Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/47094 |
Resumo: | A Pedagogia no ensino superior é debatida a partir de um olhar oriundo dos Estudos Curriculares, partindo de uma noção abrangente de Pedagogia, que é uma teoria e prática da educação, de um conceito de currículo como projeto, vinculado inquestionavelmente ao conhecimento, e de análises de políticas educativas e curriculares, sobretudo do Processo de Bolonha, na União Europeia. Considera-se, de igual modo, que o currículo, no seu processo de desenvolvimento, concretiza-se numa ação pedagógica, que requer, de acordo com perspectivas teóricas da reconceptualização e pós-reconceptualização curriculares, uma conversação complexa e deliberativa. |
id |
RCAP_11a34fe31e62e7314e8345f6156ef7d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/47094 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superiorPedagogy as a complex and deliberative conversation in higher educationPedagogiaEnsino superiorEstudos curricularesReconceptualizaçãoPós-reconceptualizaçãoPedagogyHigher educationCurriculum studiesReconceptualizationPost-reconceptualizationA Pedagogia no ensino superior é debatida a partir de um olhar oriundo dos Estudos Curriculares, partindo de uma noção abrangente de Pedagogia, que é uma teoria e prática da educação, de um conceito de currículo como projeto, vinculado inquestionavelmente ao conhecimento, e de análises de políticas educativas e curriculares, sobretudo do Processo de Bolonha, na União Europeia. Considera-se, de igual modo, que o currículo, no seu processo de desenvolvimento, concretiza-se numa ação pedagógica, que requer, de acordo com perspectivas teóricas da reconceptualização e pós-reconceptualização curriculares, uma conversação complexa e deliberativa.Higher education pedagogy is debated from the point of view of Curriculum Studies, based on a wide concept of pedagogy, which is an education theory and practice, on the conception of curriculum as a project that is linked to knowledge, and on the analysis of educational and curricular policies, especially the Bologna Process in the European Union. Similarly, it is considered that the curriculum development process is materialized on the pedagogic action which requires, according to the reconceptualization and post-reconceptualization curriculum theories, a complex and deliberative conversation.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoPacheco, José AugustoSousa, Joana20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/47094porPACHECO, J. A., & SOUSA, J. (2016). Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior. Em Aberto, 9 (97), 119-130.2176-6673file:///C:/Users/natalia/Downloads/2972-4559-1-PB.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/47094Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:56.311827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior Pedagogy as a complex and deliberative conversation in higher education |
title |
Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior |
spellingShingle |
Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior Pacheco, José Augusto Pedagogia Ensino superior Estudos curriculares Reconceptualização Pós-reconceptualização Pedagogy Higher education Curriculum studies Reconceptualization Post-reconceptualization |
title_short |
Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior |
title_full |
Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior |
title_fullStr |
Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior |
title_sort |
Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior |
author |
Pacheco, José Augusto |
author_facet |
Pacheco, José Augusto Sousa, Joana |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Joana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, José Augusto Sousa, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Ensino superior Estudos curriculares Reconceptualização Pós-reconceptualização Pedagogy Higher education Curriculum studies Reconceptualization Post-reconceptualization |
topic |
Pedagogia Ensino superior Estudos curriculares Reconceptualização Pós-reconceptualização Pedagogy Higher education Curriculum studies Reconceptualization Post-reconceptualization |
description |
A Pedagogia no ensino superior é debatida a partir de um olhar oriundo dos Estudos Curriculares, partindo de uma noção abrangente de Pedagogia, que é uma teoria e prática da educação, de um conceito de currículo como projeto, vinculado inquestionavelmente ao conhecimento, e de análises de políticas educativas e curriculares, sobretudo do Processo de Bolonha, na União Europeia. Considera-se, de igual modo, que o currículo, no seu processo de desenvolvimento, concretiza-se numa ação pedagógica, que requer, de acordo com perspectivas teóricas da reconceptualização e pós-reconceptualização curriculares, uma conversação complexa e deliberativa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/47094 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/47094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
PACHECO, J. A., & SOUSA, J. (2016). Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior. Em Aberto, 9 (97), 119-130. 2176-6673 file:///C:/Users/natalia/Downloads/2972-4559-1-PB.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133123650256896 |