Um olhar sobre as instituições escolares militares brasileiras do fim do século 19 ao início do século 20
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1470 |
Resumo: | Demonstra como as relações de poder e de saber no interior do Exército brasileiro vão se entrelaçando, partindo de uma situação, antes da Proclamação da República, em que os oficiais superiores podiam ou não ter cursado escolas para oficiais, até chegar a uma situação em que essas escolas passam a ser indispensáveis para a ascensão na carreira. A metodologia é a pesquisa bibliográfica e de fontes primárias e secundárias. Conclui que as escolas militares possuem um papel decisivo na formação da ideologia militar e que os estudos sobre o tema devem ser aprofundados. Palavras-chave: escolas militares; ensino e instrução. Abstract This article intends to show how the relationship between Power and Knowledge in the Brazilian Army is entwined even before the Republic, when attending military schools was not a requirement to become a superior officer, until the current situation, when attending these schools became indispensable for the ascension in the career. The methodology chosen was the bibliographical research of primary and secondary sources. We conclude that military schools possess a decisive role in the genesis of the military ideology and that studies over this subject must be deepened. Keywords: military schools; education and instruction. |
id |
INEP-2_4999ebbc376f1b0a1a4db37cb3f83152 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1470 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um olhar sobre as instituições escolares militares brasileiras do fim do século 19 ao início do século 20Demonstra como as relações de poder e de saber no interior do Exército brasileiro vão se entrelaçando, partindo de uma situação, antes da Proclamação da República, em que os oficiais superiores podiam ou não ter cursado escolas para oficiais, até chegar a uma situação em que essas escolas passam a ser indispensáveis para a ascensão na carreira. A metodologia é a pesquisa bibliográfica e de fontes primárias e secundárias. Conclui que as escolas militares possuem um papel decisivo na formação da ideologia militar e que os estudos sobre o tema devem ser aprofundados. Palavras-chave: escolas militares; ensino e instrução. Abstract This article intends to show how the relationship between Power and Knowledge in the Brazilian Army is entwined even before the Republic, when attending military schools was not a requirement to become a superior officer, until the current situation, when attending these schools became indispensable for the ascension in the career. The methodology chosen was the bibliographical research of primary and secondary sources. We conclude that military schools possess a decisive role in the genesis of the military ideology and that studies over this subject must be deepened. Keywords: military schools; education and instruction.INEP2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/147010.24109/2176-6681.rbep.88i219.750Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 219 (2007)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 219 (2007)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 219 (2007)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.88i219reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1470/120910.24109/2176-6681.rbep.88i219.1209Santos, Miriaminfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:09:42Zoai:ojs3.inep:article/1470Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:09:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar sobre as instituições escolares militares brasileiras do fim do século 19 ao início do século 20 |
title |
Um olhar sobre as instituições escolares militares brasileiras do fim do século 19 ao início do século 20 |
spellingShingle |
Um olhar sobre as instituições escolares militares brasileiras do fim do século 19 ao início do século 20 Santos, Miriam |
title_short |
Um olhar sobre as instituições escolares militares brasileiras do fim do século 19 ao início do século 20 |
title_full |
Um olhar sobre as instituições escolares militares brasileiras do fim do século 19 ao início do século 20 |
title_fullStr |
Um olhar sobre as instituições escolares militares brasileiras do fim do século 19 ao início do século 20 |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre as instituições escolares militares brasileiras do fim do século 19 ao início do século 20 |
title_sort |
Um olhar sobre as instituições escolares militares brasileiras do fim do século 19 ao início do século 20 |
author |
Santos, Miriam |
author_facet |
Santos, Miriam |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Miriam |
description |
Demonstra como as relações de poder e de saber no interior do Exército brasileiro vão se entrelaçando, partindo de uma situação, antes da Proclamação da República, em que os oficiais superiores podiam ou não ter cursado escolas para oficiais, até chegar a uma situação em que essas escolas passam a ser indispensáveis para a ascensão na carreira. A metodologia é a pesquisa bibliográfica e de fontes primárias e secundárias. Conclui que as escolas militares possuem um papel decisivo na formação da ideologia militar e que os estudos sobre o tema devem ser aprofundados. Palavras-chave: escolas militares; ensino e instrução. Abstract This article intends to show how the relationship between Power and Knowledge in the Brazilian Army is entwined even before the Republic, when attending military schools was not a requirement to become a superior officer, until the current situation, when attending these schools became indispensable for the ascension in the career. The methodology chosen was the bibliographical research of primary and secondary sources. We conclude that military schools possess a decisive role in the genesis of the military ideology and that studies over this subject must be deepened. Keywords: military schools; education and instruction. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1470 10.24109/2176-6681.rbep.88i219.750 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1470 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.88i219.750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1470/1209 10.24109/2176-6681.rbep.88i219.1209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 219 (2007) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 219 (2007) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 219 (2007) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.88i219 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951701482307584 |