Por outras referências no diálogo arquitetura e educação: na pesquisa, no ensino e na produção de espaços educativos escolares e urbanos*

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Faria, Ana Beatriz Goulart
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2588
Resumo: A ampliação do conjunto de referências utilizadas na concepção da arquiteturana sua interface com a educação deve considerar os campos de pesquisa, ensino eprodução dos espaços educativos escolares e urbanos no âmbito das políticas públicasque orientam e regulam essa produção. Coloca-se em questão a necessidade de superaro estado atual de desconexão entre esses campos e a produção de arquitetura escolarpública no Brasil e analisa-se o descompasso entre as referências utilizadas pelaarquitetura no âmbito da universidade e da produção profissional e aquelas que vêmsendo consideradas pelo debate atual em torno da educação pública das crianças e jovensbrasileiros, tanto no meio acadêmico como no governamental. Algumas referências sãoapresentadas para a superação dessas desconexões ao se questionar a atual concepçãohegemônica que relaciona o espaço físico educacional estritamente à edificação escolar,concebida a partir de um programa que tem a sala de aula convencional como o seuprincipal protagonista.
id INEP-1_6f5f4db22183a86180067a7002f32876
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/2588
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling Por outras referências no diálogo arquitetura e educação: na pesquisa, no ensino e na produção de espaços educativos escolares e urbanos*espaços educativos; educação integral; cidade educadora.A ampliação do conjunto de referências utilizadas na concepção da arquiteturana sua interface com a educação deve considerar os campos de pesquisa, ensino eprodução dos espaços educativos escolares e urbanos no âmbito das políticas públicasque orientam e regulam essa produção. Coloca-se em questão a necessidade de superaro estado atual de desconexão entre esses campos e a produção de arquitetura escolarpública no Brasil e analisa-se o descompasso entre as referências utilizadas pelaarquitetura no âmbito da universidade e da produção profissional e aquelas que vêmsendo consideradas pelo debate atual em torno da educação pública das crianças e jovensbrasileiros, tanto no meio acadêmico como no governamental. Algumas referências sãoapresentadas para a superação dessas desconexões ao se questionar a atual concepçãohegemônica que relaciona o espaço físico educacional estritamente à edificação escolar,concebida a partir de um programa que tem a sala de aula convencional como o seuprincipal protagonista.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionaisde Faria, Ana Beatriz Goulart2016-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/258810.24109/2176-6673.emaberto.25i88.2588Em Aberto; v. 25, n. 88 (2012): Políticas de educação integral em jornada ampliada217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.25i88reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2588/2497Direitos autorais 2016 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Por outras referências no diálogo arquitetura e educação: na pesquisa, no ensino e na produção de espaços educativos escolares e urbanos*
title Por outras referências no diálogo arquitetura e educação: na pesquisa, no ensino e na produção de espaços educativos escolares e urbanos*
spellingShingle Por outras referências no diálogo arquitetura e educação: na pesquisa, no ensino e na produção de espaços educativos escolares e urbanos*
de Faria, Ana Beatriz Goulart
espaços educativos; educação integral; cidade educadora.
title_short Por outras referências no diálogo arquitetura e educação: na pesquisa, no ensino e na produção de espaços educativos escolares e urbanos*
title_full Por outras referências no diálogo arquitetura e educação: na pesquisa, no ensino e na produção de espaços educativos escolares e urbanos*
title_fullStr Por outras referências no diálogo arquitetura e educação: na pesquisa, no ensino e na produção de espaços educativos escolares e urbanos*
title_full_unstemmed Por outras referências no diálogo arquitetura e educação: na pesquisa, no ensino e na produção de espaços educativos escolares e urbanos*
title_sort Por outras referências no diálogo arquitetura e educação: na pesquisa, no ensino e na produção de espaços educativos escolares e urbanos*
author de Faria, Ana Beatriz Goulart
author_facet de Faria, Ana Beatriz Goulart
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Faria, Ana Beatriz Goulart
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv espaços educativos; educação integral; cidade educadora.
topic espaços educativos; educação integral; cidade educadora.
dc.description.none.fl_txt_mv A ampliação do conjunto de referências utilizadas na concepção da arquiteturana sua interface com a educação deve considerar os campos de pesquisa, ensino eprodução dos espaços educativos escolares e urbanos no âmbito das políticas públicasque orientam e regulam essa produção. Coloca-se em questão a necessidade de superaro estado atual de desconexão entre esses campos e a produção de arquitetura escolarpública no Brasil e analisa-se o descompasso entre as referências utilizadas pelaarquitetura no âmbito da universidade e da produção profissional e aquelas que vêmsendo consideradas pelo debate atual em torno da educação pública das crianças e jovensbrasileiros, tanto no meio acadêmico como no governamental. Algumas referências sãoapresentadas para a superação dessas desconexões ao se questionar a atual concepçãohegemônica que relaciona o espaço físico educacional estritamente à edificação escolar,concebida a partir de um programa que tem a sala de aula convencional como o seuprincipal protagonista.
description A ampliação do conjunto de referências utilizadas na concepção da arquiteturana sua interface com a educação deve considerar os campos de pesquisa, ensino eprodução dos espaços educativos escolares e urbanos no âmbito das políticas públicasque orientam e regulam essa produção. Coloca-se em questão a necessidade de superaro estado atual de desconexão entre esses campos e a produção de arquitetura escolarpública no Brasil e analisa-se o descompasso entre as referências utilizadas pelaarquitetura no âmbito da universidade e da produção profissional e aquelas que vêmsendo consideradas pelo debate atual em torno da educação pública das crianças e jovensbrasileiros, tanto no meio acadêmico como no governamental. Algumas referências sãoapresentadas para a superação dessas desconexões ao se questionar a atual concepçãohegemônica que relaciona o espaço físico educacional estritamente à edificação escolar,concebida a partir de um programa que tem a sala de aula convencional como o seuprincipal protagonista.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2588
10.24109/2176-6673.emaberto.25i88.2588
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2588
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.25i88.2588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2588/2497
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 25, n. 88 (2012): Políticas de educação integral em jornada ampliada
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.25i88
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1635981642938974208