A CONSTRUÇÃO DO PADRÃO DE RESPONSABILIDADE CIVIL DAS LIGAS DESPORTIVAS DE AUTOMOBILISMO NO BRASIL
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia Generalis |
Texto Completo: | https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/554 |
Resumo: | A responsabilidade civil é uma forma de resolver reparação de patrimoniais e extrapatrimoniais decorrentes de um ato ilícito, representado por uma ação ou uma omissão que causa prejuízo a outrem, ainda que o dano seja exclusivamente moral. A pesquisa buscou responder a problemática encontrada, qual seja: qual a responsabilidade das ligas desportivas de automobilismo no Brasil pelos acidentes ocasionados durante as corridas? Assim, a pesquisa teve como objetivo geral definir a responsabilidade das ligas desportivas de automobilismo no Brasil pelos acidentes ocasionados durante as corridas. E de forma específica, analisar as regras gerais da responsabilidade civil previstas no código civil; verificar a responsabilidade civil do agente; examinar o termo de autorresponsabilidade do esportista nas ligas desportivas de automobilismo. A modalidade de pesquisa escolhida para o desenvolvimento do tema é a pesquisa empírica normativa-jurídica, sendo verificado as normas da Confederação Brasileira de Automobilismo com normas vigentes no ordenamento jurídico, em uma abordagem qualitativa do tipo exploratória em fontes de pesquisa primárias (leis, normas, decretos) e secundárias (livros, artigos, monografias, dissertações e teses). A pesquisa apresenta a aplicação das regras gerais da responsabilidade civil previstas no código civil em razão da falta de regulamentação específica das confederações automobilísticas (2); e a viabilização da responsabilidade do esportista frente a responsabilidade civil das ligas desportivas de automobilismo (3). Em conclusão a pesquisa, restou demonstrado ser necessário a previsão de uma clausura normativa no estatuto para garantir a segurança jurídica dentro de um espaço esportivo, vez que, trata-se de lugar em que o risco é eminente e faz parte da atividade, o que pode gerar prejuízos e danos. |
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A CONSTRUÇÃO DO PADRÃO DE RESPONSABILIDADE CIVIL DAS LIGAS DESPORTIVAS DE AUTOMOBILISMO NO BRASILTHE CONSTRUCTION OF THE CIVIL LIABILITY STANDARD OF MOTORSPORT SPORTS LEAGUES IN BRAZILLA CONSTRUCCIÓN DEL ESTÁNDAR DE RESPONSABILIDAD CIVIL DE LAS LIGAS DEPORTIVAS DE MOTORSPORT EN BRASILCivil responsabilitySports LeaguesMotorsportResponsabilidade CivilLigas DesportivasAutomobilismoResponsabilidad civilLigas deportivasMotorsportA responsabilidade civil é uma forma de resolver reparação de patrimoniais e extrapatrimoniais decorrentes de um ato ilícito, representado por uma ação ou uma omissão que causa prejuízo a outrem, ainda que o dano seja exclusivamente moral. A pesquisa buscou responder a problemática encontrada, qual seja: qual a responsabilidade das ligas desportivas de automobilismo no Brasil pelos acidentes ocasionados durante as corridas? Assim, a pesquisa teve como objetivo geral definir a responsabilidade das ligas desportivas de automobilismo no Brasil pelos acidentes ocasionados durante as corridas. E de forma específica, analisar as regras gerais da responsabilidade civil previstas no código civil; verificar a responsabilidade civil do agente; examinar o termo de autorresponsabilidade do esportista nas ligas desportivas de automobilismo. A modalidade de pesquisa escolhida para o desenvolvimento do tema é a pesquisa empírica normativa-jurídica, sendo verificado as normas da Confederação Brasileira de Automobilismo com normas vigentes no ordenamento jurídico, em uma abordagem qualitativa do tipo exploratória em fontes de pesquisa primárias (leis, normas, decretos) e secundárias (livros, artigos, monografias, dissertações e teses). A pesquisa apresenta a aplicação das regras gerais da responsabilidade civil previstas no código civil em razão da falta de regulamentação específica das confederações automobilísticas (2); e a viabilização da responsabilidade do esportista frente a responsabilidade civil das ligas desportivas de automobilismo (3). Em conclusão a pesquisa, restou demonstrado ser necessário a previsão de uma clausura normativa no estatuto para garantir a segurança jurídica dentro de um espaço esportivo, vez que, trata-se de lugar em que o risco é eminente e faz parte da atividade, o que pode gerar prejuízos e danos.Civil liability is a way of resolving patrimonial and extra-patrimonial compensation arising from an unlawful act, represented by an action or omission that causes harm to another, even if the damage is exclusively moral. The research sought to answer the problem found, namely: what is the responsibility of motorsport sports leagues in Brazil for accidents caused during races? Thus, the research had the general objective of defining the responsibility of motorsport sports leagues in Brazil for accidents caused during races. And specifically, analyze the general rules of civil liability provided for in the civil code; verify the agent's civil liability; examine the athlete's term of self-responsibility in motorsport sports leagues. The research modality chosen for the development of the theme is normative-legal empirical research, verifying the norms of the Brazilian Automobile Confederation with norms in force in the legal system, in a qualitative approach of the exploratory type in primary research sources (laws, norms , decrees) and secondary (books, articles, monographs, dissertations and theses). The research presents the application of the general rules of civil liability provided for in the civil code due to the lack of specific regulation by automobile confederations (2); and the feasibility of the sportsman's responsibility in relation to the civil liability of motorsport sports leagues (3). In conclusion to the research, it was demonstrated that it is necessary to provide for a normative closure in the statute to guarantee legal security within a sporting space, since it is a place where risk is imminent and is part of the activity, which can cause losses and damages.La responsabilidad civil es una forma de resolver la compensación patrimonial y extrapatrimonial que surge de un acto ilícito, representado por una acción u omisión que causa daño a otro, incluso si el daño es exclusivamente moral. La investigación buscó responder al problema encontrado, a saber: ¿cuál es la responsabilidad de las ligas deportivas de motorsport en Brasil por los accidentes causados durante las carreras? Así, la investigación tuvo el objetivo general de definir la responsabilidad de las ligas deportivas de motorsport en Brasil por los accidentes causados durante las carreras. Y específicamente, analizar las reglas generales de responsabilidad civil previstas en el código civil; verificar la responsabilidad civil del agente; examinar el término de autoresponsabilidad del atleta en las ligas deportivas de motorsport. La modalidad de investigación elegida para el desarrollo del tema es la investigación empírica normativo-legal, verificando las normas de la Confederación Brasileña de Automovilismo con normas vigentes en el sistema legal, en un enfoque cualitativo del tipo exploratorio en fuentes de investigación primarias (leyes, normas, decretos) y secundarias (libros, artículos, monografías, disertaciones y tesis). La investigación presenta la aplicación de las reglas generales de responsabilidad civil previstas en el código civil debido a la falta de regulación específica por parte de las confederaciones automovilísticas; y la viabilidad de la responsabilidad del deportista en relación con la responsabilidad civil de las ligas deportivas de motorsport. En conclusión a la investigación, se demostró que es necesario prever un cierre normativo en el estatuto para garantizar la seguridad jurídica dentro de un espacio deportivo, ya que es un lugar donde el riesgo es inminente y es parte de la actividad, lo que puede causar pérdidas y daños.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2024-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/55410.22289/sg.V5N1A327363/v5n1a3Scientia Generalis; v. 5 n. 1 (2024); 28-38Scientia Generalis; Vol. 5 No. 1 (2024); 28-38Scientia Generalis; Vol. 5 Núm. 1 (2024); 28-382675-299910.22289/sg.V5N127363/v5n1reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/554/427Copyright (c) 2024 Jefferson Luis da Silva , Júlio Alves Caixêta Júniorhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva , Jefferson Luis daCaixêta Júnior, Júlio Alves2024-02-29T18:58:42Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/554Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2024-02-29T18:58:42Scientia Generalis - Publicação independentefalse |
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