Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, José Augusto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sousa, Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/44086
Resumo: A Pedagogia no ensino superior é debatida a partir de um olhar oriundo dos Estudos Curriculares, partindo de uma noção abrangente de Pedagogia, que é uma teoria e prática da educação, de um conceito de currículo como projeto, vinculado inquestionavelmente ao conhecimento, e de análises de políticas educativas e curriculares, sobretudo do Processo de Bolonha, na União Europeia. Considera-se, de igual modo, que o currículo, no seu processo de desenvolvimento, concretiza-se numa ação pedagógica, que requer, de acordo com perspectivas teóricas da reconceptualização e pós-reconceptualização curriculares, uma conversação complexa e deliberativa.
id RCAP_3111c1caf0341280928b62aa431fac4b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44086
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superiorPedagogy as a complex and deliberative conversation in higher educationPedagogiaEnsino superiorEstudos curricularesReconceptualizaçãoPós-reconceptualizaçãoPedagogyHigher educationCurriculum studiesReconceptualizationPost-reconceptualizationA Pedagogia no ensino superior é debatida a partir de um olhar oriundo dos Estudos Curriculares, partindo de uma noção abrangente de Pedagogia, que é uma teoria e prática da educação, de um conceito de currículo como projeto, vinculado inquestionavelmente ao conhecimento, e de análises de políticas educativas e curriculares, sobretudo do Processo de Bolonha, na União Europeia. Considera-se, de igual modo, que o currículo, no seu processo de desenvolvimento, concretiza-se numa ação pedagógica, que requer, de acordo com perspectivas teóricas da reconceptualização e pós-reconceptualização curriculares, uma conversação complexa e deliberativa.Higher education pedagogy is debated from the point of view of Curriculum Studies, based on a wide concept of pedagogy, which is an education theory and practice, on the conception of curriculum as a project that is linked to knowledge, and on the analysis of educational and curricular policies, especially the Bologna Process in the European Union. Similarly, it is considered that the curriculum development process is materialized on the pedagogic action which requires, according to the reconceptualization and post-reconceptualization curriculum theories, a complex and deliberative conversation.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)Universidade do MinhoPacheco, José AugustoSousa, Joana20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/44086porPacheco, J. A., & Sousa, J. (2016). Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior. Em Aberto, 9 (97), 119-130.0104-10372176-6673http://www.publicacoes.inep.gov.br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-07T01:22:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44086Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:28.140661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior
Pedagogy as a complex and deliberative conversation in higher education
title Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior
spellingShingle Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior
Pacheco, José Augusto
Pedagogia
Ensino superior
Estudos curriculares
Reconceptualização
Pós-reconceptualização
Pedagogy
Higher education
Curriculum studies
Reconceptualization
Post-reconceptualization
title_short Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior
title_full Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior
title_fullStr Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior
title_full_unstemmed Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior
title_sort Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior
author Pacheco, José Augusto
author_facet Pacheco, José Augusto
Sousa, Joana
author_role author
author2 Sousa, Joana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, José Augusto
Sousa, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Ensino superior
Estudos curriculares
Reconceptualização
Pós-reconceptualização
Pedagogy
Higher education
Curriculum studies
Reconceptualization
Post-reconceptualization
topic Pedagogia
Ensino superior
Estudos curriculares
Reconceptualização
Pós-reconceptualização
Pedagogy
Higher education
Curriculum studies
Reconceptualization
Post-reconceptualization
description A Pedagogia no ensino superior é debatida a partir de um olhar oriundo dos Estudos Curriculares, partindo de uma noção abrangente de Pedagogia, que é uma teoria e prática da educação, de um conceito de currículo como projeto, vinculado inquestionavelmente ao conhecimento, e de análises de políticas educativas e curriculares, sobretudo do Processo de Bolonha, na União Europeia. Considera-se, de igual modo, que o currículo, no seu processo de desenvolvimento, concretiza-se numa ação pedagógica, que requer, de acordo com perspectivas teóricas da reconceptualização e pós-reconceptualização curriculares, uma conversação complexa e deliberativa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/44086
url https://hdl.handle.net/1822/44086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pacheco, J. A., & Sousa, J. (2016). Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior. Em Aberto, 9 (97), 119-130.
0104-1037
2176-6673
http://www.publicacoes.inep.gov.br/
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133116728606720