O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2838 |
Resumo: | Resumo O texto discute dados de uma pesquisa que focaliza o trabalho do professor formador. Optou-se por discutir, neste artigo, os principais desafios apontados pelos professores bem como as estratégias por eles utilizadas no enfrentamento das novas demandas ao seu trabalho. Foram realizados quatro estudos de caso em universidades de diferentes regiões do país, públicas e privadas. Foram entrevistados 53 professores formadores e analisados projetos pedagógicos. Os resultados das análises revelaram muitas mudanças no alunado que busca os cursos de formação, o que leva os professores formadores a reconstruir seus saberes e práticas. Essas mudanças não são incorporadas pelos projetos institucionais, deixando à iniciativa individual dos formadores a tarefa de enfrentá-las. Palavras-chave: trabalho docente, professor formador, contexto institucional, mudanças sociais Abstract The teacher educator teaching work in face of educational reforms and in the current context of a changing world This paper discusses research data that focuses on the work of the teacher educator. We chose to discuss in this article, the main challenges the teacher educators must face and the strategies they use in coping with the new demands on their work. We conducted four case studies in universities located in different regions of the country, public and private. We interviewed 53 teacher educators and reviewed documents. The results of the analysis revealed many changes in students who enter teacher education courses, which lead the teacher educators to reconstruct their knowledge and practices. These changes are not incorporated by institutional projects, leaving to individual teachers the burden of addressing them. Keywords: teaching work, teacher educator, institutional environment, social changes |
id |
INEP-2_08f0e5bb1ec5840bd59d5709cce1da42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/2838 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneoResumo O texto discute dados de uma pesquisa que focaliza o trabalho do professor formador. Optou-se por discutir, neste artigo, os principais desafios apontados pelos professores bem como as estratégias por eles utilizadas no enfrentamento das novas demandas ao seu trabalho. Foram realizados quatro estudos de caso em universidades de diferentes regiões do país, públicas e privadas. Foram entrevistados 53 professores formadores e analisados projetos pedagógicos. Os resultados das análises revelaram muitas mudanças no alunado que busca os cursos de formação, o que leva os professores formadores a reconstruir seus saberes e práticas. Essas mudanças não são incorporadas pelos projetos institucionais, deixando à iniciativa individual dos formadores a tarefa de enfrentá-las. Palavras-chave: trabalho docente, professor formador, contexto institucional, mudanças sociais Abstract The teacher educator teaching work in face of educational reforms and in the current context of a changing world This paper discusses research data that focuses on the work of the teacher educator. We chose to discuss in this article, the main challenges the teacher educators must face and the strategies they use in coping with the new demands on their work. We conducted four case studies in universities located in different regions of the country, public and private. We interviewed 53 teacher educators and reviewed documents. The results of the analysis revealed many changes in students who enter teacher education courses, which lead the teacher educators to reconstruct their knowledge and practices. These changes are not incorporated by institutional projects, leaving to individual teachers the burden of addressing them. Keywords: teaching work, teacher educator, institutional environment, social changesINEP2010-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/283810.24109/2176-6681.rbep.91i227.606Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 91 n. 227 (2010)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 91 Núm. 227 (2010)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 91 No 227 (2010)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.91i227reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2838/257310.24109/2176-6681.rbep.91i227.2573André, MarliAlmeida, PatríciaHobold, MarciaAmbrosetti, NeusaPassos, LaurizeteManrique, Ana Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:51:36Zoai:ojs3.inep:article/2838Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:51:36Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo |
title |
O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo |
spellingShingle |
O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo André, Marli |
title_short |
O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo |
title_full |
O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo |
title_fullStr |
O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo |
title_full_unstemmed |
O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo |
title_sort |
O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo |
author |
André, Marli |
author_facet |
André, Marli Almeida, Patrícia Hobold, Marcia Ambrosetti, Neusa Passos, Laurizete Manrique, Ana Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Patrícia Hobold, Marcia Ambrosetti, Neusa Passos, Laurizete Manrique, Ana Lúcia |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
André, Marli Almeida, Patrícia Hobold, Marcia Ambrosetti, Neusa Passos, Laurizete Manrique, Ana Lúcia |
description |
Resumo O texto discute dados de uma pesquisa que focaliza o trabalho do professor formador. Optou-se por discutir, neste artigo, os principais desafios apontados pelos professores bem como as estratégias por eles utilizadas no enfrentamento das novas demandas ao seu trabalho. Foram realizados quatro estudos de caso em universidades de diferentes regiões do país, públicas e privadas. Foram entrevistados 53 professores formadores e analisados projetos pedagógicos. Os resultados das análises revelaram muitas mudanças no alunado que busca os cursos de formação, o que leva os professores formadores a reconstruir seus saberes e práticas. Essas mudanças não são incorporadas pelos projetos institucionais, deixando à iniciativa individual dos formadores a tarefa de enfrentá-las. Palavras-chave: trabalho docente, professor formador, contexto institucional, mudanças sociais Abstract The teacher educator teaching work in face of educational reforms and in the current context of a changing world This paper discusses research data that focuses on the work of the teacher educator. We chose to discuss in this article, the main challenges the teacher educators must face and the strategies they use in coping with the new demands on their work. We conducted four case studies in universities located in different regions of the country, public and private. We interviewed 53 teacher educators and reviewed documents. The results of the analysis revealed many changes in students who enter teacher education courses, which lead the teacher educators to reconstruct their knowledge and practices. These changes are not incorporated by institutional projects, leaving to individual teachers the burden of addressing them. Keywords: teaching work, teacher educator, institutional environment, social changes |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2838 10.24109/2176-6681.rbep.91i227.606 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2838 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.91i227.606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2838/2573 10.24109/2176-6681.rbep.91i227.2573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 91 n. 227 (2010) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 91 Núm. 227 (2010) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 91 No 227 (2010) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.91i227 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951701881815040 |