Clima escolar e resiliência: a escola como lugar de paz em tempo integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Andrade, Fernando Cézar Bezerra
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2595
Resumo: A relação entre clima escolar e promoção da resiliência, em situaçõestraumáticas caracterizadas pela violência, é analisada a partir do primeiro caso deassassinatos em série numa escola brasileira. O clima escolar interfere na constituiçãode resiliência para o alunado, sobretudo em escolas em tempo integral, desde quenum modelo que propicie a reflexão sobre o cotidiano escolar como fator deaprendizagem diante de adversidades e situações traumáticas.
id INEP-1_9b19797abc2a273ec175a58a29d92241
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/2595
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling Clima escolar e resiliência: a escola como lugar de paz em tempo integralclima escolar; resiliência; trauma; violência; escola em tempo integral.A relação entre clima escolar e promoção da resiliência, em situaçõestraumáticas caracterizadas pela violência, é analisada a partir do primeiro caso deassassinatos em série numa escola brasileira. O clima escolar interfere na constituiçãode resiliência para o alunado, sobretudo em escolas em tempo integral, desde quenum modelo que propicie a reflexão sobre o cotidiano escolar como fator deaprendizagem diante de adversidades e situações traumáticas.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionaisde Andrade, Fernando Cézar Bezerra2016-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/259510.24109/2176-6673.emaberto.25i88.2595Em Aberto; v. 25, n. 88 (2012): Políticas de educação integral em jornada ampliada217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.25i88reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2595/2505Direitos autorais 2016 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Clima escolar e resiliência: a escola como lugar de paz em tempo integral
title Clima escolar e resiliência: a escola como lugar de paz em tempo integral
spellingShingle Clima escolar e resiliência: a escola como lugar de paz em tempo integral
de Andrade, Fernando Cézar Bezerra
clima escolar; resiliência; trauma; violência; escola em tempo integral.
title_short Clima escolar e resiliência: a escola como lugar de paz em tempo integral
title_full Clima escolar e resiliência: a escola como lugar de paz em tempo integral
title_fullStr Clima escolar e resiliência: a escola como lugar de paz em tempo integral
title_full_unstemmed Clima escolar e resiliência: a escola como lugar de paz em tempo integral
title_sort Clima escolar e resiliência: a escola como lugar de paz em tempo integral
author de Andrade, Fernando Cézar Bezerra
author_facet de Andrade, Fernando Cézar Bezerra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Andrade, Fernando Cézar Bezerra
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv clima escolar; resiliência; trauma; violência; escola em tempo integral.
topic clima escolar; resiliência; trauma; violência; escola em tempo integral.
dc.description.none.fl_txt_mv A relação entre clima escolar e promoção da resiliência, em situaçõestraumáticas caracterizadas pela violência, é analisada a partir do primeiro caso deassassinatos em série numa escola brasileira. O clima escolar interfere na constituiçãode resiliência para o alunado, sobretudo em escolas em tempo integral, desde quenum modelo que propicie a reflexão sobre o cotidiano escolar como fator deaprendizagem diante de adversidades e situações traumáticas.
description A relação entre clima escolar e promoção da resiliência, em situaçõestraumáticas caracterizadas pela violência, é analisada a partir do primeiro caso deassassinatos em série numa escola brasileira. O clima escolar interfere na constituiçãode resiliência para o alunado, sobretudo em escolas em tempo integral, desde quenum modelo que propicie a reflexão sobre o cotidiano escolar como fator deaprendizagem diante de adversidades e situações traumáticas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2595
10.24109/2176-6673.emaberto.25i88.2595
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2595
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.25i88.2595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2595/2505
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 25, n. 88 (2012): Políticas de educação integral em jornada ampliada
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.25i88
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1635981642947362816