Como dialogar se as diferenças estão silenciadas na escola?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroca, Carolyna
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2747
Resumo: O livro Diferenças silenciadas, como exposto em sua apresentação, é resultado de pesquisas individuais e coletivas, concluídas e em andamento, no Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Culturas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Gecec/PUC-Rio). O que congrega as investigações é a temática do preconceito e da discriminação e suas possibilidades de superação no campo daeducação. Os pesquisadores partem da premissa de que o silenciamento e a nãoaceitação das diferenças são os geradores das diversas situações de violência nocotidiano escolar e apresentam, em nove capítulos, alguns dos silenciamentos maisfrequentes no ambiente formal de ensino, além de possibilidades de atuação eestratégias para a superação dessas situações que negam vez e voz à diferença
id INEP-1_e6d2d6cd29ab689c0935f1b17e39de0e
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/2747
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling Como dialogar se as diferenças estão silenciadas na escola?O livro Diferenças silenciadas, como exposto em sua apresentação, é resultado de pesquisas individuais e coletivas, concluídas e em andamento, no Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Culturas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Gecec/PUC-Rio). O que congrega as investigações é a temática do preconceito e da discriminação e suas possibilidades de superação no campo daeducação. Os pesquisadores partem da premissa de que o silenciamento e a nãoaceitação das diferenças são os geradores das diversas situações de violência nocotidiano escolar e apresentam, em nove capítulos, alguns dos silenciamentos maisfrequentes no ambiente formal de ensino, além de possibilidades de atuação eestratégias para a superação dessas situações que negam vez e voz à diferençaInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisBarroca, Carolyna2016-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/274710.24109/2176-6673.emaberto.29i95.2747Em Aberto; v. 29, n. 95 (2016): Diferenças e educação: um enfoque cultural217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.29i95reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2747/2558Direitos autorais 2016 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Como dialogar se as diferenças estão silenciadas na escola?
title Como dialogar se as diferenças estão silenciadas na escola?
spellingShingle Como dialogar se as diferenças estão silenciadas na escola?
Barroca, Carolyna
title_short Como dialogar se as diferenças estão silenciadas na escola?
title_full Como dialogar se as diferenças estão silenciadas na escola?
title_fullStr Como dialogar se as diferenças estão silenciadas na escola?
title_full_unstemmed Como dialogar se as diferenças estão silenciadas na escola?
title_sort Como dialogar se as diferenças estão silenciadas na escola?
author Barroca, Carolyna
author_facet Barroca, Carolyna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroca, Carolyna
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.description.none.fl_txt_mv O livro Diferenças silenciadas, como exposto em sua apresentação, é resultado de pesquisas individuais e coletivas, concluídas e em andamento, no Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Culturas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Gecec/PUC-Rio). O que congrega as investigações é a temática do preconceito e da discriminação e suas possibilidades de superação no campo daeducação. Os pesquisadores partem da premissa de que o silenciamento e a nãoaceitação das diferenças são os geradores das diversas situações de violência nocotidiano escolar e apresentam, em nove capítulos, alguns dos silenciamentos maisfrequentes no ambiente formal de ensino, além de possibilidades de atuação eestratégias para a superação dessas situações que negam vez e voz à diferença
description O livro Diferenças silenciadas, como exposto em sua apresentação, é resultado de pesquisas individuais e coletivas, concluídas e em andamento, no Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Culturas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Gecec/PUC-Rio). O que congrega as investigações é a temática do preconceito e da discriminação e suas possibilidades de superação no campo daeducação. Os pesquisadores partem da premissa de que o silenciamento e a nãoaceitação das diferenças são os geradores das diversas situações de violência nocotidiano escolar e apresentam, em nove capítulos, alguns dos silenciamentos maisfrequentes no ambiente formal de ensino, além de possibilidades de atuação eestratégias para a superação dessas situações que negam vez e voz à diferença
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2747
10.24109/2176-6673.emaberto.29i95.2747
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2747
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.29i95.2747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2747/2558
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 29, n. 95 (2016): Diferenças e educação: um enfoque cultural
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.29i95
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1635981642965188608