Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das Ciências Biológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1455 |
Resumo: | Analisa as proposições de Piaget para se pensar a epistemologia da Biologia e as diferenças epistemológicas dessa ciência em relação à Matemática e à Física. Retomando o debate de Piaget acerca das epistemologias das ciências, a autora apresenta aspectos da psicogênese e sociogênese da Biologia realçando as diferenças epistemológicas que devem ser consideradas para a iniciação ao ensino dessa ciência. Palavras-chave: epistemologia da biologia; epistemologia genética; ensino de ciências e biologia. Abstract The paper analyzes the proposals of Piaget concerning the epistemology of Biology and the epistemological differences of this science in relation to Mathematics and Physics. Resuming the debate of Piaget about the epistemologies of sciences, the author presents aspects of psychogenesis and psychogenesis of Biology enhancing the epistemological differences that must be considered for the teaching of this science. Keywords: epistemology of biology; genetic epistemology; teaching of sciences and biology. |
id |
INEP-2_0c05832ad6efff0e4e7e9761de0eac27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1455 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das Ciências BiológicasAnalisa as proposições de Piaget para se pensar a epistemologia da Biologia e as diferenças epistemológicas dessa ciência em relação à Matemática e à Física. Retomando o debate de Piaget acerca das epistemologias das ciências, a autora apresenta aspectos da psicogênese e sociogênese da Biologia realçando as diferenças epistemológicas que devem ser consideradas para a iniciação ao ensino dessa ciência. Palavras-chave: epistemologia da biologia; epistemologia genética; ensino de ciências e biologia. Abstract The paper analyzes the proposals of Piaget concerning the epistemology of Biology and the epistemological differences of this science in relation to Mathematics and Physics. Resuming the debate of Piaget about the epistemologies of sciences, the author presents aspects of psychogenesis and psychogenesis of Biology enhancing the epistemological differences that must be considered for the teaching of this science. Keywords: epistemology of biology; genetic epistemology; teaching of sciences and biology.INEP2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/145510.24109/2176-6681.rbep.88i218.763Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 218 (2007)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 218 (2007)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 218 (2007)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.88i218reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1455/119410.24109/2176-6681.rbep.88i218.1194Bellini, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:10:42Zoai:ojs3.inep:article/1455Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:10:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das Ciências Biológicas |
title |
Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das Ciências Biológicas |
spellingShingle |
Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das Ciências Biológicas Bellini, Marta |
title_short |
Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das Ciências Biológicas |
title_full |
Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das Ciências Biológicas |
title_fullStr |
Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das Ciências Biológicas |
title_full_unstemmed |
Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das Ciências Biológicas |
title_sort |
Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das Ciências Biológicas |
author |
Bellini, Marta |
author_facet |
Bellini, Marta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bellini, Marta |
description |
Analisa as proposições de Piaget para se pensar a epistemologia da Biologia e as diferenças epistemológicas dessa ciência em relação à Matemática e à Física. Retomando o debate de Piaget acerca das epistemologias das ciências, a autora apresenta aspectos da psicogênese e sociogênese da Biologia realçando as diferenças epistemológicas que devem ser consideradas para a iniciação ao ensino dessa ciência. Palavras-chave: epistemologia da biologia; epistemologia genética; ensino de ciências e biologia. Abstract The paper analyzes the proposals of Piaget concerning the epistemology of Biology and the epistemological differences of this science in relation to Mathematics and Physics. Resuming the debate of Piaget about the epistemologies of sciences, the author presents aspects of psychogenesis and psychogenesis of Biology enhancing the epistemological differences that must be considered for the teaching of this science. Keywords: epistemology of biology; genetic epistemology; teaching of sciences and biology. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1455 10.24109/2176-6681.rbep.88i218.763 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1455 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.88i218.763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1455/1194 10.24109/2176-6681.rbep.88i218.1194 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 218 (2007) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 218 (2007) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 218 (2007) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.88i218 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951701452947456 |