Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3605 |
Resumo: | Aborda o processo de implementação das políticas de educação indígena no Brasil nas últimas décadas e discute as contradições que emergem do encontro de duas lógicas sociais antagônicas: a que afirma a organização social das comunidades indígenas alicerçada sobre os princípios da reciprocidade e da solidariedade e a lógica burocrática que orienta as ações do Ministério da Educação (MEC) e das secretarias de Educação nos âmbitos estadual e municipal. Essas contradições colocam novos desafios para as comunidades indígenas em vários níveis e dimensões. Sendo pesquisa em andamento, limita-se a problematizar aspectos centrais a partir da literatura sobre a temática e de observações de pesquisa de campo realizada na aldeia Krucutu, em Parelheiros-SP, no primeiro semestre de 2009. |
id |
INEP-2_3ea05a59752ab18bb4bc4ad275d6c9b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3605 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidadesAborda o processo de implementação das políticas de educação indígena no Brasil nas últimas décadas e discute as contradições que emergem do encontro de duas lógicas sociais antagônicas: a que afirma a organização social das comunidades indígenas alicerçada sobre os princípios da reciprocidade e da solidariedade e a lógica burocrática que orienta as ações do Ministério da Educação (MEC) e das secretarias de Educação nos âmbitos estadual e municipal. Essas contradições colocam novos desafios para as comunidades indígenas em vários níveis e dimensões. Sendo pesquisa em andamento, limita-se a problematizar aspectos centrais a partir da literatura sobre a temática e de observações de pesquisa de campo realizada na aldeia Krucutu, em Parelheiros-SP, no primeiro semestre de 2009.INEP2012-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/360510.24109/2176-6681.rbep.92i232.671Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 232 (2011)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 232 (2011)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 232 (2011)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.92i232reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3605/334010.24109/2176-6681.rbep.92i232.3340Bruno, Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:37:17Zoai:ojs3.inep:article/3605Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:37:17Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidades |
title |
Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidades |
spellingShingle |
Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidades Bruno, Lúcia |
title_short |
Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidades |
title_full |
Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidades |
title_fullStr |
Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidades |
title_sort |
Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidades |
author |
Bruno, Lúcia |
author_facet |
Bruno, Lúcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bruno, Lúcia |
description |
Aborda o processo de implementação das políticas de educação indígena no Brasil nas últimas décadas e discute as contradições que emergem do encontro de duas lógicas sociais antagônicas: a que afirma a organização social das comunidades indígenas alicerçada sobre os princípios da reciprocidade e da solidariedade e a lógica burocrática que orienta as ações do Ministério da Educação (MEC) e das secretarias de Educação nos âmbitos estadual e municipal. Essas contradições colocam novos desafios para as comunidades indígenas em vários níveis e dimensões. Sendo pesquisa em andamento, limita-se a problematizar aspectos centrais a partir da literatura sobre a temática e de observações de pesquisa de campo realizada na aldeia Krucutu, em Parelheiros-SP, no primeiro semestre de 2009. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3605 10.24109/2176-6681.rbep.92i232.671 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3605 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.92i232.671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3605/3340 10.24109/2176-6681.rbep.92i232.3340 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 232 (2011) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 232 (2011) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 232 (2011) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.92i232 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951703182049280 |