DIFICULDADE DE NO ENSINO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia Generalis |
Texto Completo: | https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/340 |
Resumo: | Introdução: A matemática é uma ciência extraordinária essencial para diversas áreas de conhecimento, e por esse fator, sua compreensão entre os estudantes é de grande importância. A dificuldade na aprendizagem da Matemática não é nenhuma novidade, é um fato que está acontecendo há muito tempo. Porém, nos últimos anos esse problema teve um aumento muito significativo. Por esse ângulo, será notável que a matemática é incessantemente importante nas nossas vidas, e está presente em diversas situações do nosso cotidiano. No entanto, as pessoas se recusam a acreditar que ela seja importante, deixando-a de lado e não se esforçando para este conhecimento. Visto que, muitas das vezes, é criado até um desprezo por esse aprendizado. Logo, será demonstrado que os indivíduos, em sua maioria, não se permitem nem a tentar entender sobre essa disciplina pois, é passado uma noção de que a matemática é “difícil”, “complexa” e “chata” pelos próprios pais ou colegas das séries posteriores. Em suma, o medo criado pelos números, trava o raciocínio lógico do aluno, tornando essa disciplina uma tortura. é notável que homogeneizar é mecanizar o aprendizado e tal fato causa desinteresse. Nesse aspecto, o professor entra como formador da mudança para que o ensino seja viável e ativo de acordo com a vida de seus alunos, atribuindo significado ao que está fazendo, evitando a simples memorização e mecanização. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa aconteceu através de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, através de estudos teóricos de autores que tratam do tema. Considerações Finais: O presente estudo com base fundamentada no processo de construção do aprendizado matemático e suas respectivas dificuldades por partes dos alunos, teve como propósito principal analisar como e quais impactos e consequências e do ensino da disciplina de matemática pode corroborar na construção dos diferentes níveis de conhecimento e aprendizagem na vida do ser humano. As adversidades localizadas pelos estudantes sobre os possíveis problemas. Mas encontrados na aprendizagem da matemática não são provenientes e nem características de forma única da disciplina em si. O déficit de aprendizagem na disciplina de matemática pode surgir por diversos meios, sejam eles por motivos intelectuais, afetivos ou por crenças limitantes. Faz-se imprescindível o desenvolvimento de possíveis novas tecnologias e métodos de ensino, abarcando uma nova formação e trabalho por parte do orientador (professor), impactando diretamente na forma de aprendizado, motivação e compreensão do aluno em relação à matemática. |
id |
INDEP-1_f41e43358d6b0c4c03f0e4de3ecce484 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/340 |
network_acronym_str |
INDEP-1 |
network_name_str |
Scientia Generalis |
repository_id_str |
|
spelling |
DIFICULDADE DE NO ENSINO APRENDIZADO DA MATEMÁTICAAprendizagemdificuldadesmatemáticaprocessoIntrodução: A matemática é uma ciência extraordinária essencial para diversas áreas de conhecimento, e por esse fator, sua compreensão entre os estudantes é de grande importância. A dificuldade na aprendizagem da Matemática não é nenhuma novidade, é um fato que está acontecendo há muito tempo. Porém, nos últimos anos esse problema teve um aumento muito significativo. Por esse ângulo, será notável que a matemática é incessantemente importante nas nossas vidas, e está presente em diversas situações do nosso cotidiano. No entanto, as pessoas se recusam a acreditar que ela seja importante, deixando-a de lado e não se esforçando para este conhecimento. Visto que, muitas das vezes, é criado até um desprezo por esse aprendizado. Logo, será demonstrado que os indivíduos, em sua maioria, não se permitem nem a tentar entender sobre essa disciplina pois, é passado uma noção de que a matemática é “difícil”, “complexa” e “chata” pelos próprios pais ou colegas das séries posteriores. Em suma, o medo criado pelos números, trava o raciocínio lógico do aluno, tornando essa disciplina uma tortura. é notável que homogeneizar é mecanizar o aprendizado e tal fato causa desinteresse. Nesse aspecto, o professor entra como formador da mudança para que o ensino seja viável e ativo de acordo com a vida de seus alunos, atribuindo significado ao que está fazendo, evitando a simples memorização e mecanização. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa aconteceu através de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, através de estudos teóricos de autores que tratam do tema. Considerações Finais: O presente estudo com base fundamentada no processo de construção do aprendizado matemático e suas respectivas dificuldades por partes dos alunos, teve como propósito principal analisar como e quais impactos e consequências e do ensino da disciplina de matemática pode corroborar na construção dos diferentes níveis de conhecimento e aprendizagem na vida do ser humano. As adversidades localizadas pelos estudantes sobre os possíveis problemas. Mas encontrados na aprendizagem da matemática não são provenientes e nem características de forma única da disciplina em si. O déficit de aprendizagem na disciplina de matemática pode surgir por diversos meios, sejam eles por motivos intelectuais, afetivos ou por crenças limitantes. Faz-se imprescindível o desenvolvimento de possíveis novas tecnologias e métodos de ensino, abarcando uma nova formação e trabalho por parte do orientador (professor), impactando diretamente na forma de aprendizado, motivação e compreensão do aluno em relação à matemática.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2022-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/340Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 134-134Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 134-134Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 134-1342675-299927363//v2S1reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/340/267Copyright (c) 2022 Ana Carla Vitorino, Eremita Marques Nogueira Barbosahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAna Carla VitorinoEremita Marques Nogueira Barbosa2023-08-01T03:32:12Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/340Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32:12Scientia Generalis - Publicação independentefalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIFICULDADE DE NO ENSINO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA |
title |
DIFICULDADE DE NO ENSINO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA |
spellingShingle |
DIFICULDADE DE NO ENSINO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA Ana Carla Vitorino Aprendizagem dificuldades matemática processo |
title_short |
DIFICULDADE DE NO ENSINO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA |
title_full |
DIFICULDADE DE NO ENSINO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA |
title_fullStr |
DIFICULDADE DE NO ENSINO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
DIFICULDADE DE NO ENSINO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA |
title_sort |
DIFICULDADE DE NO ENSINO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA |
author |
Ana Carla Vitorino |
author_facet |
Ana Carla Vitorino Eremita Marques Nogueira Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Eremita Marques Nogueira Barbosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ana Carla Vitorino Eremita Marques Nogueira Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem dificuldades matemática processo |
topic |
Aprendizagem dificuldades matemática processo |
description |
Introdução: A matemática é uma ciência extraordinária essencial para diversas áreas de conhecimento, e por esse fator, sua compreensão entre os estudantes é de grande importância. A dificuldade na aprendizagem da Matemática não é nenhuma novidade, é um fato que está acontecendo há muito tempo. Porém, nos últimos anos esse problema teve um aumento muito significativo. Por esse ângulo, será notável que a matemática é incessantemente importante nas nossas vidas, e está presente em diversas situações do nosso cotidiano. No entanto, as pessoas se recusam a acreditar que ela seja importante, deixando-a de lado e não se esforçando para este conhecimento. Visto que, muitas das vezes, é criado até um desprezo por esse aprendizado. Logo, será demonstrado que os indivíduos, em sua maioria, não se permitem nem a tentar entender sobre essa disciplina pois, é passado uma noção de que a matemática é “difícil”, “complexa” e “chata” pelos próprios pais ou colegas das séries posteriores. Em suma, o medo criado pelos números, trava o raciocínio lógico do aluno, tornando essa disciplina uma tortura. é notável que homogeneizar é mecanizar o aprendizado e tal fato causa desinteresse. Nesse aspecto, o professor entra como formador da mudança para que o ensino seja viável e ativo de acordo com a vida de seus alunos, atribuindo significado ao que está fazendo, evitando a simples memorização e mecanização. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa aconteceu através de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, através de estudos teóricos de autores que tratam do tema. Considerações Finais: O presente estudo com base fundamentada no processo de construção do aprendizado matemático e suas respectivas dificuldades por partes dos alunos, teve como propósito principal analisar como e quais impactos e consequências e do ensino da disciplina de matemática pode corroborar na construção dos diferentes níveis de conhecimento e aprendizagem na vida do ser humano. As adversidades localizadas pelos estudantes sobre os possíveis problemas. Mas encontrados na aprendizagem da matemática não são provenientes e nem características de forma única da disciplina em si. O déficit de aprendizagem na disciplina de matemática pode surgir por diversos meios, sejam eles por motivos intelectuais, afetivos ou por crenças limitantes. Faz-se imprescindível o desenvolvimento de possíveis novas tecnologias e métodos de ensino, abarcando uma nova formação e trabalho por parte do orientador (professor), impactando diretamente na forma de aprendizado, motivação e compreensão do aluno em relação à matemática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/340 |
url |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/340/267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ana Carla Vitorino, Eremita Marques Nogueira Barbosa https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ana Carla Vitorino, Eremita Marques Nogueira Barbosa https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis Scientia Generalis Scientia Generalis |
publisher.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis Scientia Generalis Scientia Generalis |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 134-134 Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 134-134 Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 134-134 2675-2999 27363//v2S1 reponame:Scientia Generalis instname:Publicação independente instacron:INDEP |
instname_str |
Publicação independente |
instacron_str |
INDEP |
institution |
INDEP |
reponame_str |
Scientia Generalis |
collection |
Scientia Generalis |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia Generalis - Publicação independente |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@scientiageneralis.com.br |
_version_ |
1797042485263859712 |