O ABANDONO DA DOCÊNCIA POR PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS INICIANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Volney GIULIATO, Mauro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: FELDKERCHER, Nadiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470
Resumo: No trabalho objetivamos compreender os motivos do abandono da docência das professoras iniciantes na educação superior. A pesquisa, qualitativa e empírica, utilizou entrevistas para a coleta de dados junto a cinco ex-professoras com até cinco anos de experiência na docência superior, as quais se desligaram da profissão por adversidades profissionais e pessoais. O abandono docente é o fim de um longo processo de lutas que envolve múltiplas intercorrências, relacionadas ao nível pessoal, profissional e institucional. Ressaltamos a importância do acompanhamento do ingresso na carreira e de ações formativas que contribuam com a construção de identidades docentes e ambientes de trabalho favoráveis.
id UFMT-3_e3cad0eb7940070036e889202ed85048
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/12470
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling O ABANDONO DA DOCÊNCIA POR PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS INICIANTESAbandono docenteEducação superiorProfessoras iniciantesPedagogia universitáriaNo trabalho objetivamos compreender os motivos do abandono da docência das professoras iniciantes na educação superior. A pesquisa, qualitativa e empírica, utilizou entrevistas para a coleta de dados junto a cinco ex-professoras com até cinco anos de experiência na docência superior, as quais se desligaram da profissão por adversidades profissionais e pessoais. O abandono docente é o fim de um longo processo de lutas que envolve múltiplas intercorrências, relacionadas ao nível pessoal, profissional e institucional. Ressaltamos a importância do acompanhamento do ingresso na carreira e de ações formativas que contribuam com a construção de identidades docentes e ambientes de trabalho favoráveis.Universidade Federal de Mato Grosso2021-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1247010.29286/rep.v30ijan/dez.12470Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-222238-20970104-596210.29286/rep.v30ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470/10092https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470/10923https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470/10924https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470/10925https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470/10927https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470/10926Copyright (c) 2021 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessVolney GIULIATO, Mauro FELDKERCHER, Nadiane 2022-03-24T19:09:13Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/12470Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2022-03-24T19:09:13Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O ABANDONO DA DOCÊNCIA POR PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS INICIANTES
title O ABANDONO DA DOCÊNCIA POR PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS INICIANTES
spellingShingle O ABANDONO DA DOCÊNCIA POR PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS INICIANTES
Volney GIULIATO, Mauro
Abandono docente
Educação superior
Professoras iniciantes
Pedagogia universitária
title_short O ABANDONO DA DOCÊNCIA POR PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS INICIANTES
title_full O ABANDONO DA DOCÊNCIA POR PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS INICIANTES
title_fullStr O ABANDONO DA DOCÊNCIA POR PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS INICIANTES
title_full_unstemmed O ABANDONO DA DOCÊNCIA POR PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS INICIANTES
title_sort O ABANDONO DA DOCÊNCIA POR PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS INICIANTES
author Volney GIULIATO, Mauro
author_facet Volney GIULIATO, Mauro
FELDKERCHER, Nadiane
author_role author
author2 FELDKERCHER, Nadiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Volney GIULIATO, Mauro
FELDKERCHER, Nadiane
dc.subject.por.fl_str_mv Abandono docente
Educação superior
Professoras iniciantes
Pedagogia universitária
topic Abandono docente
Educação superior
Professoras iniciantes
Pedagogia universitária
description No trabalho objetivamos compreender os motivos do abandono da docência das professoras iniciantes na educação superior. A pesquisa, qualitativa e empírica, utilizou entrevistas para a coleta de dados junto a cinco ex-professoras com até cinco anos de experiência na docência superior, as quais se desligaram da profissão por adversidades profissionais e pessoais. O abandono docente é o fim de um longo processo de lutas que envolve múltiplas intercorrências, relacionadas ao nível pessoal, profissional e institucional. Ressaltamos a importância do acompanhamento do ingresso na carreira e de ações formativas que contribuam com a construção de identidades docentes e ambientes de trabalho favoráveis.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470
10.29286/rep.v30ijan/dez.12470
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470
identifier_str_mv 10.29286/rep.v30ijan/dez.12470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470/10092
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470/10923
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470/10924
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470/10925
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470/10927
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470/10926
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-22
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v30ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711217486397440