Desenvolvimento profissional docente e intensificação do trabalho: viver ou sobreviver?
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2948 |
Resumo: | RESUMOO presente artigo tem como objetivo analisar o Desenvolvimento Profissional Docente como processo humano concreto, nos marcos da totalidade do modo de produção capitalista. O tema justifica-se pela constatação de que, na atualidade, a política educacional para o Ensino Superior contempla os ajustes da agenda neoliberal impostos por organismos financeiros internacionais, que se traduzem em exigências de um novo perfil docente, afetando o fazer e o ser professor. O estudo sinaliza que as exigências impostas ao docente do Ensino Superior resultam na intensificação insustentável de atividades e tarefas que restringem as possibilidades do docente usufruir normalmente da convivência familiar e social, pois o trabalho se torna uma questão de sobrevivência. |
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Desenvolvimento profissional docente e intensificação do trabalho: viver ou sobreviver?Políticas de avaliação. Ensino Superior. Desenvolvimento Profissional Docente. Formação continuada. Intensificação do trabalho docente.Intensificação do Trabalho DocenteRESUMOO presente artigo tem como objetivo analisar o Desenvolvimento Profissional Docente como processo humano concreto, nos marcos da totalidade do modo de produção capitalista. O tema justifica-se pela constatação de que, na atualidade, a política educacional para o Ensino Superior contempla os ajustes da agenda neoliberal impostos por organismos financeiros internacionais, que se traduzem em exigências de um novo perfil docente, afetando o fazer e o ser professor. O estudo sinaliza que as exigências impostas ao docente do Ensino Superior resultam na intensificação insustentável de atividades e tarefas que restringem as possibilidades do docente usufruir normalmente da convivência familiar e social, pois o trabalho se torna uma questão de sobrevivência.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisQuixadá Viana, Cleide Maria QuevedoMachado, Liliane Campos2016-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/294810.24109/2176-6673.emaberto.29i97.%pEm Aberto; v. 29, n. 97 (2016): Docência universitária217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.29i97reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2948/2669Direitos autorais 2016 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com - |
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RESUMOO presente artigo tem como objetivo analisar o Desenvolvimento Profissional Docente como processo humano concreto, nos marcos da totalidade do modo de produção capitalista. O tema justifica-se pela constatação de que, na atualidade, a política educacional para o Ensino Superior contempla os ajustes da agenda neoliberal impostos por organismos financeiros internacionais, que se traduzem em exigências de um novo perfil docente, afetando o fazer e o ser professor. O estudo sinaliza que as exigências impostas ao docente do Ensino Superior resultam na intensificação insustentável de atividades e tarefas que restringem as possibilidades do docente usufruir normalmente da convivência familiar e social, pois o trabalho se torna uma questão de sobrevivência. |
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