Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1365 |
Resumo: | Discuti potencialidades dos casos de ensino como instrumentos possíveis de serem utilizados em programas de formação inicial de professores para as primeiras séries do ensino fundamental e para a educação infantil. Fundamenta em pesquisa-intervenção, de natureza qualitativa, desenvolvida em curso de formação de professores. Os resultados apontam possibilidades formativas dos casos de ensino em processos de aprendizagem profissional docente e explicitam conhecimentos profissionais de futuras professoras. Palavras-chave: formação de professores; casos de ensino; transferência de conhecimentos; docentes. Abstract This article discusses the potentialities of teaching cases as possible instruments to be used in teachers' education programs for the early childhood education and the first four years of primary school. It is based on research-intervention, of qualitative nature, developed in teachers' education course. The results point the formative possibilities of the teaching cases in processes of teaching professional learning and indicate professional knowledge of future teachers. Keywords: teachers' education; teaching cases; teachers' knowledge. |
id |
INEP-2_1186f932accc51f0ac2835da37cdfca1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1365 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docenteDiscuti potencialidades dos casos de ensino como instrumentos possíveis de serem utilizados em programas de formação inicial de professores para as primeiras séries do ensino fundamental e para a educação infantil. Fundamenta em pesquisa-intervenção, de natureza qualitativa, desenvolvida em curso de formação de professores. Os resultados apontam possibilidades formativas dos casos de ensino em processos de aprendizagem profissional docente e explicitam conhecimentos profissionais de futuras professoras. Palavras-chave: formação de professores; casos de ensino; transferência de conhecimentos; docentes. Abstract This article discusses the potentialities of teaching cases as possible instruments to be used in teachers' education programs for the early childhood education and the first four years of primary school. It is based on research-intervention, of qualitative nature, developed in teachers' education course. The results point the formative possibilities of the teaching cases in processes of teaching professional learning and indicate professional knowledge of future teachers. Keywords: teachers' education; teaching cases; teachers' knowledge.INEP2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/136510.24109/2176-6681.rbep.83i203-04-05.906Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 83 n. 203-04-05 (2002)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 83 Núm. 203-04-05 (2002)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 83 No 203-04-05 (2002)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.83i203-04-05reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1365/110410.24109/2176-6681.rbep.83i203-04-05.1104Nono, MaéviMizukami, Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:33:04Zoai:ojs3.inep:article/1365Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:33:04Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente |
title |
Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente |
spellingShingle |
Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente Nono, Maévi |
title_short |
Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente |
title_full |
Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente |
title_fullStr |
Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente |
title_full_unstemmed |
Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente |
title_sort |
Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente |
author |
Nono, Maévi |
author_facet |
Nono, Maévi Mizukami, Maria |
author_role |
author |
author2 |
Mizukami, Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nono, Maévi Mizukami, Maria |
description |
Discuti potencialidades dos casos de ensino como instrumentos possíveis de serem utilizados em programas de formação inicial de professores para as primeiras séries do ensino fundamental e para a educação infantil. Fundamenta em pesquisa-intervenção, de natureza qualitativa, desenvolvida em curso de formação de professores. Os resultados apontam possibilidades formativas dos casos de ensino em processos de aprendizagem profissional docente e explicitam conhecimentos profissionais de futuras professoras. Palavras-chave: formação de professores; casos de ensino; transferência de conhecimentos; docentes. Abstract This article discusses the potentialities of teaching cases as possible instruments to be used in teachers' education programs for the early childhood education and the first four years of primary school. It is based on research-intervention, of qualitative nature, developed in teachers' education course. The results point the formative possibilities of the teaching cases in processes of teaching professional learning and indicate professional knowledge of future teachers. Keywords: teachers' education; teaching cases; teachers' knowledge. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1365 10.24109/2176-6681.rbep.83i203-04-05.906 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1365 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.83i203-04-05.906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1365/1104 10.24109/2176-6681.rbep.83i203-04-05.1104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 83 n. 203-04-05 (2002) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 83 Núm. 203-04-05 (2002) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 83 No 203-04-05 (2002) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.83i203-04-05 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951701069168640 |