O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André, Marli
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Almeida, Patrícia, Hobold, Marcia, Ambrosetti, Neusa, Passos, Laurizete, Manrique, Ana Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2838
Resumo: Resumo O texto discute dados de uma pesquisa que focaliza o trabalho do professor formador. Optou-se por discutir, neste artigo, os principais desafios apontados pelos professores bem como as estratégias por eles utilizadas no enfrentamento das novas demandas ao seu trabalho. Foram realizados quatro estudos de caso em universidades de diferentes regiões do país, públicas e privadas. Foram entrevistados 53 professores formadores e analisados projetos pedagógicos. Os resultados das análises revelaram muitas mudanças no alunado que busca os cursos de formação, o que leva os professores formadores a reconstruir seus saberes e práticas. Essas mudanças não são incorporadas pelos projetos institucionais, deixando à iniciativa individual dos formadores a tarefa de enfrentá-las. Palavras-chave: trabalho docente, professor formador, contexto institucional, mudanças sociais Abstract The teacher educator teaching work in face of educational reforms and in the current context of a changing world This paper discusses research data that focuses on the work of the teacher educator. We chose to discuss in this article, the main challenges the teacher educators must face and the strategies they use in coping with the new demands on their work. We conducted four case studies in universities located in different regions of the country, public and private. We interviewed 53 teacher educators and reviewed documents. The results of the analysis revealed many changes in students who enter teacher education courses, which lead the teacher educators to reconstruct their knowledge and practices. These changes are not incorporated by institutional projects, leaving to individual teachers the burden of addressing them. Keywords: teaching work, teacher educator, institutional environment, social changes
id INEP-2_08f0e5bb1ec5840bd59d5709cce1da42
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/2838
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneoResumo O texto discute dados de uma pesquisa que focaliza o trabalho do professor formador. Optou-se por discutir, neste artigo, os principais desafios apontados pelos professores bem como as estratégias por eles utilizadas no enfrentamento das novas demandas ao seu trabalho. Foram realizados quatro estudos de caso em universidades de diferentes regiões do país, públicas e privadas. Foram entrevistados 53 professores formadores e analisados projetos pedagógicos. Os resultados das análises revelaram muitas mudanças no alunado que busca os cursos de formação, o que leva os professores formadores a reconstruir seus saberes e práticas. Essas mudanças não são incorporadas pelos projetos institucionais, deixando à iniciativa individual dos formadores a tarefa de enfrentá-las. Palavras-chave: trabalho docente, professor formador, contexto institucional, mudanças sociais Abstract The teacher educator teaching work in face of educational reforms and in the current context of a changing world This paper discusses research data that focuses on the work of the teacher educator. We chose to discuss in this article, the main challenges the teacher educators must face and the strategies they use in coping with the new demands on their work. We conducted four case studies in universities located in different regions of the country, public and private. We interviewed 53 teacher educators and reviewed documents. The results of the analysis revealed many changes in students who enter teacher education courses, which lead the teacher educators to reconstruct their knowledge and practices. These changes are not incorporated by institutional projects, leaving to individual teachers the burden of addressing them. Keywords: teaching work, teacher educator, institutional environment, social changesINEP2010-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/283810.24109/2176-6681.rbep.91i227.606Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 91 n. 227 (2010)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 91 Núm. 227 (2010)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 91 No 227 (2010)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.91i227reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2838/257310.24109/2176-6681.rbep.91i227.2573André, MarliAlmeida, PatríciaHobold, MarciaAmbrosetti, NeusaPassos, LaurizeteManrique, Ana Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:51:36Zoai:ojs3.inep:article/2838Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:51:36Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo
title O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo
spellingShingle O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo
André, Marli
title_short O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo
title_full O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo
title_fullStr O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo
title_full_unstemmed O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo
title_sort O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo
author André, Marli
author_facet André, Marli
Almeida, Patrícia
Hobold, Marcia
Ambrosetti, Neusa
Passos, Laurizete
Manrique, Ana Lúcia
author_role author
author2 Almeida, Patrícia
Hobold, Marcia
Ambrosetti, Neusa
Passos, Laurizete
Manrique, Ana Lúcia
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv André, Marli
Almeida, Patrícia
Hobold, Marcia
Ambrosetti, Neusa
Passos, Laurizete
Manrique, Ana Lúcia
description Resumo O texto discute dados de uma pesquisa que focaliza o trabalho do professor formador. Optou-se por discutir, neste artigo, os principais desafios apontados pelos professores bem como as estratégias por eles utilizadas no enfrentamento das novas demandas ao seu trabalho. Foram realizados quatro estudos de caso em universidades de diferentes regiões do país, públicas e privadas. Foram entrevistados 53 professores formadores e analisados projetos pedagógicos. Os resultados das análises revelaram muitas mudanças no alunado que busca os cursos de formação, o que leva os professores formadores a reconstruir seus saberes e práticas. Essas mudanças não são incorporadas pelos projetos institucionais, deixando à iniciativa individual dos formadores a tarefa de enfrentá-las. Palavras-chave: trabalho docente, professor formador, contexto institucional, mudanças sociais Abstract The teacher educator teaching work in face of educational reforms and in the current context of a changing world This paper discusses research data that focuses on the work of the teacher educator. We chose to discuss in this article, the main challenges the teacher educators must face and the strategies they use in coping with the new demands on their work. We conducted four case studies in universities located in different regions of the country, public and private. We interviewed 53 teacher educators and reviewed documents. The results of the analysis revealed many changes in students who enter teacher education courses, which lead the teacher educators to reconstruct their knowledge and practices. These changes are not incorporated by institutional projects, leaving to individual teachers the burden of addressing them. Keywords: teaching work, teacher educator, institutional environment, social changes
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2838
10.24109/2176-6681.rbep.91i227.606
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2838
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.91i227.606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2838/2573
10.24109/2176-6681.rbep.91i227.2573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 91 n. 227 (2010)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 91 Núm. 227 (2010)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 91 No 227 (2010)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.91i227
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701881815040