Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2972 |
Resumo: | Neste artigo debatemos a pedagogia no ensino superior a partir de um olhar oriundo dos Estudos Curriculares, partindo de uma noção abrangente de pedagogia, que é uma teoria e prática da educação, de um conceito de currículo como projeto, vinculado inquestionavelmente ao conhecimento, e de análises de políticas educativas e curriculares, sobretudo do Processo de Bolonha, na União Europeia. Consideramos, de igual modo, que o currículo, no seu processo de desenvolvimento, concretiza-se numa ação pedagógica, que requer, de acordo com perspetivas teóricas da reconceptualização e pós-reconceptualização curriculares, uma conversação complexa e deliberativa. |
id |
INEP-1_558ab9961479d3824d127e1f92fe587c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/2972 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superiorPedagogia; Ensino Superior; Estudos Curriculares; Reconceptualização; Pós-reconceptualizaçãoCurrículoNeste artigo debatemos a pedagogia no ensino superior a partir de um olhar oriundo dos Estudos Curriculares, partindo de uma noção abrangente de pedagogia, que é uma teoria e prática da educação, de um conceito de currículo como projeto, vinculado inquestionavelmente ao conhecimento, e de análises de políticas educativas e curriculares, sobretudo do Processo de Bolonha, na União Europeia. Consideramos, de igual modo, que o currículo, no seu processo de desenvolvimento, concretiza-se numa ação pedagógica, que requer, de acordo com perspetivas teóricas da reconceptualização e pós-reconceptualização curriculares, uma conversação complexa e deliberativa.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisPacheco, José AugustoSousa, Joana2016-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/297210.24109/2176-6673.emaberto.29i97.%pEm Aberto; v. 29, n. 97 (2016): Docência universitária217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.29i97reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2972/2673http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/downloadSuppFile/2972/146http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/downloadSuppFile/2972/172Direitos autorais 2016 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior |
title |
Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior |
spellingShingle |
Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior Pacheco, José Augusto Pedagogia; Ensino Superior; Estudos Curriculares; Reconceptualização; Pós-reconceptualização Currículo |
title_short |
Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior |
title_full |
Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior |
title_fullStr |
Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior |
title_sort |
Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior |
author |
Pacheco, José Augusto |
author_facet |
Pacheco, José Augusto Sousa, Joana |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Joana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, José Augusto Sousa, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia; Ensino Superior; Estudos Curriculares; Reconceptualização; Pós-reconceptualização Currículo |
topic |
Pedagogia; Ensino Superior; Estudos Curriculares; Reconceptualização; Pós-reconceptualização Currículo |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Neste artigo debatemos a pedagogia no ensino superior a partir de um olhar oriundo dos Estudos Curriculares, partindo de uma noção abrangente de pedagogia, que é uma teoria e prática da educação, de um conceito de currículo como projeto, vinculado inquestionavelmente ao conhecimento, e de análises de políticas educativas e curriculares, sobretudo do Processo de Bolonha, na União Europeia. Consideramos, de igual modo, que o currículo, no seu processo de desenvolvimento, concretiza-se numa ação pedagógica, que requer, de acordo com perspetivas teóricas da reconceptualização e pós-reconceptualização curriculares, uma conversação complexa e deliberativa. |
description |
Neste artigo debatemos a pedagogia no ensino superior a partir de um olhar oriundo dos Estudos Curriculares, partindo de uma noção abrangente de pedagogia, que é uma teoria e prática da educação, de um conceito de currículo como projeto, vinculado inquestionavelmente ao conhecimento, e de análises de políticas educativas e curriculares, sobretudo do Processo de Bolonha, na União Europeia. Consideramos, de igual modo, que o currículo, no seu processo de desenvolvimento, concretiza-se numa ação pedagógica, que requer, de acordo com perspetivas teóricas da reconceptualização e pós-reconceptualização curriculares, uma conversação complexa e deliberativa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2972 10.24109/2176-6673.emaberto.29i97.%p |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2972 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.29i97.%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2972/2673 http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/downloadSuppFile/2972/146 http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/downloadSuppFile/2972/172 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 29, n. 97 (2016): Docência universitária 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.29i97 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1635981643000840192 |