The translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
DOI: | 10.24109/2176-6681.rbep.104.5149 |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5149 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo estabelecer relações entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG), buscando compreender as transformações ocorridas no decorrer das traduções realizadas, em especial nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa é documental e a análise dos dados é de caráter descritivo. As informações presentes nos documentos analisados foram sistematizadas e organizadas valendo-se de três eixos emergentes: 1) democracia e participação; 2) identidade; e 3) ausências. Em seguida, passa-se a discutir as habilidades e as traduções realizadas no âmbito das áreas do conhecimento. Após a análise dos documentos e, com base nas teorias de Basil Bernstein e Jose Gimeno Sacristán, conclui-se que o RCG, em alguns casos, apresenta reescrita das habilidades previstas na BNCC, alterando a ordem das palavras, sendo uma tradução do documento nacional com poucas recontextualizações. Com isso, entende-se que a BNCC, que deveria ser um documento orientador, acaba por se tornar o próprio currículo devido à forte classificação exercida frente às traduções realizadas, como o RCG. |
id |
INEP-2_458091264b03b25a400e6e8fb01d2dbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/5149 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
spelling |
The translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary schoolLas traducciones y recontextualizaciones de la BNCC y el Referencial Curricular Gaucho en los primeros años de la Educación PrimariaAs traduções e recontextualizações da BNCC e do Referencial Curricular Gaúcho nos anos iniciais do ensino fundamental curricular referenceBNCCGaucho Curricular Referenceelementary school - early years.parámetros curricularesBNCCReferencial Curricular Gauchoescuela primaria - primeros años.parâmetros curricularesBNCCReferencial Curricular Gaúchoensino fundamental - anos iniciais.Base Nacional Comum CurricularCurrículoReferencial Curricular GaúchoAnos IniciaisEnsino FundamentalO presente artigo tem como objetivo estabelecer relações entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG), buscando compreender as transformações ocorridas no decorrer das traduções realizadas, em especial nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa é documental e a análise dos dados é de caráter descritivo. As informações presentes nos documentos analisados foram sistematizadas e organizadas valendo-se de três eixos emergentes: 1) democracia e participação; 2) identidade; e 3) ausências. Em seguida, passa-se a discutir as habilidades e as traduções realizadas no âmbito das áreas do conhecimento. Após a análise dos documentos e, com base nas teorias de Basil Bernstein e Jose Gimeno Sacristán, conclui-se que o RCG, em alguns casos, apresenta reescrita das habilidades previstas na BNCC, alterando a ordem das palavras, sendo uma tradução do documento nacional com poucas recontextualizações. Com isso, entende-se que a BNCC, que deveria ser um documento orientador, acaba por se tornar o próprio currículo devido à forte classificação exercida frente às traduções realizadas, como o RCG.Este artículo tiene como objetivo establecer relaciones entre la Base Nacional Común Curricular (BNCC) y el Referencial Curricular Gaucho (RCG), buscando comprender los cambios ocurridos durante las traducciones realizadas, especialmente en los primeros años de la educación primaria. La investigación es documental y el análisis de datos es descriptivo. La información presente en los documentos analizados fue sistematizada y organizada a partir de tres ejes emergentes: (a) democracia y participación; (b) identidad; y, (c) ausencias. Más adelante, se discuten las habilidades y traducciones realizadas dentro de los campos del conocimiento. Después de analizar los documentos y con base en las teorías de Basil Bernstein y José Gimeno Sacristán, se concluye que el RCG, en algunos casos, presenta reescritura de las habilidades previstas en la BNCC, cambiando la orden de las palabras, siendo una traducción del documento nacional con pocas recontextualizaciones. Con eso, se entiende que la BNCC, que debe ser un documento orientador, acaba convirtiéndose en el propio currículo por la fuerte clasificación que se ejerce frente a las traducciones realizadas, como el RCG.This article aims to establish relationships between the National Common Curricular Base (BNCC, in Portuguese) and the Gaucho Curricular Reference (RCG, in Portuguese), seeking to understand the changes that occurred during the translations that were made, especially in the early years of elementary school. The research is documentary and data analysis is descriptive. The information presented in the documents used for the analysis was systematized and organized using three emerging axes: 1) democracy and participation; 2) identity; and 3) absences. Then, the skills and translations carried out within the areas of knowledge are discussed. After analyzing the documents and, based on the theories of Basil Bernstein and Jose Gimeno Sacristán, the conclusion is that the RCG, in some cases, presents a rewrite of the skills provided for in the BNCC, changing the word order, being a translation of the national document with few recontextualizations. Thereby, it is understood that the BNCC, which should be a guiding document, ends up becoming the curriculum itself due to the strong classification against the translations performed, such as the RCG.INEP2023-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/514910.24109/2176-6681.rbep.104.5149Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 104 (2023); e5149Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 104 (2023); e5149Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 104 (2023); e51492176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.104reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5149/4261Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMonte Freitas , FabrícioAlberto da Silva, João2024-02-27T12:27:21Zoai:ojs3.inep:article/5149Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T12:27:21Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary school Las traducciones y recontextualizaciones de la BNCC y el Referencial Curricular Gaucho en los primeros años de la Educación Primaria As traduções e recontextualizações da BNCC e do Referencial Curricular Gaúcho nos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
The translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary school |
spellingShingle |
The translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary school The translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary school Monte Freitas , Fabrício curricular reference BNCC Gaucho Curricular Reference elementary school - early years. parámetros curriculares BNCC Referencial Curricular Gaucho escuela primaria - primeros años. parâmetros curriculares BNCC Referencial Curricular Gaúcho ensino fundamental - anos iniciais. Base Nacional Comum Curricular Currículo Referencial Curricular Gaúcho Anos Iniciais Ensino Fundamental Monte Freitas , Fabrício curricular reference BNCC Gaucho Curricular Reference elementary school - early years. parámetros curriculares BNCC Referencial Curricular Gaucho escuela primaria - primeros años. parâmetros curriculares BNCC Referencial Curricular Gaúcho ensino fundamental - anos iniciais. Base Nacional Comum Curricular Currículo Referencial Curricular Gaúcho Anos Iniciais Ensino Fundamental |
title_short |
The translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary school |
title_full |
The translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary school |
title_fullStr |
The translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary school The translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary school |
title_full_unstemmed |
The translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary school The translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary school |
title_sort |
The translations and recontextualizations of the BNCC and the Rio Grande do Sul Curricular Reference in the early years of elementary school |
author |
Monte Freitas , Fabrício |
author_facet |
Monte Freitas , Fabrício Monte Freitas , Fabrício Alberto da Silva, João Alberto da Silva, João |
author_role |
author |
author2 |
Alberto da Silva, João |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monte Freitas , Fabrício Alberto da Silva, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
curricular reference BNCC Gaucho Curricular Reference elementary school - early years. parámetros curriculares BNCC Referencial Curricular Gaucho escuela primaria - primeros años. parâmetros curriculares BNCC Referencial Curricular Gaúcho ensino fundamental - anos iniciais. Base Nacional Comum Curricular Currículo Referencial Curricular Gaúcho Anos Iniciais Ensino Fundamental |
topic |
curricular reference BNCC Gaucho Curricular Reference elementary school - early years. parámetros curriculares BNCC Referencial Curricular Gaucho escuela primaria - primeros años. parâmetros curriculares BNCC Referencial Curricular Gaúcho ensino fundamental - anos iniciais. Base Nacional Comum Curricular Currículo Referencial Curricular Gaúcho Anos Iniciais Ensino Fundamental |
description |
O presente artigo tem como objetivo estabelecer relações entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG), buscando compreender as transformações ocorridas no decorrer das traduções realizadas, em especial nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa é documental e a análise dos dados é de caráter descritivo. As informações presentes nos documentos analisados foram sistematizadas e organizadas valendo-se de três eixos emergentes: 1) democracia e participação; 2) identidade; e 3) ausências. Em seguida, passa-se a discutir as habilidades e as traduções realizadas no âmbito das áreas do conhecimento. Após a análise dos documentos e, com base nas teorias de Basil Bernstein e Jose Gimeno Sacristán, conclui-se que o RCG, em alguns casos, apresenta reescrita das habilidades previstas na BNCC, alterando a ordem das palavras, sendo uma tradução do documento nacional com poucas recontextualizações. Com isso, entende-se que a BNCC, que deveria ser um documento orientador, acaba por se tornar o próprio currículo devido à forte classificação exercida frente às traduções realizadas, como o RCG. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5149 10.24109/2176-6681.rbep.104.5149 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5149 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.104.5149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5149/4261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 104 (2023); e5149 Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 104 (2023); e5149 Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 104 (2023); e5149 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.104 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1822181271710728192 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.104.5149 |