Como dialogar se as diferenças estão silenciadas na escola?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2747 |
Resumo: | O livro Diferenças silenciadas, como exposto em sua apresentação, é resultado de pesquisas individuais e coletivas, concluídas e em andamento, no Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Culturas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Gecec/PUC-Rio). O que congrega as investigações é a temática do preconceito e da discriminação e suas possibilidades de superação no campo daeducação. Os pesquisadores partem da premissa de que o silenciamento e a nãoaceitação das diferenças são os geradores das diversas situações de violência nocotidiano escolar e apresentam, em nove capítulos, alguns dos silenciamentos maisfrequentes no ambiente formal de ensino, além de possibilidades de atuação eestratégias para a superação dessas situações que negam vez e voz à diferença |
id |
INEP-1_e6d2d6cd29ab689c0935f1b17e39de0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/2747 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
Como dialogar se as diferenças estão silenciadas na escola?O livro Diferenças silenciadas, como exposto em sua apresentação, é resultado de pesquisas individuais e coletivas, concluídas e em andamento, no Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Culturas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Gecec/PUC-Rio). O que congrega as investigações é a temática do preconceito e da discriminação e suas possibilidades de superação no campo daeducação. Os pesquisadores partem da premissa de que o silenciamento e a nãoaceitação das diferenças são os geradores das diversas situações de violência nocotidiano escolar e apresentam, em nove capítulos, alguns dos silenciamentos maisfrequentes no ambiente formal de ensino, além de possibilidades de atuação eestratégias para a superação dessas situações que negam vez e voz à diferençaInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisBarroca, Carolyna2016-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/274710.24109/2176-6673.emaberto.29i95.2747Em Aberto; v. 29, n. 95 (2016): Diferenças e educação: um enfoque cultural217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.29i95reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2747/2558Direitos autorais 2016 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como dialogar se as diferenças estão silenciadas na escola? |
title |
Como dialogar se as diferenças estão silenciadas na escola? |
spellingShingle |
Como dialogar se as diferenças estão silenciadas na escola? Barroca, Carolyna |
title_short |
Como dialogar se as diferenças estão silenciadas na escola? |
title_full |
Como dialogar se as diferenças estão silenciadas na escola? |
title_fullStr |
Como dialogar se as diferenças estão silenciadas na escola? |
title_full_unstemmed |
Como dialogar se as diferenças estão silenciadas na escola? |
title_sort |
Como dialogar se as diferenças estão silenciadas na escola? |
author |
Barroca, Carolyna |
author_facet |
Barroca, Carolyna |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barroca, Carolyna |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
O livro Diferenças silenciadas, como exposto em sua apresentação, é resultado de pesquisas individuais e coletivas, concluídas e em andamento, no Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Culturas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Gecec/PUC-Rio). O que congrega as investigações é a temática do preconceito e da discriminação e suas possibilidades de superação no campo daeducação. Os pesquisadores partem da premissa de que o silenciamento e a nãoaceitação das diferenças são os geradores das diversas situações de violência nocotidiano escolar e apresentam, em nove capítulos, alguns dos silenciamentos maisfrequentes no ambiente formal de ensino, além de possibilidades de atuação eestratégias para a superação dessas situações que negam vez e voz à diferença |
description |
O livro Diferenças silenciadas, como exposto em sua apresentação, é resultado de pesquisas individuais e coletivas, concluídas e em andamento, no Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Culturas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Gecec/PUC-Rio). O que congrega as investigações é a temática do preconceito e da discriminação e suas possibilidades de superação no campo daeducação. Os pesquisadores partem da premissa de que o silenciamento e a nãoaceitação das diferenças são os geradores das diversas situações de violência nocotidiano escolar e apresentam, em nove capítulos, alguns dos silenciamentos maisfrequentes no ambiente formal de ensino, além de possibilidades de atuação eestratégias para a superação dessas situações que negam vez e voz à diferença |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2747 10.24109/2176-6673.emaberto.29i95.2747 |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2747 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.29i95.2747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2747/2558 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 29, n. 95 (2016): Diferenças e educação: um enfoque cultural 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.29i95 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1635981642965188608 |