The contributions of Pibid to the critical and social formation of the teacher: the experience of the Universidade Regional do Cariri
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4096 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo refletir acerca das contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para a formação crítica e social do professor. As questões discutidas referem-se ao papel do programa nos cursos de licenciatura da Universidade Regional do Cariri (Urca). Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados apontam que o Pibid se constituiu uma experiência significativa para os cursos de formação de professores da IES ao sintonizá-los com os problemas da escola básica da região, fortaleceu uma nova concepção de ensino desses cursos e deu mais visibilidade à educação básica no processo de pensar e fazer a formação docente. Constatou-se que o programa trouxe uma aproximação mais qualitativa e permanente da universidade com a escola, o que permitiu que professores e estudantes pensassem e agissem juntos no cenário da educação escolar local, desenvolvendo atividades embasadas nas problemáticas específicas. |
id |
INEP-2_4ebe0474a443e4609a7284522545e9a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/4096 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The contributions of Pibid to the critical and social formation of the teacher: the experience of the Universidade Regional do CaririLas contribuciones del Pibid a una formación crítica y social del profesor: la experiencia de la Universidade Regional do Cariri (Urca)As contribuições do Pibid para uma formação crítica e social do professor: a experiência da Universidade Regional do Cariri (Urca)basic educationPibidteacher’s training.educación básicaformación de profesoresPibid.educação básicaformação de professoresPibid.O artigo tem como objetivo refletir acerca das contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para a formação crítica e social do professor. As questões discutidas referem-se ao papel do programa nos cursos de licenciatura da Universidade Regional do Cariri (Urca). Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados apontam que o Pibid se constituiu uma experiência significativa para os cursos de formação de professores da IES ao sintonizá-los com os problemas da escola básica da região, fortaleceu uma nova concepção de ensino desses cursos e deu mais visibilidade à educação básica no processo de pensar e fazer a formação docente. Constatou-se que o programa trouxe uma aproximação mais qualitativa e permanente da universidade com a escola, o que permitiu que professores e estudantes pensassem e agissem juntos no cenário da educação escolar local, desenvolvendo atividades embasadas nas problemáticas específicas.This article presents reflections on the contributions of the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships (acronymed Pibid, in Portuguese), for the critical and social formation of the teacher. The questions that guided this article relate to the role played by Pibid in undergraduate teacher-training courses at the Universidade Regional do Cariri. Data were collected through documental and bibliographic research. Results show that Pibid was a significant experience for teacher-training courses at higher education institutions; by making teachers more in tune with the problems and challenges experienced at the local elementar school, a new conception of teaching within teacher-training courses was strengthened and basic education received more visibility in the process of thinking and doing teacher education. It was found that the program permited a more qualitative and permanent link between university and school, which allowed teachers and students to think and act together in the local school education scenario, developing activities based on specific problems.El artículo tiene como objetivo reflexionar sobre las contribuciones del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (Pibid) a la formación crítica y social del docente. Los temas discutidos se refieren al papel del programa en los cursos de licenciatura en la Universidade Regional do Cariri (Urca). Los datos fueron recolectados mediante investigación documental y bibliográfica. Los resultados muestran que el Pibid fue uma experiencia significativa para los cursos de formación de profesores de la Institución de Educación Superior al sintonizarlos con los problemas de la escuela primaria de la región, fortaleció una nueva concepción de la enseñanza de estos cursos y dio más visibilidad a la educación básica en el proceso de pensar y hacer la formación docente. Se constató que el programa aportó un acercamiento más cualitativo y permanente entre la universidad y la escuela, lo que permitió a los profesores y estudiantes pensar y actuar juntos en el escenario educativo de la escuela local, desarrollando actividades basadas en problemas específicos.INEP2019-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/409610.24109/2176-6681.rbep.100i256.4165Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 100 n. 256 (2019)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 100 Núm. 256 (2019)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 100 No 256 (2019)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.100i256reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4096/363110.24109/2176-6681.rbep.100i256.3631Paula Oliveira, Francisca Clara deBertino Algebaile, Evelineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-24T15:47:05Zoai:ojs3.inep:article/4096Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2022-06-24T15:47:05Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The contributions of Pibid to the critical and social formation of the teacher: the experience of the Universidade Regional do Cariri Las contribuciones del Pibid a una formación crítica y social del profesor: la experiencia de la Universidade Regional do Cariri (Urca) As contribuições do Pibid para uma formação crítica e social do professor: a experiência da Universidade Regional do Cariri (Urca) |
title |
The contributions of Pibid to the critical and social formation of the teacher: the experience of the Universidade Regional do Cariri |
spellingShingle |
The contributions of Pibid to the critical and social formation of the teacher: the experience of the Universidade Regional do Cariri Paula Oliveira, Francisca Clara de basic education Pibid teacher’s training. educación básica formación de profesores Pibid. educação básica formação de professores Pibid. |
title_short |
The contributions of Pibid to the critical and social formation of the teacher: the experience of the Universidade Regional do Cariri |
title_full |
The contributions of Pibid to the critical and social formation of the teacher: the experience of the Universidade Regional do Cariri |
title_fullStr |
The contributions of Pibid to the critical and social formation of the teacher: the experience of the Universidade Regional do Cariri |
title_full_unstemmed |
The contributions of Pibid to the critical and social formation of the teacher: the experience of the Universidade Regional do Cariri |
title_sort |
The contributions of Pibid to the critical and social formation of the teacher: the experience of the Universidade Regional do Cariri |
author |
Paula Oliveira, Francisca Clara de |
author_facet |
Paula Oliveira, Francisca Clara de Bertino Algebaile, Eveline |
author_role |
author |
author2 |
Bertino Algebaile, Eveline |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula Oliveira, Francisca Clara de Bertino Algebaile, Eveline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
basic education Pibid teacher’s training. educación básica formación de profesores Pibid. educação básica formação de professores Pibid. |
topic |
basic education Pibid teacher’s training. educación básica formación de profesores Pibid. educação básica formação de professores Pibid. |
description |
O artigo tem como objetivo refletir acerca das contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para a formação crítica e social do professor. As questões discutidas referem-se ao papel do programa nos cursos de licenciatura da Universidade Regional do Cariri (Urca). Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados apontam que o Pibid se constituiu uma experiência significativa para os cursos de formação de professores da IES ao sintonizá-los com os problemas da escola básica da região, fortaleceu uma nova concepção de ensino desses cursos e deu mais visibilidade à educação básica no processo de pensar e fazer a formação docente. Constatou-se que o programa trouxe uma aproximação mais qualitativa e permanente da universidade com a escola, o que permitiu que professores e estudantes pensassem e agissem juntos no cenário da educação escolar local, desenvolvendo atividades embasadas nas problemáticas específicas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4096 10.24109/2176-6681.rbep.100i256.4165 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4096 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.100i256.4165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4096/3631 10.24109/2176-6681.rbep.100i256.3631 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 100 n. 256 (2019) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 100 Núm. 256 (2019) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 100 No 256 (2019) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.100i256 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951704002035712 |