The translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monte Freitas , Fabrício
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Alberto da Silva, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
DOI: 10.24109/2176-6681.rbep.104.5149
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5149
Resumo: O presente artigo tem como objetivo estabelecer relações entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG), buscando compreender as transformações ocorridas no decorrer das traduções realizadas, em especial nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa é documental e a análise dos dados é de caráter descritivo. As informações presentes nos documentos analisados foram sistematizadas e organizadas valendo-se de três eixos emergentes: 1) democracia e participação; 2) identidade; e 3) ausências. Em seguida, passa-se a discutir as habilidades e as traduções realizadas no âmbito das áreas do conhecimento. Após a análise dos documentos e, com base nas teorias de Basil Bernstein e Jose Gimeno Sacristán, conclui-se que o RCG, em alguns casos, apresenta reescrita das habilidades previstas na BNCC, alterando a ordem das palavras, sendo uma tradução do documento nacional com poucas recontextualizações. Com isso, entende-se que a BNCC, que deveria ser um documento orientador, acaba por se tornar o próprio currículo devido à forte classificação exercida frente às traduções realizadas, como o RCG.
id INEP-2_458091264b03b25a400e6e8fb01d2dbe
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/5149
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
spelling The translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary schoolLas traducciones y recontextualizaciones de la BNCC y el Referencial Curricular Gaucho en los primeros años de la Educación PrimariaAs traduções e recontextualizações da BNCC e do Referencial Curricular Gaúcho nos anos iniciais do ensino fundamental curricular referenceBNCCGaucho Curricular Referenceelementary school - early years.parámetros curricularesBNCCReferencial Curricular Gauchoescuela primaria - primeros años.parâmetros curricularesBNCCReferencial Curricular Gaúchoensino fundamental - anos iniciais.Base Nacional Comum CurricularCurrículoReferencial Curricular GaúchoAnos IniciaisEnsino FundamentalO presente artigo tem como objetivo estabelecer relações entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG), buscando compreender as transformações ocorridas no decorrer das traduções realizadas, em especial nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa é documental e a análise dos dados é de caráter descritivo. As informações presentes nos documentos analisados foram sistematizadas e organizadas valendo-se de três eixos emergentes: 1) democracia e participação; 2) identidade; e 3) ausências. Em seguida, passa-se a discutir as habilidades e as traduções realizadas no âmbito das áreas do conhecimento. Após a análise dos documentos e, com base nas teorias de Basil Bernstein e Jose Gimeno Sacristán, conclui-se que o RCG, em alguns casos, apresenta reescrita das habilidades previstas na BNCC, alterando a ordem das palavras, sendo uma tradução do documento nacional com poucas recontextualizações. Com isso, entende-se que a BNCC, que deveria ser um documento orientador, acaba por se tornar o próprio currículo devido à forte classificação exercida frente às traduções realizadas, como o RCG.Este artículo tiene como objetivo establecer relaciones entre la Base Nacional Común Curricular (BNCC) y el Referencial Curricular Gaucho (RCG), buscando comprender los cambios ocurridos durante las traducciones realizadas, especialmente en los primeros años de la educación primaria. La investigación es documental y el análisis de datos es descriptivo. La información presente en los documentos analizados fue sistematizada y organizada a partir de tres ejes emergentes: (a) democracia y participación; (b) identidad; y, (c) ausencias. Más adelante, se discuten las habilidades y traducciones realizadas dentro de los campos del conocimiento. Después de analizar los documentos y con base en las teorías de Basil Bernstein y José Gimeno Sacristán, se concluye que el RCG, en algunos casos, presenta reescritura de las habilidades previstas en la BNCC, cambiando la orden de las palabras, siendo una traducción del documento nacional con pocas recontextualizaciones. Con eso, se entiende que la BNCC, que debe ser un documento orientador, acaba convirtiéndose en el propio currículo por la fuerte clasificación que se ejerce frente a las traducciones realizadas, como el RCG.This article aims to establish relationships between the National Common Curricular Base (BNCC, in Portuguese) and the Gaucho Curricular Reference (RCG, in Portuguese), seeking to understand the changes that occurred during the translations that were made, especially in the early years of elementary school. The research is documentary and data analysis is descriptive. The information presented in the documents used for the analysis was systematized and organized using three emerging axes: 1) democracy and participation; 2) identity; and 3) absences. Then, the skills and translations carried out within the areas of knowledge are discussed. After analyzing the documents and, based on the theories of Basil Bernstein and Jose Gimeno Sacristán, the conclusion is that the RCG, in some cases, presents a rewrite of the skills provided for in the BNCC, changing the word order, being a translation of the national document with few recontextualizations. Thereby, it is understood that the BNCC, which should be a guiding document, ends up becoming the curriculum itself due to the strong classification against the translations performed, such as the RCG.INEP2023-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/514910.24109/2176-6681.rbep.104.5149Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 104 (2023); e5149Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 104 (2023); e5149Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 104 (2023); e51492176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.104reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5149/4261Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMonte Freitas , FabrícioAlberto da Silva, João2024-02-27T12:27:21Zoai:ojs3.inep:article/5149Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T12:27:21Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv The translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary school
Las traducciones y recontextualizaciones de la BNCC y el Referencial Curricular Gaucho en los primeros años de la Educación Primaria
As traduções e recontextualizações da BNCC e do Referencial Curricular Gaúcho nos anos iniciais do ensino fundamental
title The translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary school
spellingShingle The translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary school
The translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary school
Monte Freitas , Fabrício
curricular reference
BNCC
Gaucho Curricular Reference
elementary school - early years.
parámetros curriculares
BNCC
Referencial Curricular Gaucho
escuela primaria - primeros años.
parâmetros curriculares
BNCC
Referencial Curricular Gaúcho
ensino fundamental - anos iniciais.
Base Nacional Comum Curricular
Currículo
Referencial Curricular Gaúcho
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
Monte Freitas , Fabrício
curricular reference
BNCC
Gaucho Curricular Reference
elementary school - early years.
parámetros curriculares
BNCC
Referencial Curricular Gaucho
escuela primaria - primeros años.
parâmetros curriculares
BNCC
Referencial Curricular Gaúcho
ensino fundamental - anos iniciais.
Base Nacional Comum Curricular
Currículo
Referencial Curricular Gaúcho
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
title_short The translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary school
title_full The translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary school
title_fullStr The translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary school
The translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary school
title_full_unstemmed The translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary school
The translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary school
title_sort The translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary school
author Monte Freitas , Fabrício
author_facet Monte Freitas , Fabrício
Monte Freitas , Fabrício
Alberto da Silva, João
Alberto da Silva, João
author_role author
author2 Alberto da Silva, João
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monte Freitas , Fabrício
Alberto da Silva, João
dc.subject.por.fl_str_mv curricular reference
BNCC
Gaucho Curricular Reference
elementary school - early years.
parámetros curriculares
BNCC
Referencial Curricular Gaucho
escuela primaria - primeros años.
parâmetros curriculares
BNCC
Referencial Curricular Gaúcho
ensino fundamental - anos iniciais.
Base Nacional Comum Curricular
Currículo
Referencial Curricular Gaúcho
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
topic curricular reference
BNCC
Gaucho Curricular Reference
elementary school - early years.
parámetros curriculares
BNCC
Referencial Curricular Gaucho
escuela primaria - primeros años.
parâmetros curriculares
BNCC
Referencial Curricular Gaúcho
ensino fundamental - anos iniciais.
Base Nacional Comum Curricular
Currículo
Referencial Curricular Gaúcho
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
description O presente artigo tem como objetivo estabelecer relações entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG), buscando compreender as transformações ocorridas no decorrer das traduções realizadas, em especial nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa é documental e a análise dos dados é de caráter descritivo. As informações presentes nos documentos analisados foram sistematizadas e organizadas valendo-se de três eixos emergentes: 1) democracia e participação; 2) identidade; e 3) ausências. Em seguida, passa-se a discutir as habilidades e as traduções realizadas no âmbito das áreas do conhecimento. Após a análise dos documentos e, com base nas teorias de Basil Bernstein e Jose Gimeno Sacristán, conclui-se que o RCG, em alguns casos, apresenta reescrita das habilidades previstas na BNCC, alterando a ordem das palavras, sendo uma tradução do documento nacional com poucas recontextualizações. Com isso, entende-se que a BNCC, que deveria ser um documento orientador, acaba por se tornar o próprio currículo devido à forte classificação exercida frente às traduções realizadas, como o RCG.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5149
10.24109/2176-6681.rbep.104.5149
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5149
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.104.5149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5149/4261
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 104 (2023); e5149
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 104 (2023); e5149
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 104 (2023); e5149
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.104
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1822181271710728192
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.104.5149