Social representations developed by high-school students about environmental issues

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Carmo, Tânia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Oliveira Magalhães Júnior, Carlos Alberto, Michellan Kiouranis, Neide Maria, da Silva Triani, Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3304
Resumo: A investigação refere-se às representações sociais de alunos do ensino médio sobre problemas ambientais de uma cidade do noroeste do Paraná e foi motivada pela importância da inserção, no ensino de ciências, das questões ambientais, bem como do seu reconhecimento para a tomada de atitudes. Os dados foram recolhidos por meio da técnica de evocação livre de palavras e analisados segundo a abordagem estruturalista da Teoria das Representações Sociais, em uma turma de primeiro e outra de terceiro ano do ensino médio. Conclui que, nas duas turmas investigadas, há indícios de representações sociais naturalistas dos problemas ambientais.
id INEP-2_2a188801f6d39ba5f5e6db39226dccaf
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3304
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Social representations developed by high-school students about environmental issuesRepresentações sociais de estudantes do ensino médio sobre problemas ambientaisscience teachingenvironmenttheory of social representations.ensino de ciênciasmeio ambienteteoria das representações sociais.A investigação refere-se às representações sociais de alunos do ensino médio sobre problemas ambientais de uma cidade do noroeste do Paraná e foi motivada pela importância da inserção, no ensino de ciências, das questões ambientais, bem como do seu reconhecimento para a tomada de atitudes. Os dados foram recolhidos por meio da técnica de evocação livre de palavras e analisados segundo a abordagem estruturalista da Teoria das Representações Sociais, em uma turma de primeiro e outra de terceiro ano do ensino médio. Conclui que, nas duas turmas investigadas, há indícios de representações sociais naturalistas dos problemas ambientais.This article presents research findings on possible social representations developed by high-school students about the environmental problems of a city in the northwestern Paraná. Reflections on the importance of incorporating environment-related topics in science teaching has motived this work’s investigative efforts, as well as the importance of a social recognition of those topics in the action-taking processes. Data collection was undertaken through the word free evocation technique and analyzed in accordance to the structuralist approach of the Theory of Social Representations, in first and second year high-school classes. Results reveal an ongoing necessity of striving for a teaching style that stirs new environment notions, in which social factors are acknowledged as existent; since, through the considerations in the study, it was indicated that two of the classes investigated harbor naturalistic social representations of environmental issues. Thus, this study aims to contribute to the search for reflections and actions that permeate socioenvironmental issues. INEP2018-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/330410.24109/2176-6681.rbep.99i252.3411Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 99 n. 252 (2018)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 99 Núm. 252 (2018)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 99 No 252 (2018)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.99i252reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3304/303910.24109/2176-6681.rbep.99i252.3039do Carmo, Tâniade Oliveira Magalhães Júnior, Carlos AlbertoMichellan Kiouranis, Neide Mariada Silva Triani, Felipeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-30T12:54:13Zoai:ojs3.inep:article/3304Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2022-06-30T12:54:13Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Social representations developed by high-school students about environmental issues
Representações sociais de estudantes do ensino médio sobre problemas ambientais
title Social representations developed by high-school students about environmental issues
spellingShingle Social representations developed by high-school students about environmental issues
do Carmo, Tânia
science teaching
environment
theory of social representations.
ensino de ciências
meio ambiente
teoria das representações sociais.
title_short Social representations developed by high-school students about environmental issues
title_full Social representations developed by high-school students about environmental issues
title_fullStr Social representations developed by high-school students about environmental issues
title_full_unstemmed Social representations developed by high-school students about environmental issues
title_sort Social representations developed by high-school students about environmental issues
author do Carmo, Tânia
author_facet do Carmo, Tânia
de Oliveira Magalhães Júnior, Carlos Alberto
Michellan Kiouranis, Neide Maria
da Silva Triani, Felipe
author_role author
author2 de Oliveira Magalhães Júnior, Carlos Alberto
Michellan Kiouranis, Neide Maria
da Silva Triani, Felipe
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Carmo, Tânia
de Oliveira Magalhães Júnior, Carlos Alberto
Michellan Kiouranis, Neide Maria
da Silva Triani, Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv science teaching
environment
theory of social representations.
ensino de ciências
meio ambiente
teoria das representações sociais.
topic science teaching
environment
theory of social representations.
ensino de ciências
meio ambiente
teoria das representações sociais.
description A investigação refere-se às representações sociais de alunos do ensino médio sobre problemas ambientais de uma cidade do noroeste do Paraná e foi motivada pela importância da inserção, no ensino de ciências, das questões ambientais, bem como do seu reconhecimento para a tomada de atitudes. Os dados foram recolhidos por meio da técnica de evocação livre de palavras e analisados segundo a abordagem estruturalista da Teoria das Representações Sociais, em uma turma de primeiro e outra de terceiro ano do ensino médio. Conclui que, nas duas turmas investigadas, há indícios de representações sociais naturalistas dos problemas ambientais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3304
10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3411
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3304
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3304/3039
10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3039
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 99 n. 252 (2018)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 99 Núm. 252 (2018)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 99 No 252 (2018)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.99i252
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701991915520