As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Maria Carmen Silveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Quadros, Vanessa da Silva Rocha de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3358
Resumo: O processo de retirada de fraldas na escola de educação infantil, um ambiente marcado pela vida cotidiana coletiva, é problematizado, visando compreender por que são adotadas certas maneiras e posturas em detrimento de outras. A prática diária de retirada de fraldas é um tema esquecido ou pouco estudado no âmbito acadêmico da pedagogia, assim, este estudo baseia-se nos seguintes questionamentos: existe um momento certo para a retirada de fraldas? Quem o define? Como o define? Qual a relação entre essa prática social e a discussão curricular na educação infantil? 
id INEP-1_9d61638df3396b69f18cdd84b045b4c8
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/3358
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricularcurrículo; cotidiano escolar; educação infantil; retirada de fraldas.educação infantil; retirada de fraldasO processo de retirada de fraldas na escola de educação infantil, um ambiente marcado pela vida cotidiana coletiva, é problematizado, visando compreender por que são adotadas certas maneiras e posturas em detrimento de outras. A prática diária de retirada de fraldas é um tema esquecido ou pouco estudado no âmbito acadêmico da pedagogia, assim, este estudo baseia-se nos seguintes questionamentos: existe um momento certo para a retirada de fraldas? Quem o define? Como o define? Qual a relação entre essa prática social e a discussão curricular na educação infantil? Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisCNPQBarbosa, Maria Carmen SilveiraQuadros, Vanessa da Silva Rocha de2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/335810.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3358Em Aberto; v. 30, n. 100 (2017): Pedagogia do cotidiano na (e da) educação infantil217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.30i100reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3358/pdfDireitos autorais 2017 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular
title As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular
spellingShingle As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular
Barbosa, Maria Carmen Silveira
currículo; cotidiano escolar; educação infantil; retirada de fraldas.
educação infantil; retirada de fraldas
title_short As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular
title_full As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular
title_fullStr As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular
title_full_unstemmed As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular
title_sort As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular
author Barbosa, Maria Carmen Silveira
author_facet Barbosa, Maria Carmen Silveira
Quadros, Vanessa da Silva Rocha de
author_role author
author2 Quadros, Vanessa da Silva Rocha de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPQ
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
Quadros, Vanessa da Silva Rocha de
dc.subject.por.fl_str_mv currículo; cotidiano escolar; educação infantil; retirada de fraldas.
educação infantil; retirada de fraldas
topic currículo; cotidiano escolar; educação infantil; retirada de fraldas.
educação infantil; retirada de fraldas
dc.description.none.fl_txt_mv O processo de retirada de fraldas na escola de educação infantil, um ambiente marcado pela vida cotidiana coletiva, é problematizado, visando compreender por que são adotadas certas maneiras e posturas em detrimento de outras. A prática diária de retirada de fraldas é um tema esquecido ou pouco estudado no âmbito acadêmico da pedagogia, assim, este estudo baseia-se nos seguintes questionamentos: existe um momento certo para a retirada de fraldas? Quem o define? Como o define? Qual a relação entre essa prática social e a discussão curricular na educação infantil? 
description O processo de retirada de fraldas na escola de educação infantil, um ambiente marcado pela vida cotidiana coletiva, é problematizado, visando compreender por que são adotadas certas maneiras e posturas em detrimento de outras. A prática diária de retirada de fraldas é um tema esquecido ou pouco estudado no âmbito acadêmico da pedagogia, assim, este estudo baseia-se nos seguintes questionamentos: existe um momento certo para a retirada de fraldas? Quem o define? Como o define? Qual a relação entre essa prática social e a discussão curricular na educação infantil? 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3358
10.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3358
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3358
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3358/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 30, n. 100 (2017): Pedagogia do cotidiano na (e da) educação infantil
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.30i100
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1635981643364696064