Sob o olhar das crianças: o processo de transição escolar da educação infantil para o ensino fundamental na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Edilamar
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Campos, Rosânia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3443
Resumo: Parte de uma pesquisa desenvolvida na rede pública municipal de educação da cidade de Joinville (SC), que tem como objetivo discutir como as crianças vivenciam a passagem da educação infantil para o ensino fundamental. Para tanto, desenvolveu-se, com um grupo de crianças que frequentavam o último período da educação infantil, uma pesquisa etnográfica, iniciada em 2013 e concluída em 2014, quando esse mesmo grupo de crianças já havia ingressado no 1º ano do ensino fundamental. Para coleta de dados, foi utilizada a observação participante, o registro em diário de bordo e o registro fotográfico. Os dados foram analisados tendo como base o diálogo com as contribuições de diferentes teóricos da educação, dos estudos provenientes da sociologia da infância e da psicologia sócio-histórica. As análises evidenciaram que, embora muitas das práticas da educação infantil sejam incorporadas pela escola, os modos como são desenvolvidas e como são concebidas pela escola resultam em interações diferentes com as crianças. Nesse sentido, as crianças indicam que, mesmo desejando entrar no ensino fundamental, estar na escola é um desafio diário. 
id INEP-2_4d503000a8c91df5306f7762602c7789
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3443
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Sob o olhar das crianças: o processo de transição escolar da educação infantil para o ensino fundamental na contemporaneidadeParte de uma pesquisa desenvolvida na rede pública municipal de educação da cidade de Joinville (SC), que tem como objetivo discutir como as crianças vivenciam a passagem da educação infantil para o ensino fundamental. Para tanto, desenvolveu-se, com um grupo de crianças que frequentavam o último período da educação infantil, uma pesquisa etnográfica, iniciada em 2013 e concluída em 2014, quando esse mesmo grupo de crianças já havia ingressado no 1º ano do ensino fundamental. Para coleta de dados, foi utilizada a observação participante, o registro em diário de bordo e o registro fotográfico. Os dados foram analisados tendo como base o diálogo com as contribuições de diferentes teóricos da educação, dos estudos provenientes da sociologia da infância e da psicologia sócio-histórica. As análises evidenciaram que, embora muitas das práticas da educação infantil sejam incorporadas pela escola, os modos como são desenvolvidas e como são concebidas pela escola resultam em interações diferentes com as crianças. Nesse sentido, as crianças indicam que, mesmo desejando entrar no ensino fundamental, estar na escola é um desafio diário. INEP2016-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/344310.24109/2176-6681.rbep.96i244.3443Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 96 n. 244 (2015)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 96 Núm. 244 (2015)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 96 No 244 (2015)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.96i244reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3443/317810.24109/2176-6681.rbep.96i244.3178Dias, EdilamarCampos, Rosâniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:13:30Zoai:ojs3.inep:article/3443Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:13:30Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sob o olhar das crianças: o processo de transição escolar da educação infantil para o ensino fundamental na contemporaneidade
title Sob o olhar das crianças: o processo de transição escolar da educação infantil para o ensino fundamental na contemporaneidade
spellingShingle Sob o olhar das crianças: o processo de transição escolar da educação infantil para o ensino fundamental na contemporaneidade
Dias, Edilamar
title_short Sob o olhar das crianças: o processo de transição escolar da educação infantil para o ensino fundamental na contemporaneidade
title_full Sob o olhar das crianças: o processo de transição escolar da educação infantil para o ensino fundamental na contemporaneidade
title_fullStr Sob o olhar das crianças: o processo de transição escolar da educação infantil para o ensino fundamental na contemporaneidade
title_full_unstemmed Sob o olhar das crianças: o processo de transição escolar da educação infantil para o ensino fundamental na contemporaneidade
title_sort Sob o olhar das crianças: o processo de transição escolar da educação infantil para o ensino fundamental na contemporaneidade
author Dias, Edilamar
author_facet Dias, Edilamar
Campos, Rosânia
author_role author
author2 Campos, Rosânia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Edilamar
Campos, Rosânia
description Parte de uma pesquisa desenvolvida na rede pública municipal de educação da cidade de Joinville (SC), que tem como objetivo discutir como as crianças vivenciam a passagem da educação infantil para o ensino fundamental. Para tanto, desenvolveu-se, com um grupo de crianças que frequentavam o último período da educação infantil, uma pesquisa etnográfica, iniciada em 2013 e concluída em 2014, quando esse mesmo grupo de crianças já havia ingressado no 1º ano do ensino fundamental. Para coleta de dados, foi utilizada a observação participante, o registro em diário de bordo e o registro fotográfico. Os dados foram analisados tendo como base o diálogo com as contribuições de diferentes teóricos da educação, dos estudos provenientes da sociologia da infância e da psicologia sócio-histórica. As análises evidenciaram que, embora muitas das práticas da educação infantil sejam incorporadas pela escola, os modos como são desenvolvidas e como são concebidas pela escola resultam em interações diferentes com as crianças. Nesse sentido, as crianças indicam que, mesmo desejando entrar no ensino fundamental, estar na escola é um desafio diário. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3443
10.24109/2176-6681.rbep.96i244.3443
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3443
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.96i244.3443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3443/3178
10.24109/2176-6681.rbep.96i244.3178
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 96 n. 244 (2015)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 96 Núm. 244 (2015)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 96 No 244 (2015)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.96i244
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951702736404480