Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nono, Maévi
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Mizukami, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1365
Resumo: Discuti potencialidades dos casos de ensino como instrumentos possíveis de serem utilizados em programas de formação inicial de professores para as primeiras séries do ensino fundamental e para a educação infantil. Fundamenta em pesquisa-intervenção, de natureza qualitativa, desenvolvida em curso de formação de professores. Os resultados apontam possibilidades formativas dos casos de ensino em processos de aprendizagem profissional docente e explicitam conhecimentos profissionais de futuras professoras. Palavras-chave: formação de professores; casos de ensino; transferência de conhecimentos; docentes. Abstract This article discusses the potentialities of teaching cases as possible instruments to be used in teachers' education programs for the early childhood education and the first four years of primary school. It is based on research-intervention, of qualitative nature, developed in teachers' education course. The results point the formative possibilities of the teaching cases in processes of teaching professional learning and indicate professional knowledge of future teachers. Keywords: teachers' education; teaching cases; teachers' knowledge.
id INEP-2_1186f932accc51f0ac2835da37cdfca1
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1365
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docenteDiscuti potencialidades dos casos de ensino como instrumentos possíveis de serem utilizados em programas de formação inicial de professores para as primeiras séries do ensino fundamental e para a educação infantil. Fundamenta em pesquisa-intervenção, de natureza qualitativa, desenvolvida em curso de formação de professores. Os resultados apontam possibilidades formativas dos casos de ensino em processos de aprendizagem profissional docente e explicitam conhecimentos profissionais de futuras professoras. Palavras-chave: formação de professores; casos de ensino; transferência de conhecimentos; docentes. Abstract This article discusses the potentialities of teaching cases as possible instruments to be used in teachers' education programs for the early childhood education and the first four years of primary school. It is based on research-intervention, of qualitative nature, developed in teachers' education course. The results point the formative possibilities of the teaching cases in processes of teaching professional learning and indicate professional knowledge of future teachers. Keywords: teachers' education; teaching cases; teachers' knowledge.INEP2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/136510.24109/2176-6681.rbep.83i203-04-05.906Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 83 n. 203-04-05 (2002)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 83 Núm. 203-04-05 (2002)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 83 No 203-04-05 (2002)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.83i203-04-05reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1365/110410.24109/2176-6681.rbep.83i203-04-05.1104Nono, MaéviMizukami, Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:33:04Zoai:ojs3.inep:article/1365Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:33:04Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente
title Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente
spellingShingle Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente
Nono, Maévi
title_short Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente
title_full Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente
title_fullStr Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente
title_full_unstemmed Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente
title_sort Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente
author Nono, Maévi
author_facet Nono, Maévi
Mizukami, Maria
author_role author
author2 Mizukami, Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nono, Maévi
Mizukami, Maria
description Discuti potencialidades dos casos de ensino como instrumentos possíveis de serem utilizados em programas de formação inicial de professores para as primeiras séries do ensino fundamental e para a educação infantil. Fundamenta em pesquisa-intervenção, de natureza qualitativa, desenvolvida em curso de formação de professores. Os resultados apontam possibilidades formativas dos casos de ensino em processos de aprendizagem profissional docente e explicitam conhecimentos profissionais de futuras professoras. Palavras-chave: formação de professores; casos de ensino; transferência de conhecimentos; docentes. Abstract This article discusses the potentialities of teaching cases as possible instruments to be used in teachers' education programs for the early childhood education and the first four years of primary school. It is based on research-intervention, of qualitative nature, developed in teachers' education course. The results point the formative possibilities of the teaching cases in processes of teaching professional learning and indicate professional knowledge of future teachers. Keywords: teachers' education; teaching cases; teachers' knowledge.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1365
10.24109/2176-6681.rbep.83i203-04-05.906
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1365
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.83i203-04-05.906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1365/1104
10.24109/2176-6681.rbep.83i203-04-05.1104
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 83 n. 203-04-05 (2002)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 83 Núm. 203-04-05 (2002)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 83 No 203-04-05 (2002)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.83i203-04-05
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701069168640