Apresentação
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2376 |
Resumo: | A perspectiva da educação integral em jornada ampliada na educação básicaestá na agenda da política educacional brasileira. Está inscrita na legislação, começaa ser vivenciada em diferentes redes de ensino e envida reflexões e debates, que sefazem democráticos, sob o crivo da discussão teórica e a partir de políticas emergentes,em escala nacional. Tendo como pressuposto a criação, ampliação e consolidação dedireitos sociais, com consequências para a administração pública, o processo emandamento no cenário educacional brasileiro rompe com a concepção de políticasformatadas para funcionar em “ilhas-modelo de excelência” ou “políticas de vitrine”ou “projetos-piloto”, que cercam algumas escolas de condições que, via de regra, nãose estenderão ao conjunto de uma mesma rede e não dialogam com os diferentessistemas de ensino. Desde esse cenário, procuramos avançar sobre uma apreciaçãoimediata dessa perspectiva, em direção aos seus significados políticos e pedagógicose à qualificação das ações concretas e em curso. O aprofundamento do debate emtorno dos dissensos e convergências que a temática da educação integral enseja éuma tarefa que comparece na revista Em Aberto, considerando seu número 80, de2009, sobre “Educação integral e tempo integral”. |
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ApresentaçãoA perspectiva da educação integral em jornada ampliada na educação básicaestá na agenda da política educacional brasileira. Está inscrita na legislação, começaa ser vivenciada em diferentes redes de ensino e envida reflexões e debates, que sefazem democráticos, sob o crivo da discussão teórica e a partir de políticas emergentes,em escala nacional. Tendo como pressuposto a criação, ampliação e consolidação dedireitos sociais, com consequências para a administração pública, o processo emandamento no cenário educacional brasileiro rompe com a concepção de políticasformatadas para funcionar em “ilhas-modelo de excelência” ou “políticas de vitrine”ou “projetos-piloto”, que cercam algumas escolas de condições que, via de regra, nãose estenderão ao conjunto de uma mesma rede e não dialogam com os diferentessistemas de ensino. Desde esse cenário, procuramos avançar sobre uma apreciaçãoimediata dessa perspectiva, em direção aos seus significados políticos e pedagógicose à qualificação das ações concretas e em curso. O aprofundamento do debate emtorno dos dissensos e convergências que a temática da educação integral enseja éuma tarefa que comparece na revista Em Aberto, considerando seu número 80, de2009, sobre “Educação integral e tempo integral”.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisLeclerc, Gesuína de Fátima EliasMoll, Jaqueline2013-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/237610.24109/2176-6673.emaberto.25i88.2376Em Aberto; v. 25, n. 88 (2012): Políticas de educação integral em jornada ampliada217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.25i88reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2376/2495Direitos autorais 2013 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com - |
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A perspectiva da educação integral em jornada ampliada na educação básicaestá na agenda da política educacional brasileira. Está inscrita na legislação, começaa ser vivenciada em diferentes redes de ensino e envida reflexões e debates, que sefazem democráticos, sob o crivo da discussão teórica e a partir de políticas emergentes,em escala nacional. Tendo como pressuposto a criação, ampliação e consolidação dedireitos sociais, com consequências para a administração pública, o processo emandamento no cenário educacional brasileiro rompe com a concepção de políticasformatadas para funcionar em “ilhas-modelo de excelência” ou “políticas de vitrine”ou “projetos-piloto”, que cercam algumas escolas de condições que, via de regra, nãose estenderão ao conjunto de uma mesma rede e não dialogam com os diferentessistemas de ensino. Desde esse cenário, procuramos avançar sobre uma apreciaçãoimediata dessa perspectiva, em direção aos seus significados políticos e pedagógicose à qualificação das ações concretas e em curso. O aprofundamento do debate emtorno dos dissensos e convergências que a temática da educação integral enseja éuma tarefa que comparece na revista Em Aberto, considerando seu número 80, de2009, sobre “Educação integral e tempo integral”. |
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