Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, José Augusto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sousa, Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2972
Resumo: Neste artigo debatemos a pedagogia no ensino superior a partir de um olhar oriundo dos Estudos Curriculares, partindo de uma noção abrangente de pedagogia, que é uma teoria e prática da educação, de um conceito de currículo como projeto, vinculado inquestionavelmente ao conhecimento, e de análises de políticas educativas e curriculares, sobretudo do Processo de Bolonha, na União Europeia. Consideramos, de igual modo, que o currículo, no seu processo de desenvolvimento, concretiza-se numa ação pedagógica, que requer, de acordo com perspetivas teóricas da reconceptualização e pós-reconceptualização curriculares, uma conversação complexa e deliberativa.
id INEP-1_558ab9961479d3824d127e1f92fe587c
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/2972
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superiorPedagogia; Ensino Superior; Estudos Curriculares; Reconceptualização; Pós-reconceptualizaçãoCurrículoNeste artigo debatemos a pedagogia no ensino superior a partir de um olhar oriundo dos Estudos Curriculares, partindo de uma noção abrangente de pedagogia, que é uma teoria e prática da educação, de um conceito de currículo como projeto, vinculado inquestionavelmente ao conhecimento, e de análises de políticas educativas e curriculares, sobretudo do Processo de Bolonha, na União Europeia. Consideramos, de igual modo, que o currículo, no seu processo de desenvolvimento, concretiza-se numa ação pedagógica, que requer, de acordo com perspetivas teóricas da reconceptualização e pós-reconceptualização curriculares, uma conversação complexa e deliberativa.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisPacheco, José AugustoSousa, Joana2016-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/297210.24109/2176-6673.emaberto.29i97.%pEm Aberto; v. 29, n. 97 (2016): Docência universitária217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.29i97reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2972/2673http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/downloadSuppFile/2972/146http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/downloadSuppFile/2972/172Direitos autorais 2016 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior
title Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior
spellingShingle Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior
Pacheco, José Augusto
Pedagogia; Ensino Superior; Estudos Curriculares; Reconceptualização; Pós-reconceptualização
Currículo
title_short Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior
title_full Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior
title_fullStr Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior
title_full_unstemmed Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior
title_sort Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior
author Pacheco, José Augusto
author_facet Pacheco, José Augusto
Sousa, Joana
author_role author
author2 Sousa, Joana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, José Augusto
Sousa, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia; Ensino Superior; Estudos Curriculares; Reconceptualização; Pós-reconceptualização
Currículo
topic Pedagogia; Ensino Superior; Estudos Curriculares; Reconceptualização; Pós-reconceptualização
Currículo
dc.description.none.fl_txt_mv Neste artigo debatemos a pedagogia no ensino superior a partir de um olhar oriundo dos Estudos Curriculares, partindo de uma noção abrangente de pedagogia, que é uma teoria e prática da educação, de um conceito de currículo como projeto, vinculado inquestionavelmente ao conhecimento, e de análises de políticas educativas e curriculares, sobretudo do Processo de Bolonha, na União Europeia. Consideramos, de igual modo, que o currículo, no seu processo de desenvolvimento, concretiza-se numa ação pedagógica, que requer, de acordo com perspetivas teóricas da reconceptualização e pós-reconceptualização curriculares, uma conversação complexa e deliberativa.
description Neste artigo debatemos a pedagogia no ensino superior a partir de um olhar oriundo dos Estudos Curriculares, partindo de uma noção abrangente de pedagogia, que é uma teoria e prática da educação, de um conceito de currículo como projeto, vinculado inquestionavelmente ao conhecimento, e de análises de políticas educativas e curriculares, sobretudo do Processo de Bolonha, na União Europeia. Consideramos, de igual modo, que o currículo, no seu processo de desenvolvimento, concretiza-se numa ação pedagógica, que requer, de acordo com perspetivas teóricas da reconceptualização e pós-reconceptualização curriculares, uma conversação complexa e deliberativa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2972
10.24109/2176-6673.emaberto.29i97.%p
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2972
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.29i97.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2972/2673
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/downloadSuppFile/2972/146
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/downloadSuppFile/2972/172
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 29, n. 97 (2016): Docência universitária
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.29i97
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1635981643000840192