EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADES EDUCADORAS: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS EM CIDADES BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Diniz Gomes, Rafael
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Arteiro Nielsen Azevedo, Giselle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pixo
Texto Completo: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2809
Resumo: A maioria dos programas educacionais no Brasil, principalmente os voltados para as camadas mais pobres da sociedade, teve um caráter de proteção social e de combate à pobreza. Alguns falharam, outros foram interrompidos, seja por interferências políticas e econômicas, e muitos foram modificados de acordo com o desenvolvimento da educação, do cidadão e das cidades. Porém, na atualidade observa-se um grande movimento de retomada do conceito de educação integral, como uma política socioeducativa de assistência social mais adequada para o combate às desigualdades sociais, aliado a propostas de melhoria da qualidade do ensino. Se considerarmos que os processos de formação do ser humano são multidimensionais, ou seja, envolvem dimensões tanto afetivas quanto cognitivas, de maneira integral, com a educação não poderia ser diferente. Este artigo vai abordar o tema da educação integral no Brasil, as cidades educadoras e o reflexo nas políticas socieoeducativas, através de experiências pedagógicas nos municípios brasileiros.
id UFPEL-1_f0298bc890e9b26d1b1ee272ce2b4de8
oai_identifier_str oai:revistas.ufpel.edu.br:article/2809
network_acronym_str UFPEL-1
network_name_str Pixo
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADES EDUCADORAS: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS EM CIDADES BRASILEIRASeducação integralcidades educadorasprograma mais educaçãoA maioria dos programas educacionais no Brasil, principalmente os voltados para as camadas mais pobres da sociedade, teve um caráter de proteção social e de combate à pobreza. Alguns falharam, outros foram interrompidos, seja por interferências políticas e econômicas, e muitos foram modificados de acordo com o desenvolvimento da educação, do cidadão e das cidades. Porém, na atualidade observa-se um grande movimento de retomada do conceito de educação integral, como uma política socioeducativa de assistência social mais adequada para o combate às desigualdades sociais, aliado a propostas de melhoria da qualidade do ensino. Se considerarmos que os processos de formação do ser humano são multidimensionais, ou seja, envolvem dimensões tanto afetivas quanto cognitivas, de maneira integral, com a educação não poderia ser diferente. Este artigo vai abordar o tema da educação integral no Brasil, as cidades educadoras e o reflexo nas políticas socieoeducativas, através de experiências pedagógicas nos municípios brasileiros.Universidade Federal de Pelotas2022-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2809PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 5 n. 16 (2021): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA II (verão); 92-1092526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2809/2218Ferreira Diniz Gomes, RafaelArteiro Nielsen Azevedo, Giselleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-09T10:55:59Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/2809Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2022-10-09T10:55:59Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADES EDUCADORAS: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS EM CIDADES BRASILEIRAS
title EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADES EDUCADORAS: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS EM CIDADES BRASILEIRAS
spellingShingle EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADES EDUCADORAS: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS EM CIDADES BRASILEIRAS
Ferreira Diniz Gomes, Rafael
educação integral
cidades educadoras
programa mais educação
title_short EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADES EDUCADORAS: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS EM CIDADES BRASILEIRAS
title_full EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADES EDUCADORAS: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS EM CIDADES BRASILEIRAS
title_fullStr EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADES EDUCADORAS: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS EM CIDADES BRASILEIRAS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADES EDUCADORAS: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS EM CIDADES BRASILEIRAS
title_sort EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADES EDUCADORAS: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS EM CIDADES BRASILEIRAS
author Ferreira Diniz Gomes, Rafael
author_facet Ferreira Diniz Gomes, Rafael
Arteiro Nielsen Azevedo, Giselle
author_role author
author2 Arteiro Nielsen Azevedo, Giselle
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Diniz Gomes, Rafael
Arteiro Nielsen Azevedo, Giselle
dc.subject.por.fl_str_mv educação integral
cidades educadoras
programa mais educação
topic educação integral
cidades educadoras
programa mais educação
description A maioria dos programas educacionais no Brasil, principalmente os voltados para as camadas mais pobres da sociedade, teve um caráter de proteção social e de combate à pobreza. Alguns falharam, outros foram interrompidos, seja por interferências políticas e econômicas, e muitos foram modificados de acordo com o desenvolvimento da educação, do cidadão e das cidades. Porém, na atualidade observa-se um grande movimento de retomada do conceito de educação integral, como uma política socioeducativa de assistência social mais adequada para o combate às desigualdades sociais, aliado a propostas de melhoria da qualidade do ensino. Se considerarmos que os processos de formação do ser humano são multidimensionais, ou seja, envolvem dimensões tanto afetivas quanto cognitivas, de maneira integral, com a educação não poderia ser diferente. Este artigo vai abordar o tema da educação integral no Brasil, as cidades educadoras e o reflexo nas políticas socieoeducativas, através de experiências pedagógicas nos municípios brasileiros.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2809
url https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2809/2218
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 5 n. 16 (2021): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA II (verão); 92-109
2526-7310
reponame:Pixo
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Pixo
collection Pixo
repository.name.fl_str_mv Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv revistapixo@gmail.com
_version_ 1801212063456952320