Apresentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leclerc, Gesuína de Fátima Elias
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Moll, Jaqueline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2376
Resumo: A perspectiva da educação integral em jornada ampliada na educação básicaestá na agenda da política educacional brasileira. Está inscrita na legislação, começaa ser vivenciada em diferentes redes de ensino e envida reflexões e debates, que sefazem democráticos, sob o crivo da discussão teórica e a partir de políticas emergentes,em escala nacional. Tendo como pressuposto a criação, ampliação e consolidação dedireitos sociais, com consequências para a administração pública, o processo emandamento no cenário educacional brasileiro rompe com a concepção de políticasformatadas para funcionar em “ilhas-modelo de excelência” ou “políticas de vitrine”ou “projetos-piloto”, que cercam algumas escolas de condições que, via de regra, nãose estenderão ao conjunto de uma mesma rede e não dialogam com os diferentessistemas de ensino. Desde esse cenário, procuramos avançar sobre uma apreciaçãoimediata dessa perspectiva, em direção aos seus significados políticos e pedagógicose à qualificação das ações concretas e em curso. O aprofundamento do debate emtorno dos dissensos e convergências que a temática da educação integral enseja éuma tarefa que comparece na revista Em Aberto, considerando seu número 80, de2009, sobre “Educação integral e tempo integral”.
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