As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3358 |
Resumo: | O processo de retirada de fraldas na escola de educação infantil, um ambiente marcado pela vida cotidiana coletiva, é problematizado, visando compreender por que são adotadas certas maneiras e posturas em detrimento de outras. A prática diária de retirada de fraldas é um tema esquecido ou pouco estudado no âmbito acadêmico da pedagogia, assim, este estudo baseia-se nos seguintes questionamentos: existe um momento certo para a retirada de fraldas? Quem o define? Como o define? Qual a relação entre essa prática social e a discussão curricular na educação infantil? |
id |
INEP-1_9d61638df3396b69f18cdd84b045b4c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/3358 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricularcurrículo; cotidiano escolar; educação infantil; retirada de fraldas.educação infantil; retirada de fraldasO processo de retirada de fraldas na escola de educação infantil, um ambiente marcado pela vida cotidiana coletiva, é problematizado, visando compreender por que são adotadas certas maneiras e posturas em detrimento de outras. A prática diária de retirada de fraldas é um tema esquecido ou pouco estudado no âmbito acadêmico da pedagogia, assim, este estudo baseia-se nos seguintes questionamentos: existe um momento certo para a retirada de fraldas? Quem o define? Como o define? Qual a relação entre essa prática social e a discussão curricular na educação infantil? Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisCNPQBarbosa, Maria Carmen SilveiraQuadros, Vanessa da Silva Rocha de2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/335810.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3358Em Aberto; v. 30, n. 100 (2017): Pedagogia do cotidiano na (e da) educação infantil217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.30i100reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3358/pdfDireitos autorais 2017 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular |
title |
As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular |
spellingShingle |
As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular Barbosa, Maria Carmen Silveira currículo; cotidiano escolar; educação infantil; retirada de fraldas. educação infantil; retirada de fraldas |
title_short |
As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular |
title_full |
As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular |
title_fullStr |
As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular |
title_full_unstemmed |
As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular |
title_sort |
As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular |
author |
Barbosa, Maria Carmen Silveira |
author_facet |
Barbosa, Maria Carmen Silveira Quadros, Vanessa da Silva Rocha de |
author_role |
author |
author2 |
Quadros, Vanessa da Silva Rocha de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPQ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Maria Carmen Silveira Quadros, Vanessa da Silva Rocha de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
currículo; cotidiano escolar; educação infantil; retirada de fraldas. educação infantil; retirada de fraldas |
topic |
currículo; cotidiano escolar; educação infantil; retirada de fraldas. educação infantil; retirada de fraldas |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O processo de retirada de fraldas na escola de educação infantil, um ambiente marcado pela vida cotidiana coletiva, é problematizado, visando compreender por que são adotadas certas maneiras e posturas em detrimento de outras. A prática diária de retirada de fraldas é um tema esquecido ou pouco estudado no âmbito acadêmico da pedagogia, assim, este estudo baseia-se nos seguintes questionamentos: existe um momento certo para a retirada de fraldas? Quem o define? Como o define? Qual a relação entre essa prática social e a discussão curricular na educação infantil? |
description |
O processo de retirada de fraldas na escola de educação infantil, um ambiente marcado pela vida cotidiana coletiva, é problematizado, visando compreender por que são adotadas certas maneiras e posturas em detrimento de outras. A prática diária de retirada de fraldas é um tema esquecido ou pouco estudado no âmbito acadêmico da pedagogia, assim, este estudo baseia-se nos seguintes questionamentos: existe um momento certo para a retirada de fraldas? Quem o define? Como o define? Qual a relação entre essa prática social e a discussão curricular na educação infantil? |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3358 10.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3358 |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3358 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3358/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 30, n. 100 (2017): Pedagogia do cotidiano na (e da) educação infantil 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.30i100 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1635981643364696064 |