Docência universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Therrien, Jacques
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Dias, Ana Maria Iório, Leitinho, Meirecele Calíope
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2952
Resumo: Nas últimas décadas, o debate sobre a formação docente para a Educação Superior tanto em nível nacional como internacional, vem destacando, além da formação para a pesquisa, o domínio do campo pedagógico imprescindível à formação dos profissionais para a docência no ensino superior, assegurando a sua integração aos demais campos disciplinares da ciência. Para a sistematização dessa formação pedagógica, entendemos que a área da Educação, cujas raízes são partes constitutivas da totalidade do ser humano, em busca de emancipação profissional e social, apresenta interfaces multidisciplinares e multiculturais que estabelecem seu diálogo com as peculiaridades próprias às especificidades de cada campo disciplinar. Assim, o tema tem implicações em todos os níveis da educação brasileira. Por isso, os três eixos propostos para a análise da temática Docência universitária coadunam-se com o foco e o escopo desta revista Em Aberto e, além de permitir e estimular o debate sobre assuntos relevantes no campo da educação brasileira, traz opiniões divergentes ou confronto de pontos de vista sobre questões relativas à pedagogia universitária.
id INEP-1_9f3a09da5c6573c4855a7cb01043d3a1
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/2952
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling Docência universitáriaEducação Superior; Formação Docente; Pedagogia UniversitáriaNas últimas décadas, o debate sobre a formação docente para a Educação Superior tanto em nível nacional como internacional, vem destacando, além da formação para a pesquisa, o domínio do campo pedagógico imprescindível à formação dos profissionais para a docência no ensino superior, assegurando a sua integração aos demais campos disciplinares da ciência. Para a sistematização dessa formação pedagógica, entendemos que a área da Educação, cujas raízes são partes constitutivas da totalidade do ser humano, em busca de emancipação profissional e social, apresenta interfaces multidisciplinares e multiculturais que estabelecem seu diálogo com as peculiaridades próprias às especificidades de cada campo disciplinar. Assim, o tema tem implicações em todos os níveis da educação brasileira. Por isso, os três eixos propostos para a análise da temática Docência universitária coadunam-se com o foco e o escopo desta revista Em Aberto e, além de permitir e estimular o debate sobre assuntos relevantes no campo da educação brasileira, traz opiniões divergentes ou confronto de pontos de vista sobre questões relativas à pedagogia universitária. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisTherrien, JacquesDias, Ana Maria IórioLeitinho, Meirecele Calíope2016-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/295210.24109/2176-6673.emaberto.29i97.%pEm Aberto; v. 29, n. 97 (2016): Docência universitária217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.29i97reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2952/2666Direitos autorais 2016 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Docência universitária
title Docência universitária
spellingShingle Docência universitária
Therrien, Jacques
Educação Superior; Formação Docente; Pedagogia Universitária
title_short Docência universitária
title_full Docência universitária
title_fullStr Docência universitária
title_full_unstemmed Docência universitária
title_sort Docência universitária
author Therrien, Jacques
author_facet Therrien, Jacques
Dias, Ana Maria Iório
Leitinho, Meirecele Calíope
author_role author
author2 Dias, Ana Maria Iório
Leitinho, Meirecele Calíope
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Therrien, Jacques
Dias, Ana Maria Iório
Leitinho, Meirecele Calíope
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior; Formação Docente; Pedagogia Universitária
topic Educação Superior; Formação Docente; Pedagogia Universitária
dc.description.none.fl_txt_mv Nas últimas décadas, o debate sobre a formação docente para a Educação Superior tanto em nível nacional como internacional, vem destacando, além da formação para a pesquisa, o domínio do campo pedagógico imprescindível à formação dos profissionais para a docência no ensino superior, assegurando a sua integração aos demais campos disciplinares da ciência. Para a sistematização dessa formação pedagógica, entendemos que a área da Educação, cujas raízes são partes constitutivas da totalidade do ser humano, em busca de emancipação profissional e social, apresenta interfaces multidisciplinares e multiculturais que estabelecem seu diálogo com as peculiaridades próprias às especificidades de cada campo disciplinar. Assim, o tema tem implicações em todos os níveis da educação brasileira. Por isso, os três eixos propostos para a análise da temática Docência universitária coadunam-se com o foco e o escopo desta revista Em Aberto e, além de permitir e estimular o debate sobre assuntos relevantes no campo da educação brasileira, traz opiniões divergentes ou confronto de pontos de vista sobre questões relativas à pedagogia universitária.
description Nas últimas décadas, o debate sobre a formação docente para a Educação Superior tanto em nível nacional como internacional, vem destacando, além da formação para a pesquisa, o domínio do campo pedagógico imprescindível à formação dos profissionais para a docência no ensino superior, assegurando a sua integração aos demais campos disciplinares da ciência. Para a sistematização dessa formação pedagógica, entendemos que a área da Educação, cujas raízes são partes constitutivas da totalidade do ser humano, em busca de emancipação profissional e social, apresenta interfaces multidisciplinares e multiculturais que estabelecem seu diálogo com as peculiaridades próprias às especificidades de cada campo disciplinar. Assim, o tema tem implicações em todos os níveis da educação brasileira. Por isso, os três eixos propostos para a análise da temática Docência universitária coadunam-se com o foco e o escopo desta revista Em Aberto e, além de permitir e estimular o debate sobre assuntos relevantes no campo da educação brasileira, traz opiniões divergentes ou confronto de pontos de vista sobre questões relativas à pedagogia universitária.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2952
10.24109/2176-6673.emaberto.29i97.%p
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2952
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.29i97.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2952/2666
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 29, n. 97 (2016): Docência universitária
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.29i97
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1635981642994548736