Finais: O presente estudo com base fundamentada no processo de construção do aprendizado matemático e suas respectivas dificuldades por partes dos alunos, teve como propósito principal analisar como e quais impactos e consequências e do ensino da disciplina de matemática pode corroborar na construção dos diferentes níveis de conhecimento e aprendizagem na vida do ser humano. As adversidades localizadas pelos estudantes sobre os possíveis problemas. Mas encontrados na aprendizagem da matemática não são provenientes e nem características de forma única da disciplina em si. O déficit de aprendizagem na disciplina de matemática pode surgir por diversos meios, sejam eles por motivos intelectuais, afetivos ou por crenças limitantes. Faz-se imprescindível o desenvolvimento de possíveis novas tecnologias e métodos de ensino, abarcando uma nova formação e trabalho por parte do orientador (professor), impactando diretamente na forma de aprendizado, motivação e compreensão do aluno em relação à matemática.
id INDEP-1_f41e43358d6b0c4c03f0e4de3ecce484
oai_identifier_str oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/340
network_acronym_str INDEP-1
network_name_str Scientia Generalis
repository_id_str
spelling DIFICULDADE DE NO ENSINO APRENDIZADO DA MATEMÁTICAAprendizagemdificuldadesmatemáticaprocessoIntrodução: A matemática é uma ciência extraordinária essencial para diversas áreas de conhecimento, e por esse fator, sua compreensão entre os estudantes é de grande importância. A dificuldade na aprendizagem da Matemática não é nenhuma novidade, é um fato que está acontecendo há muito tempo. Porém, nos últimos anos esse problema teve um aumento muito significativo. Por esse ângulo, será notável que a matemática é incessantemente importante nas nossas vidas, e está presente em diversas situações do nosso cotidiano. No entanto, as pessoas se recusam a acreditar que ela seja importante, deixando-a de lado e não se esforçando para este conhecimento. Visto que, muitas das vezes, é criado até um desprezo por esse aprendizado. Logo, será demonstrado que os indivíduos, em sua maioria, não se permitem nem a tentar entender sobre essa disciplina pois, é passado uma noção de que a matemática é “difícil”, “complexa” e “chata” pelos próprios pais ou colegas das séries posteriores. Em suma, o medo criado pelos números, trava o raciocínio lógico do aluno, tornando essa disciplina uma tortura. é notável que homogeneizar é mecanizar o aprendizado e tal fato causa desinteresse. Nesse aspecto, o professor entra como formador da mudança para que o ensino seja viável e ativo de acordo com a vida de seus alunos, atribuindo significado ao que está fazendo, evitando a simples memorização e mecanização. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa aconteceu através de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, através de estudos teóricos de autores que tratam do tema. Considerações Finais: O presente estudo com base fundamentada no processo de construção do aprendizado matemático e suas respectivas dificuldades por partes dos alunos, teve como propósito principal analisar como e quais impactos e consequências e do ensino da disciplina de matemática pode corroborar na construção dos diferentes níveis de conhecimento e aprendizagem na vida do ser humano. As adversidades localizadas pelos estudantes sobre os possíveis problemas. Mas encontrados na aprendizagem da matemática não são provenientes e nem características de forma única da disciplina em si. O déficit de aprendizagem na disciplina de matemática pode surgir por diversos meios, sejam eles por motivos intelectuais, afetivos ou por crenças limitantes. Faz-se imprescindível o desenvolvimento de possíveis novas tecnologias e métodos de ensino, abarcando uma nova formação e trabalho por parte do orientador (professor), impactando diretamente na forma de aprendizado, motivação e compreensão do aluno em relação à matemática.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2022-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/340Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 134-134Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 134-134Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 134-1342675-299927363//v2S1reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/340/267Copyright (c) 2022 Ana Carla Vitorino, Eremita Marques Nogueira Barbosahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAna Carla VitorinoEremita Marques Nogueira Barbosa2023-08-01T03:32:12Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/340Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32:12Scientia Generalis - Publicação independentefalse
dc.title.none.fl_str_mv DIFICULDADE DE NO ENSINO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA
title DIFICULDADE DE NO ENSINO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA
spellingShingle DIFICULDADE DE NO ENSINO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA
Ana Carla Vitorino
Aprendizagem
dificuldades
matemática
processo
title_short DIFICULDADE DE NO ENSINO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA
title_full DIFICULDADE DE NO ENSINO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA
title_fullStr DIFICULDADE DE NO ENSINO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA
title_full_unstemmed DIFICULDADE DE NO ENSINO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA
title_sort DIFICULDADE DE NO ENSINO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA
author Ana Carla Vitorino
author_facet Ana Carla Vitorino
Eremita Marques Nogueira Barbosa
author_role author
author2 Eremita Marques Nogueira Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Carla Vitorino
Eremita Marques Nogueira Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
dificuldades
matemática
processo
topic Aprendizagem
dificuldades
matemática
processo
description Introdução: A matemática é uma ciência extraordinária essencial para diversas áreas de conhecimento, e por esse fator, sua compreensão entre os estudantes é de grande importância. A dificuldade na aprendizagem da Matemática não é nenhuma novidade, é um fato que está acontecendo há muito tempo. Porém, nos últimos anos esse problema teve um aumento muito significativo. Por esse ângulo, será notável que a matemática é incessantemente importante nas nossas vidas, e está presente em diversas situações do nosso cotidiano. No entanto, as pessoas se recusam a acreditar que ela seja importante, deixando-a de lado e não se esforçando para este conhecimento. Visto que, muitas das vezes, é criado até um desprezo por esse aprendizado. Logo, será demonstrado que os indivíduos, em sua maioria, não se permitem nem a tentar entender sobre essa disciplina pois, é passado uma noção de que a matemática é “difícil”, “complexa” e “chata” pelos próprios pais ou colegas das séries posteriores. Em suma, o medo criado pelos números, trava o raciocínio lógico do aluno, tornando essa disciplina uma tortura. é notável que homogeneizar é mecanizar o aprendizado e tal fato causa desinteresse. Nesse aspecto, o professor entra como formador da mudança para que o ensino seja viável e ativo de acordo com a vida de seus alunos, atribuindo significado ao que está fazendo, evitando a simples memorização e mecanização. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa aconteceu através de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, através de estudos teóricos de autores que tratam do tema. Considerações Finais: O presente estudo com base fundamentada no processo de construção do aprendizado matemático e suas respectivas dificuldades por partes dos alunos, teve como propósito principal analisar como e quais impactos e consequências e do ensino da disciplina de matemática pode corroborar na construção dos diferentes níveis de conhecimento e aprendizagem na vida do ser humano. As adversidades localizadas pelos estudantes sobre os possíveis problemas. Mas encontrados na aprendizagem da matemática não são provenientes e nem características de forma única da disciplina em si. O déficit de aprendizagem na disciplina de matemática pode surgir por diversos meios, sejam eles por motivos intelectuais, afetivos ou por crenças limitantes. Faz-se imprescindível o desenvolvimento de possíveis novas tecnologias e métodos de ensino, abarcando uma nova formação e trabalho por parte do orientador (professor), impactando diretamente na forma de aprendizado, motivação e compreensão do aluno em relação à matemática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/340
url https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/340/267
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Ana Carla Vitorino, Eremita Marques Nogueira Barbosa
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Ana Carla Vitorino, Eremita Marques Nogueira Barbosa
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
dc.source.none.fl_str_mv Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 134-134
Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 134-134
Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 134-134
2675-2999
27363//v2S1
reponame:Scientia Generalis
instname:Publicação independente
instacron:INDEP
instname_str Publicação independente
instacron_str INDEP
institution INDEP
reponame_str Scientia Generalis
collection Scientia Generalis
repository.name.fl_str_mv Scientia Generalis - Publicação independente
repository.mail.fl_str_mv editor@scientiageneralis.com.br
_version_ 1797042485263859712