A pesquisa de representação social na área de ensino-aprendizagem: elementos do estado da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Mary
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1244
Resumo: A pesquisa de pósdoutorado, Teoria de representação social: o quadro teórico da Psicologia Social e aplicações atuais à pesquisa na educação (Rangel, 1997), teve como um dos seus objetivos a análise de dissertações e teses contemporâneas (anos 90) que aplicaram a teoria, trazendo contribuições particularmente à área de ensino-aprendizagem. Este estudo, então, possibilitou - nos limites das pesquisas alcançadas - identificar elementos do estado da arte, sem perder de vista a crítica à Teoria de Representação Social (TRS), com particular consideração a Spink (1996). Ainda, tratando-se da TRS, procurou-se observar, pela sua importância na estrutura das representações, componentes do núcleo central da sua aplicação nas pesquisas. No segmento conclusivo, apresentam-se sugestões ao avanço e refinamento da construção teórica. Palavras-Chave: representação social; pesquisa; ensinoaprendizagem; estado da arte. Abstract The research of pos-doctorate, Theory of the Social Representation: the theoretical table of the Social Psychology and its applications of the present time to the research in Education (Rangel, 1997), had as one of the aims the analysis of dissertations and the contemporary theses (90) that applied the theory, bringing contributions, especially in teaching-apprenticeship. In this study could be identified (in the limits of the research) the elements of the state of art – with critical to the social representations theory (SRT), considering Spink (1996). About the Social Representation Theory, some components of the core of its application in research were observed by the importance in the structure of the representations. In the final segment, suggestions are presented to the advancement and refinement of the theorical construction. Keywords: social representations; research; teaching-learning; state of art.
id INEP-2_54fe84b3b1d3289b4da0f98aca227c9c
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1244
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling A pesquisa de representação social na área de ensino-aprendizagem: elementos do estado da arteA pesquisa de pósdoutorado, Teoria de representação social: o quadro teórico da Psicologia Social e aplicações atuais à pesquisa na educação (Rangel, 1997), teve como um dos seus objetivos a análise de dissertações e teses contemporâneas (anos 90) que aplicaram a teoria, trazendo contribuições particularmente à área de ensino-aprendizagem. Este estudo, então, possibilitou - nos limites das pesquisas alcançadas - identificar elementos do estado da arte, sem perder de vista a crítica à Teoria de Representação Social (TRS), com particular consideração a Spink (1996). Ainda, tratando-se da TRS, procurou-se observar, pela sua importância na estrutura das representações, componentes do núcleo central da sua aplicação nas pesquisas. No segmento conclusivo, apresentam-se sugestões ao avanço e refinamento da construção teórica. Palavras-Chave: representação social; pesquisa; ensinoaprendizagem; estado da arte. Abstract The research of pos-doctorate, Theory of the Social Representation: the theoretical table of the Social Psychology and its applications of the present time to the research in Education (Rangel, 1997), had as one of the aims the analysis of dissertations and the contemporary theses (90) that applied the theory, bringing contributions, especially in teaching-apprenticeship. In this study could be identified (in the limits of the research) the elements of the state of art – with critical to the social representations theory (SRT), considering Spink (1996). About the Social Representation Theory, some components of the core of its application in research were observed by the importance in the structure of the representations. In the final segment, suggestions are presented to the advancement and refinement of the theorical construction. Keywords: social representations; research; teaching-learning; state of art.INEP1998-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/124410.24109/2176-6681.rbep.79i193.1019Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 79 n. 193 (1998)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 79 Núm. 193 (1998)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 79 No 193 (1998)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.79i193reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1244/98310.24109/2176-6681.rbep.79i193.983Rangel, Maryinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:50:03Zoai:ojs3.inep:article/1244Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:50:03Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa de representação social na área de ensino-aprendizagem: elementos do estado da arte
title A pesquisa de representação social na área de ensino-aprendizagem: elementos do estado da arte
spellingShingle A pesquisa de representação social na área de ensino-aprendizagem: elementos do estado da arte
Rangel, Mary
title_short A pesquisa de representação social na área de ensino-aprendizagem: elementos do estado da arte
title_full A pesquisa de representação social na área de ensino-aprendizagem: elementos do estado da arte
title_fullStr A pesquisa de representação social na área de ensino-aprendizagem: elementos do estado da arte
title_full_unstemmed A pesquisa de representação social na área de ensino-aprendizagem: elementos do estado da arte
title_sort A pesquisa de representação social na área de ensino-aprendizagem: elementos do estado da arte
author Rangel, Mary
author_facet Rangel, Mary
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, Mary
description A pesquisa de pósdoutorado, Teoria de representação social: o quadro teórico da Psicologia Social e aplicações atuais à pesquisa na educação (Rangel, 1997), teve como um dos seus objetivos a análise de dissertações e teses contemporâneas (anos 90) que aplicaram a teoria, trazendo contribuições particularmente à área de ensino-aprendizagem. Este estudo, então, possibilitou - nos limites das pesquisas alcançadas - identificar elementos do estado da arte, sem perder de vista a crítica à Teoria de Representação Social (TRS), com particular consideração a Spink (1996). Ainda, tratando-se da TRS, procurou-se observar, pela sua importância na estrutura das representações, componentes do núcleo central da sua aplicação nas pesquisas. No segmento conclusivo, apresentam-se sugestões ao avanço e refinamento da construção teórica. Palavras-Chave: representação social; pesquisa; ensinoaprendizagem; estado da arte. Abstract The research of pos-doctorate, Theory of the Social Representation: the theoretical table of the Social Psychology and its applications of the present time to the research in Education (Rangel, 1997), had as one of the aims the analysis of dissertations and the contemporary theses (90) that applied the theory, bringing contributions, especially in teaching-apprenticeship. In this study could be identified (in the limits of the research) the elements of the state of art – with critical to the social representations theory (SRT), considering Spink (1996). About the Social Representation Theory, some components of the core of its application in research were observed by the importance in the structure of the representations. In the final segment, suggestions are presented to the advancement and refinement of the theorical construction. Keywords: social representations; research; teaching-learning; state of art.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1244
10.24109/2176-6681.rbep.79i193.1019
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1244
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.79i193.1019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1244/983
10.24109/2176-6681.rbep.79i193.983
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 79 n. 193 (1998)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 79 Núm. 193 (1998)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 79 No 193 (1998)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.79i193
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951700663369728