The contributions of Pibid to the critical and social formation of the teacher: the experience of the Universidade Regional do Cariri

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula Oliveira, Francisca Clara de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bertino Algebaile, Eveline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4096
Resumo: O artigo tem como objetivo refletir acerca das contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para a formação crítica e social do professor. As questões discutidas referem-se ao papel do programa nos cursos de licenciatura da Universidade Regional do Cariri (Urca). Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados apontam que o Pibid se constituiu uma experiência significativa para os cursos de formação de professores da IES ao sintonizá-los com os problemas da escola básica da região, fortaleceu uma nova concepção de ensino desses cursos e deu mais visibilidade à educação básica no processo de pensar e fazer a formação docente. Constatou-se que o programa trouxe uma aproximação mais qualitativa e permanente da universidade com a escola, o que permitiu que professores e estudantes pensassem e agissem juntos no cenário da educação escolar local, desenvolvendo atividades embasadas nas problemáticas específicas.
id INEP-2_4ebe0474a443e4609a7284522545e9a2
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/4096
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling The contributions of Pibid to the critical and social formation of the teacher: the experience of the Universidade Regional do CaririLas contribuciones del Pibid a una formación crítica y social del profesor: la experiencia de la Universidade Regional do Cariri (Urca)As contribuições do Pibid para uma formação crítica e social do professor: a experiência da Universidade Regional do Cariri (Urca)basic educationPibidteacher’s training.educación básicaformación de profesoresPibid.educação básicaformação de professoresPibid.O artigo tem como objetivo refletir acerca das contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para a formação crítica e social do professor. As questões discutidas referem-se ao papel do programa nos cursos de licenciatura da Universidade Regional do Cariri (Urca). Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados apontam que o Pibid se constituiu uma experiência significativa para os cursos de formação de professores da IES ao sintonizá-los com os problemas da escola básica da região, fortaleceu uma nova concepção de ensino desses cursos e deu mais visibilidade à educação básica no processo de pensar e fazer a formação docente. Constatou-se que o programa trouxe uma aproximação mais qualitativa e permanente da universidade com a escola, o que permitiu que professores e estudantes pensassem e agissem juntos no cenário da educação escolar local, desenvolvendo atividades embasadas nas problemáticas específicas.This article presents reflections on the contributions of the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships (acronymed Pibid, in Portuguese), for the critical and social formation of the teacher. The questions that guided this article relate to the role played by Pibid in undergraduate teacher-training courses at the Universidade Regional do Cariri. Data were collected through documental and bibliographic research. Results show that Pibid was a significant experience for teacher-training courses at higher education institutions; by making teachers more in tune with the problems and challenges experienced at the local elementar school, a new conception of teaching within teacher-training courses was strengthened and basic education received more visibility in the process of thinking and doing teacher education. It was found that the program permited a more qualitative and permanent link between university and school, which allowed teachers and students to think and act together in the local school education scenario, developing activities based on specific problems.El artículo tiene como objetivo reflexionar sobre las contribuciones del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (Pibid) a la formación crítica y social del docente. Los temas discutidos se refieren al papel del programa en los cursos de licenciatura en la Universidade Regional do Cariri (Urca). Los datos fueron recolectados mediante investigación documental y bibliográfica. Los resultados muestran que el Pibid fue uma experiencia significativa para los cursos de formación de profesores de la Institución de Educación Superior al sintonizarlos con los problemas de la escuela primaria de la región, fortaleció una nueva concepción de la enseñanza de estos cursos y dio más visibilidad a la educación básica en el proceso de pensar y hacer la formación docente. Se constató que el programa aportó un acercamiento más cualitativo y permanente entre la universidad y la escuela, lo que permitió a los profesores y estudiantes pensar y actuar juntos en el escenario educativo de la escuela local, desarrollando actividades basadas en problemas específicos.INEP2019-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/409610.24109/2176-6681.rbep.100i256.4165Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 100 n. 256 (2019)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 100 Núm. 256 (2019)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 100 No 256 (2019)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.100i256reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4096/363110.24109/2176-6681.rbep.100i256.3631Paula Oliveira, Francisca Clara deBertino Algebaile, Evelineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-24T15:47:05Zoai:ojs3.inep:article/4096Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2022-06-24T15:47:05Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv The contributions of Pibid to the critical and social formation of the teacher: the experience of the Universidade Regional do Cariri
Las contribuciones del Pibid a una formación crítica y social del profesor: la experiencia de la Universidade Regional do Cariri (Urca)
As contribuições do Pibid para uma formação crítica e social do professor: a experiência da Universidade Regional do Cariri (Urca)
title The contributions of Pibid to the critical and social formation of the teacher: the experience of the Universidade Regional do Cariri
spellingShingle The contributions of Pibid to the critical and social formation of the teacher: the experience of the Universidade Regional do Cariri
Paula Oliveira, Francisca Clara de
basic education
Pibid
teacher’s training.
educación básica
formación de profesores
Pibid.
educação básica
formação de professores
Pibid.
title_short The contributions of Pibid to the critical and social formation of the teacher: the experience of the Universidade Regional do Cariri
title_full The contributions of Pibid to the critical and social formation of the teacher: the experience of the Universidade Regional do Cariri
title_fullStr The contributions of Pibid to the critical and social formation of the teacher: the experience of the Universidade Regional do Cariri
title_full_unstemmed The contributions of Pibid to the critical and social formation of the teacher: the experience of the Universidade Regional do Cariri
title_sort The contributions of Pibid to the critical and social formation of the teacher: the experience of the Universidade Regional do Cariri
author Paula Oliveira, Francisca Clara de
author_facet Paula Oliveira, Francisca Clara de
Bertino Algebaile, Eveline
author_role author
author2 Bertino Algebaile, Eveline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula Oliveira, Francisca Clara de
Bertino Algebaile, Eveline
dc.subject.por.fl_str_mv basic education
Pibid
teacher’s training.
educación básica
formación de profesores
Pibid.
educação básica
formação de professores
Pibid.
topic basic education
Pibid
teacher’s training.
educación básica
formación de profesores
Pibid.
educação básica
formação de professores
Pibid.
description O artigo tem como objetivo refletir acerca das contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para a formação crítica e social do professor. As questões discutidas referem-se ao papel do programa nos cursos de licenciatura da Universidade Regional do Cariri (Urca). Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados apontam que o Pibid se constituiu uma experiência significativa para os cursos de formação de professores da IES ao sintonizá-los com os problemas da escola básica da região, fortaleceu uma nova concepção de ensino desses cursos e deu mais visibilidade à educação básica no processo de pensar e fazer a formação docente. Constatou-se que o programa trouxe uma aproximação mais qualitativa e permanente da universidade com a escola, o que permitiu que professores e estudantes pensassem e agissem juntos no cenário da educação escolar local, desenvolvendo atividades embasadas nas problemáticas específicas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4096
10.24109/2176-6681.rbep.100i256.4165
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4096
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.100i256.4165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4096/3631
10.24109/2176-6681.rbep.100i256.3631
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 100 n. 256 (2019)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 100 Núm. 256 (2019)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 100 No 256 (2019)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.100i256
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951704002035712