Pedagogia-em-Participação: a documentação pedagógica no âmago da instituição dos direitos da criança no cotidiano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3391 |
Resumo: | A documentação pedagógica pode se constituir como garante, no cotidiano educativo, do direito da criança à participação, concretizado na coconstrução de sua jornada de aprendizagem. A desconstrução da pedagogia convencional é passo essencial para a reconstrução das pedagogias participativas, especificamente da Pedagogia-em-Participação. Os diferentes papéis da documentação nessa pedagogia são referidos, destacando-se o seu papel nos processos de desenvolvimento profissional e de autorregulação da função docente, de modo a garantir os direitos da criança no cotidiano pedagógico. |
id |
INEP-1_a105c92ffb355e8e3e0c70252a78e89a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/3391 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
Pedagogia-em-Participação: a documentação pedagógica no âmago da instituição dos direitos da criança no cotidianodocumentação pedagógica; cotidiano pedagógico; mediação pedagógica; intencionalidade educativa; Pedagogia-em-Participação.educação infantil; documentação pedagógica.A documentação pedagógica pode se constituir como garante, no cotidiano educativo, do direito da criança à participação, concretizado na coconstrução de sua jornada de aprendizagem. A desconstrução da pedagogia convencional é passo essencial para a reconstrução das pedagogias participativas, especificamente da Pedagogia-em-Participação. Os diferentes papéis da documentação nessa pedagogia são referidos, destacando-se o seu papel nos processos de desenvolvimento profissional e de autorregulação da função docente, de modo a garantir os direitos da criança no cotidiano pedagógico.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisOliveira-Formosinho, JúliaFormosinho, João2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/339110.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3391Em Aberto; v. 30, n. 100 (2017): Pedagogia do cotidiano na (e da) educação infantil217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.30i100reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3391/pdfDireitos autorais 2017 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia-em-Participação: a documentação pedagógica no âmago da instituição dos direitos da criança no cotidiano |
title |
Pedagogia-em-Participação: a documentação pedagógica no âmago da instituição dos direitos da criança no cotidiano |
spellingShingle |
Pedagogia-em-Participação: a documentação pedagógica no âmago da instituição dos direitos da criança no cotidiano Oliveira-Formosinho, Júlia documentação pedagógica; cotidiano pedagógico; mediação pedagógica; intencionalidade educativa; Pedagogia-em-Participação. educação infantil; documentação pedagógica. |
title_short |
Pedagogia-em-Participação: a documentação pedagógica no âmago da instituição dos direitos da criança no cotidiano |
title_full |
Pedagogia-em-Participação: a documentação pedagógica no âmago da instituição dos direitos da criança no cotidiano |
title_fullStr |
Pedagogia-em-Participação: a documentação pedagógica no âmago da instituição dos direitos da criança no cotidiano |
title_full_unstemmed |
Pedagogia-em-Participação: a documentação pedagógica no âmago da instituição dos direitos da criança no cotidiano |
title_sort |
Pedagogia-em-Participação: a documentação pedagógica no âmago da instituição dos direitos da criança no cotidiano |
author |
Oliveira-Formosinho, Júlia |
author_facet |
Oliveira-Formosinho, Júlia Formosinho, João |
author_role |
author |
author2 |
Formosinho, João |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira-Formosinho, Júlia Formosinho, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
documentação pedagógica; cotidiano pedagógico; mediação pedagógica; intencionalidade educativa; Pedagogia-em-Participação. educação infantil; documentação pedagógica. |
topic |
documentação pedagógica; cotidiano pedagógico; mediação pedagógica; intencionalidade educativa; Pedagogia-em-Participação. educação infantil; documentação pedagógica. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A documentação pedagógica pode se constituir como garante, no cotidiano educativo, do direito da criança à participação, concretizado na coconstrução de sua jornada de aprendizagem. A desconstrução da pedagogia convencional é passo essencial para a reconstrução das pedagogias participativas, especificamente da Pedagogia-em-Participação. Os diferentes papéis da documentação nessa pedagogia são referidos, destacando-se o seu papel nos processos de desenvolvimento profissional e de autorregulação da função docente, de modo a garantir os direitos da criança no cotidiano pedagógico. |
description |
A documentação pedagógica pode se constituir como garante, no cotidiano educativo, do direito da criança à participação, concretizado na coconstrução de sua jornada de aprendizagem. A desconstrução da pedagogia convencional é passo essencial para a reconstrução das pedagogias participativas, especificamente da Pedagogia-em-Participação. Os diferentes papéis da documentação nessa pedagogia são referidos, destacando-se o seu papel nos processos de desenvolvimento profissional e de autorregulação da função docente, de modo a garantir os direitos da criança no cotidiano pedagógico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3391 10.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3391 |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3391 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3391/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 30, n. 100 (2017): Pedagogia do cotidiano na (e da) educação infantil 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.30i100 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1635981643331141632 |