A pedagogia de projeto em educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terroso, Adriana Miriam
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1305
Resumo: Atualmente é habitual verificarmos a existência de pelo menos um projeto desenvolvido em cada sala de jardim-de-infância. No entanto, existe uma enorme distância entre a suposição do que será trabalhar a pedagogia do projeto e a sua colocação em prática enquanto futura profissional de educação pré-escolar. Esta é uma pedagogia bastante enriquecedora para crianças e adultos e promove diversos aspetos que são fundamentais ao desenvolvimento de indivíduos de sucesso como, por exemplo, o trabalho cooperativo, a pesquisa e investigação, a resolução de problemas, a autonomia, autoconfiança, entre outros. Nesta perspetiva é fundamental aos educadores de infância aprofundarem o seu conhecimento sobre esta pedagogia para poderem coloca-la em prática pois, desta forma, estarão certamente a promover o desenvolvimento equilibrado das crianças e a contribuir para a sua formação enquanto cidadãos ativos, responsáveis e bem-sucedidos. Este documento relata a intervenção realizada no âmbito do trabalho de projeto. ABSTRACT Currently it is customary to verify the existence of at least one project developed in each room-garden for children. However, there is a huge gap between the assumption of what will work pedagogy project and putting it into practice as future professional preschool education. This is a very enriching pedagogy for children and adults and promotes various aspects that are fundamental to the development of successful individuals, eg, cooperative work, research and investigation, problem solving, autonomy, self-confidence, among others. This perspective is critical to early childhood educators deepen their knowledge of this pedagogy and puts it into practice in your group of children because in this way, will certainly promote the balanced development of them and contribute to their training as active citizens, responsible and successful.
id RCAP_de71c8336eaab5d20c3967bc06bbbdfd
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1305
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A pedagogia de projeto em educação pré-escolarEducação pré-escolarPedagogia de projetoAtualmente é habitual verificarmos a existência de pelo menos um projeto desenvolvido em cada sala de jardim-de-infância. No entanto, existe uma enorme distância entre a suposição do que será trabalhar a pedagogia do projeto e a sua colocação em prática enquanto futura profissional de educação pré-escolar. Esta é uma pedagogia bastante enriquecedora para crianças e adultos e promove diversos aspetos que são fundamentais ao desenvolvimento de indivíduos de sucesso como, por exemplo, o trabalho cooperativo, a pesquisa e investigação, a resolução de problemas, a autonomia, autoconfiança, entre outros. Nesta perspetiva é fundamental aos educadores de infância aprofundarem o seu conhecimento sobre esta pedagogia para poderem coloca-la em prática pois, desta forma, estarão certamente a promover o desenvolvimento equilibrado das crianças e a contribuir para a sua formação enquanto cidadãos ativos, responsáveis e bem-sucedidos. Este documento relata a intervenção realizada no âmbito do trabalho de projeto. ABSTRACT Currently it is customary to verify the existence of at least one project developed in each room-garden for children. However, there is a huge gap between the assumption of what will work pedagogy project and putting it into practice as future professional preschool education. This is a very enriching pedagogy for children and adults and promotes various aspects that are fundamental to the development of successful individuals, eg, cooperative work, research and investigation, problem solving, autonomy, self-confidence, among others. This perspective is critical to early childhood educators deepen their knowledge of this pedagogy and puts it into practice in your group of children because in this way, will certainly promote the balanced development of them and contribute to their training as active citizens, responsible and successful.2013-11-12T12:32:26Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1305TID:201470683porTerroso, Adriana Miriaminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-18T06:56:27Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-18T06:56:27Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia de projeto em educação pré-escolar
title A pedagogia de projeto em educação pré-escolar
spellingShingle A pedagogia de projeto em educação pré-escolar
Terroso, Adriana Miriam
Educação pré-escolar
Pedagogia de projeto
title_short A pedagogia de projeto em educação pré-escolar
title_full A pedagogia de projeto em educação pré-escolar
title_fullStr A pedagogia de projeto em educação pré-escolar
title_full_unstemmed A pedagogia de projeto em educação pré-escolar
title_sort A pedagogia de projeto em educação pré-escolar
author Terroso, Adriana Miriam
author_facet Terroso, Adriana Miriam
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Terroso, Adriana Miriam
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Pedagogia de projeto
topic Educação pré-escolar
Pedagogia de projeto
description Atualmente é habitual verificarmos a existência de pelo menos um projeto desenvolvido em cada sala de jardim-de-infância. No entanto, existe uma enorme distância entre a suposição do que será trabalhar a pedagogia do projeto e a sua colocação em prática enquanto futura profissional de educação pré-escolar. Esta é uma pedagogia bastante enriquecedora para crianças e adultos e promove diversos aspetos que são fundamentais ao desenvolvimento de indivíduos de sucesso como, por exemplo, o trabalho cooperativo, a pesquisa e investigação, a resolução de problemas, a autonomia, autoconfiança, entre outros. Nesta perspetiva é fundamental aos educadores de infância aprofundarem o seu conhecimento sobre esta pedagogia para poderem coloca-la em prática pois, desta forma, estarão certamente a promover o desenvolvimento equilibrado das crianças e a contribuir para a sua formação enquanto cidadãos ativos, responsáveis e bem-sucedidos. Este documento relata a intervenção realizada no âmbito do trabalho de projeto. ABSTRACT Currently it is customary to verify the existence of at least one project developed in each room-garden for children. However, there is a huge gap between the assumption of what will work pedagogy project and putting it into practice as future professional preschool education. This is a very enriching pedagogy for children and adults and promotes various aspects that are fundamental to the development of successful individuals, eg, cooperative work, research and investigation, problem solving, autonomy, self-confidence, among others. This perspective is critical to early childhood educators deepen their knowledge of this pedagogy and puts it into practice in your group of children because in this way, will certainly promote the balanced development of them and contribute to their training as active citizens, responsible and successful.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-12T12:32:26Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1305
TID:201470683
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1305
identifier_str_mv TID:201470683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543295581028352