EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADES EDUCADORAS: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS EM CIDADES BRASILEIRAS
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Pixo |
Texto Completo: | https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2809 |
Resumo: | A maioria dos programas educacionais no Brasil, principalmente os voltados para as camadas mais pobres da sociedade, teve um caráter de proteção social e de combate à pobreza. Alguns falharam, outros foram interrompidos, seja por interferências políticas e econômicas, e muitos foram modificados de acordo com o desenvolvimento da educação, do cidadão e das cidades. Porém, na atualidade observa-se um grande movimento de retomada do conceito de educação integral, como uma política socioeducativa de assistência social mais adequada para o combate às desigualdades sociais, aliado a propostas de melhoria da qualidade do ensino. Se considerarmos que os processos de formação do ser humano são multidimensionais, ou seja, envolvem dimensões tanto afetivas quanto cognitivas, de maneira integral, com a educação não poderia ser diferente. Este artigo vai abordar o tema da educação integral no Brasil, as cidades educadoras e o reflexo nas políticas socieoeducativas, através de experiências pedagógicas nos municípios brasileiros. |
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