Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruno, Lúcia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3605
Resumo: Aborda o processo de implementação das políticas de educação indígena no Brasil nas últimas décadas e discute as contradições que emergem do encontro de duas lógicas sociais antagônicas: a que afirma a organização social das comunidades indígenas alicerçada sobre os princípios da reciprocidade e da solidariedade e a lógica burocrática que orienta as ações do Ministério da Educação (MEC) e das secretarias de Educação nos âmbitos estadual e municipal. Essas contradições colocam novos desafios para as comunidades indígenas em vários níveis e dimensões. Sendo pesquisa em andamento, limita-se a problematizar aspectos centrais a partir da literatura sobre a temática e de observações de pesquisa de campo realizada na aldeia Krucutu, em Parelheiros-SP, no primeiro semestre de 2009.
id INEP-2_3ea05a59752ab18bb4bc4ad275d6c9b7
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3605
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidadesAborda o processo de implementação das políticas de educação indígena no Brasil nas últimas décadas e discute as contradições que emergem do encontro de duas lógicas sociais antagônicas: a que afirma a organização social das comunidades indígenas alicerçada sobre os princípios da reciprocidade e da solidariedade e a lógica burocrática que orienta as ações do Ministério da Educação (MEC) e das secretarias de Educação nos âmbitos estadual e municipal. Essas contradições colocam novos desafios para as comunidades indígenas em vários níveis e dimensões. Sendo pesquisa em andamento, limita-se a problematizar aspectos centrais a partir da literatura sobre a temática e de observações de pesquisa de campo realizada na aldeia Krucutu, em Parelheiros-SP, no primeiro semestre de 2009.INEP2012-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/360510.24109/2176-6681.rbep.92i232.671Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 232 (2011)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 232 (2011)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 232 (2011)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.92i232reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3605/334010.24109/2176-6681.rbep.92i232.3340Bruno, Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:37:17Zoai:ojs3.inep:article/3605Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:37:17Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidades
title Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidades
spellingShingle Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidades
Bruno, Lúcia
title_short Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidades
title_full Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidades
title_fullStr Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidades
title_full_unstemmed Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidades
title_sort Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidades
author Bruno, Lúcia
author_facet Bruno, Lúcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruno, Lúcia
description Aborda o processo de implementação das políticas de educação indígena no Brasil nas últimas décadas e discute as contradições que emergem do encontro de duas lógicas sociais antagônicas: a que afirma a organização social das comunidades indígenas alicerçada sobre os princípios da reciprocidade e da solidariedade e a lógica burocrática que orienta as ações do Ministério da Educação (MEC) e das secretarias de Educação nos âmbitos estadual e municipal. Essas contradições colocam novos desafios para as comunidades indígenas em vários níveis e dimensões. Sendo pesquisa em andamento, limita-se a problematizar aspectos centrais a partir da literatura sobre a temática e de observações de pesquisa de campo realizada na aldeia Krucutu, em Parelheiros-SP, no primeiro semestre de 2009.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3605
10.24109/2176-6681.rbep.92i232.671
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3605
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.92i232.671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3605/3340
10.24109/2176-6681.rbep.92i232.3340
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 232 (2011)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 232 (2011)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 232 (2011)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.92i232
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703182049280