Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das Ciências Biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bellini, Marta
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1455
Resumo: Analisa as proposições de Piaget para se pensar a epistemologia da Biologia e as diferenças epistemológicas dessa ciência em relação à Matemática e à Física. Retomando o debate de Piaget acerca das epistemologias das ciências, a autora apresenta aspectos da psicogênese e sociogênese da Biologia realçando as diferenças epistemológicas que devem ser consideradas para a iniciação ao ensino dessa ciência. Palavras-chave: epistemologia da biologia; epistemologia genética; ensino de ciências e biologia. Abstract The paper analyzes the proposals of Piaget concerning the epistemology of Biology and the epistemological differences of this science in relation to Mathematics and Physics. Resuming the debate of Piaget about the epistemologies of sciences, the author presents aspects of psychogenesis and psychogenesis of Biology enhancing the epistemological differences that must be considered for the teaching of this science. Keywords: epistemology of biology; genetic epistemology; teaching of sciences and biology.
id INEP-2_0c05832ad6efff0e4e7e9761de0eac27
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1455
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das Ciências BiológicasAnalisa as proposições de Piaget para se pensar a epistemologia da Biologia e as diferenças epistemológicas dessa ciência em relação à Matemática e à Física. Retomando o debate de Piaget acerca das epistemologias das ciências, a autora apresenta aspectos da psicogênese e sociogênese da Biologia realçando as diferenças epistemológicas que devem ser consideradas para a iniciação ao ensino dessa ciência. Palavras-chave: epistemologia da biologia; epistemologia genética; ensino de ciências e biologia. Abstract The paper analyzes the proposals of Piaget concerning the epistemology of Biology and the epistemological differences of this science in relation to Mathematics and Physics. Resuming the debate of Piaget about the epistemologies of sciences, the author presents aspects of psychogenesis and psychogenesis of Biology enhancing the epistemological differences that must be considered for the teaching of this science. Keywords: epistemology of biology; genetic epistemology; teaching of sciences and biology.INEP2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/145510.24109/2176-6681.rbep.88i218.763Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 218 (2007)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 218 (2007)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 218 (2007)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.88i218reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1455/119410.24109/2176-6681.rbep.88i218.1194Bellini, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:10:42Zoai:ojs3.inep:article/1455Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:10:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das Ciências Biológicas
title Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das Ciências Biológicas
spellingShingle Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das Ciências Biológicas
Bellini, Marta
title_short Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das Ciências Biológicas
title_full Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das Ciências Biológicas
title_fullStr Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das Ciências Biológicas
title_full_unstemmed Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das Ciências Biológicas
title_sort Epistemologia da Biologia: para se pensar a iniciação ao ensino das Ciências Biológicas
author Bellini, Marta
author_facet Bellini, Marta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bellini, Marta
description Analisa as proposições de Piaget para se pensar a epistemologia da Biologia e as diferenças epistemológicas dessa ciência em relação à Matemática e à Física. Retomando o debate de Piaget acerca das epistemologias das ciências, a autora apresenta aspectos da psicogênese e sociogênese da Biologia realçando as diferenças epistemológicas que devem ser consideradas para a iniciação ao ensino dessa ciência. Palavras-chave: epistemologia da biologia; epistemologia genética; ensino de ciências e biologia. Abstract The paper analyzes the proposals of Piaget concerning the epistemology of Biology and the epistemological differences of this science in relation to Mathematics and Physics. Resuming the debate of Piaget about the epistemologies of sciences, the author presents aspects of psychogenesis and psychogenesis of Biology enhancing the epistemological differences that must be considered for the teaching of this science. Keywords: epistemology of biology; genetic epistemology; teaching of sciences and biology.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1455
10.24109/2176-6681.rbep.88i218.763
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1455
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.88i218.763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1455/1194
10.24109/2176-6681.rbep.88i218.1194
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 218 (2007)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 218 (2007)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 218 (2007)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.88i218
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701452947456