Por outras referências no diálogo arquitetura e educação: na pesquisa, no ensino e na produção de espaços educativos escolares e urbanos*
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2588 |
Resumo: | A ampliação do conjunto de referências utilizadas na concepção da arquiteturana sua interface com a educação deve considerar os campos de pesquisa, ensino eprodução dos espaços educativos escolares e urbanos no âmbito das políticas públicasque orientam e regulam essa produção. Coloca-se em questão a necessidade de superaro estado atual de desconexão entre esses campos e a produção de arquitetura escolarpública no Brasil e analisa-se o descompasso entre as referências utilizadas pelaarquitetura no âmbito da universidade e da produção profissional e aquelas que vêmsendo consideradas pelo debate atual em torno da educação pública das crianças e jovensbrasileiros, tanto no meio acadêmico como no governamental. Algumas referências sãoapresentadas para a superação dessas desconexões ao se questionar a atual concepçãohegemônica que relaciona o espaço físico educacional estritamente à edificação escolar,concebida a partir de um programa que tem a sala de aula convencional como o seuprincipal protagonista. |
id |
INEP-1_6f5f4db22183a86180067a7002f32876 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/2588 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
Por outras referências no diálogo arquitetura e educação: na pesquisa, no ensino e na produção de espaços educativos escolares e urbanos*espaços educativos; educação integral; cidade educadora.A ampliação do conjunto de referências utilizadas na concepção da arquiteturana sua interface com a educação deve considerar os campos de pesquisa, ensino eprodução dos espaços educativos escolares e urbanos no âmbito das políticas públicasque orientam e regulam essa produção. Coloca-se em questão a necessidade de superaro estado atual de desconexão entre esses campos e a produção de arquitetura escolarpública no Brasil e analisa-se o descompasso entre as referências utilizadas pelaarquitetura no âmbito da universidade e da produção profissional e aquelas que vêmsendo consideradas pelo debate atual em torno da educação pública das crianças e jovensbrasileiros, tanto no meio acadêmico como no governamental. Algumas referências sãoapresentadas para a superação dessas desconexões ao se questionar a atual concepçãohegemônica que relaciona o espaço físico educacional estritamente à edificação escolar,concebida a partir de um programa que tem a sala de aula convencional como o seuprincipal protagonista.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionaisde Faria, Ana Beatriz Goulart2016-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/258810.24109/2176-6673.emaberto.25i88.2588Em Aberto; v. 25, n. 88 (2012): Políticas de educação integral em jornada ampliada217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.25i88reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2588/2497Direitos autorais 2016 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por outras referências no diálogo arquitetura e educação: na pesquisa, no ensino e na produção de espaços educativos escolares e urbanos* |
title |
Por outras referências no diálogo arquitetura e educação: na pesquisa, no ensino e na produção de espaços educativos escolares e urbanos* |
spellingShingle |
Por outras referências no diálogo arquitetura e educação: na pesquisa, no ensino e na produção de espaços educativos escolares e urbanos* de Faria, Ana Beatriz Goulart espaços educativos; educação integral; cidade educadora. |
title_short |
Por outras referências no diálogo arquitetura e educação: na pesquisa, no ensino e na produção de espaços educativos escolares e urbanos* |
title_full |
Por outras referências no diálogo arquitetura e educação: na pesquisa, no ensino e na produção de espaços educativos escolares e urbanos* |
title_fullStr |
Por outras referências no diálogo arquitetura e educação: na pesquisa, no ensino e na produção de espaços educativos escolares e urbanos* |
title_full_unstemmed |
Por outras referências no diálogo arquitetura e educação: na pesquisa, no ensino e na produção de espaços educativos escolares e urbanos* |
title_sort |
Por outras referências no diálogo arquitetura e educação: na pesquisa, no ensino e na produção de espaços educativos escolares e urbanos* |
author |
de Faria, Ana Beatriz Goulart |
author_facet |
de Faria, Ana Beatriz Goulart |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Faria, Ana Beatriz Goulart |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
espaços educativos; educação integral; cidade educadora. |
topic |
espaços educativos; educação integral; cidade educadora. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A ampliação do conjunto de referências utilizadas na concepção da arquiteturana sua interface com a educação deve considerar os campos de pesquisa, ensino eprodução dos espaços educativos escolares e urbanos no âmbito das políticas públicasque orientam e regulam essa produção. Coloca-se em questão a necessidade de superaro estado atual de desconexão entre esses campos e a produção de arquitetura escolarpública no Brasil e analisa-se o descompasso entre as referências utilizadas pelaarquitetura no âmbito da universidade e da produção profissional e aquelas que vêmsendo consideradas pelo debate atual em torno da educação pública das crianças e jovensbrasileiros, tanto no meio acadêmico como no governamental. Algumas referências sãoapresentadas para a superação dessas desconexões ao se questionar a atual concepçãohegemônica que relaciona o espaço físico educacional estritamente à edificação escolar,concebida a partir de um programa que tem a sala de aula convencional como o seuprincipal protagonista. |
description |
A ampliação do conjunto de referências utilizadas na concepção da arquiteturana sua interface com a educação deve considerar os campos de pesquisa, ensino eprodução dos espaços educativos escolares e urbanos no âmbito das políticas públicasque orientam e regulam essa produção. Coloca-se em questão a necessidade de superaro estado atual de desconexão entre esses campos e a produção de arquitetura escolarpública no Brasil e analisa-se o descompasso entre as referências utilizadas pelaarquitetura no âmbito da universidade e da produção profissional e aquelas que vêmsendo consideradas pelo debate atual em torno da educação pública das crianças e jovensbrasileiros, tanto no meio acadêmico como no governamental. Algumas referências sãoapresentadas para a superação dessas desconexões ao se questionar a atual concepçãohegemônica que relaciona o espaço físico educacional estritamente à edificação escolar,concebida a partir de um programa que tem a sala de aula convencional como o seuprincipal protagonista. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2588 10.24109/2176-6673.emaberto.25i88.2588 |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2588 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.25i88.2588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2588/2497 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 25, n. 88 (2012): Políticas de educação integral em jornada ampliada 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.25i88 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1635981642938974208 |