Clima escolar e resiliência: a escola como lugar de paz em tempo integral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2595 |
Resumo: | A relação entre clima escolar e promoção da resiliência, em situaçõestraumáticas caracterizadas pela violência, é analisada a partir do primeiro caso deassassinatos em série numa escola brasileira. O clima escolar interfere na constituiçãode resiliência para o alunado, sobretudo em escolas em tempo integral, desde quenum modelo que propicie a reflexão sobre o cotidiano escolar como fator deaprendizagem diante de adversidades e situações traumáticas. |
id |
INEP-1_9b19797abc2a273ec175a58a29d92241 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/2595 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
Clima escolar e resiliência: a escola como lugar de paz em tempo integralclima escolar; resiliência; trauma; violência; escola em tempo integral.A relação entre clima escolar e promoção da resiliência, em situaçõestraumáticas caracterizadas pela violência, é analisada a partir do primeiro caso deassassinatos em série numa escola brasileira. O clima escolar interfere na constituiçãode resiliência para o alunado, sobretudo em escolas em tempo integral, desde quenum modelo que propicie a reflexão sobre o cotidiano escolar como fator deaprendizagem diante de adversidades e situações traumáticas.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionaisde Andrade, Fernando Cézar Bezerra2016-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/259510.24109/2176-6673.emaberto.25i88.2595Em Aberto; v. 25, n. 88 (2012): Políticas de educação integral em jornada ampliada217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.25i88reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2595/2505Direitos autorais 2016 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Clima escolar e resiliência: a escola como lugar de paz em tempo integral |
title |
Clima escolar e resiliência: a escola como lugar de paz em tempo integral |
spellingShingle |
Clima escolar e resiliência: a escola como lugar de paz em tempo integral de Andrade, Fernando Cézar Bezerra clima escolar; resiliência; trauma; violência; escola em tempo integral. |
title_short |
Clima escolar e resiliência: a escola como lugar de paz em tempo integral |
title_full |
Clima escolar e resiliência: a escola como lugar de paz em tempo integral |
title_fullStr |
Clima escolar e resiliência: a escola como lugar de paz em tempo integral |
title_full_unstemmed |
Clima escolar e resiliência: a escola como lugar de paz em tempo integral |
title_sort |
Clima escolar e resiliência: a escola como lugar de paz em tempo integral |
author |
de Andrade, Fernando Cézar Bezerra |
author_facet |
de Andrade, Fernando Cézar Bezerra |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Andrade, Fernando Cézar Bezerra |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
clima escolar; resiliência; trauma; violência; escola em tempo integral. |
topic |
clima escolar; resiliência; trauma; violência; escola em tempo integral. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A relação entre clima escolar e promoção da resiliência, em situaçõestraumáticas caracterizadas pela violência, é analisada a partir do primeiro caso deassassinatos em série numa escola brasileira. O clima escolar interfere na constituiçãode resiliência para o alunado, sobretudo em escolas em tempo integral, desde quenum modelo que propicie a reflexão sobre o cotidiano escolar como fator deaprendizagem diante de adversidades e situações traumáticas. |
description |
A relação entre clima escolar e promoção da resiliência, em situaçõestraumáticas caracterizadas pela violência, é analisada a partir do primeiro caso deassassinatos em série numa escola brasileira. O clima escolar interfere na constituiçãode resiliência para o alunado, sobretudo em escolas em tempo integral, desde quenum modelo que propicie a reflexão sobre o cotidiano escolar como fator deaprendizagem diante de adversidades e situações traumáticas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2595 10.24109/2176-6673.emaberto.25i88.2595 |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2595 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.25i88.2595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2595/2505 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 25, n. 88 (2012): Políticas de educação integral em jornada ampliada 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.25i88 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1635981642947362816 |