A pesquisa de representação social na área de ensino-aprendizagem: elementos do estado da arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1244 |
Resumo: | A pesquisa de pósdoutorado, Teoria de representação social: o quadro teórico da Psicologia Social e aplicações atuais à pesquisa na educação (Rangel, 1997), teve como um dos seus objetivos a análise de dissertações e teses contemporâneas (anos 90) que aplicaram a teoria, trazendo contribuições particularmente à área de ensino-aprendizagem. Este estudo, então, possibilitou - nos limites das pesquisas alcançadas - identificar elementos do estado da arte, sem perder de vista a crítica à Teoria de Representação Social (TRS), com particular consideração a Spink (1996). Ainda, tratando-se da TRS, procurou-se observar, pela sua importância na estrutura das representações, componentes do núcleo central da sua aplicação nas pesquisas. No segmento conclusivo, apresentam-se sugestões ao avanço e refinamento da construção teórica. Palavras-Chave: representação social; pesquisa; ensinoaprendizagem; estado da arte. Abstract The research of pos-doctorate, Theory of the Social Representation: the theoretical table of the Social Psychology and its applications of the present time to the research in Education (Rangel, 1997), had as one of the aims the analysis of dissertations and the contemporary theses (90) that applied the theory, bringing contributions, especially in teaching-apprenticeship. In this study could be identified (in the limits of the research) the elements of the state of art with critical to the social representations theory (SRT), considering Spink (1996). About the Social Representation Theory, some components of the core of its application in research were observed by the importance in the structure of the representations. In the final segment, suggestions are presented to the advancement and refinement of the theorical construction. Keywords: social representations; research; teaching-learning; state of art. |
id |
INEP-2_54fe84b3b1d3289b4da0f98aca227c9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1244 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A pesquisa de representação social na área de ensino-aprendizagem: elementos do estado da arteA pesquisa de pósdoutorado, Teoria de representação social: o quadro teórico da Psicologia Social e aplicações atuais à pesquisa na educação (Rangel, 1997), teve como um dos seus objetivos a análise de dissertações e teses contemporâneas (anos 90) que aplicaram a teoria, trazendo contribuições particularmente à área de ensino-aprendizagem. Este estudo, então, possibilitou - nos limites das pesquisas alcançadas - identificar elementos do estado da arte, sem perder de vista a crítica à Teoria de Representação Social (TRS), com particular consideração a Spink (1996). Ainda, tratando-se da TRS, procurou-se observar, pela sua importância na estrutura das representações, componentes do núcleo central da sua aplicação nas pesquisas. No segmento conclusivo, apresentam-se sugestões ao avanço e refinamento da construção teórica. Palavras-Chave: representação social; pesquisa; ensinoaprendizagem; estado da arte. Abstract The research of pos-doctorate, Theory of the Social Representation: the theoretical table of the Social Psychology and its applications of the present time to the research in Education (Rangel, 1997), had as one of the aims the analysis of dissertations and the contemporary theses (90) that applied the theory, bringing contributions, especially in teaching-apprenticeship. In this study could be identified (in the limits of the research) the elements of the state of art with critical to the social representations theory (SRT), considering Spink (1996). About the Social Representation Theory, some components of the core of its application in research were observed by the importance in the structure of the representations. In the final segment, suggestions are presented to the advancement and refinement of the theorical construction. Keywords: social representations; research; teaching-learning; state of art.INEP1998-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/124410.24109/2176-6681.rbep.79i193.1019Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 79 n. 193 (1998)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 79 Núm. 193 (1998)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 79 No 193 (1998)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.79i193reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1244/98310.24109/2176-6681.rbep.79i193.983Rangel, Maryinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:50:03Zoai:ojs3.inep:article/1244Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:50:03Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pesquisa de representação social na área de ensino-aprendizagem: elementos do estado da arte |
title |
A pesquisa de representação social na área de ensino-aprendizagem: elementos do estado da arte |
spellingShingle |
A pesquisa de representação social na área de ensino-aprendizagem: elementos do estado da arte Rangel, Mary |
title_short |
A pesquisa de representação social na área de ensino-aprendizagem: elementos do estado da arte |
title_full |
A pesquisa de representação social na área de ensino-aprendizagem: elementos do estado da arte |
title_fullStr |
A pesquisa de representação social na área de ensino-aprendizagem: elementos do estado da arte |
title_full_unstemmed |
A pesquisa de representação social na área de ensino-aprendizagem: elementos do estado da arte |
title_sort |
A pesquisa de representação social na área de ensino-aprendizagem: elementos do estado da arte |
author |
Rangel, Mary |
author_facet |
Rangel, Mary |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rangel, Mary |
description |
A pesquisa de pósdoutorado, Teoria de representação social: o quadro teórico da Psicologia Social e aplicações atuais à pesquisa na educação (Rangel, 1997), teve como um dos seus objetivos a análise de dissertações e teses contemporâneas (anos 90) que aplicaram a teoria, trazendo contribuições particularmente à área de ensino-aprendizagem. Este estudo, então, possibilitou - nos limites das pesquisas alcançadas - identificar elementos do estado da arte, sem perder de vista a crítica à Teoria de Representação Social (TRS), com particular consideração a Spink (1996). Ainda, tratando-se da TRS, procurou-se observar, pela sua importância na estrutura das representações, componentes do núcleo central da sua aplicação nas pesquisas. No segmento conclusivo, apresentam-se sugestões ao avanço e refinamento da construção teórica. Palavras-Chave: representação social; pesquisa; ensinoaprendizagem; estado da arte. Abstract The research of pos-doctorate, Theory of the Social Representation: the theoretical table of the Social Psychology and its applications of the present time to the research in Education (Rangel, 1997), had as one of the aims the analysis of dissertations and the contemporary theses (90) that applied the theory, bringing contributions, especially in teaching-apprenticeship. In this study could be identified (in the limits of the research) the elements of the state of art with critical to the social representations theory (SRT), considering Spink (1996). About the Social Representation Theory, some components of the core of its application in research were observed by the importance in the structure of the representations. In the final segment, suggestions are presented to the advancement and refinement of the theorical construction. Keywords: social representations; research; teaching-learning; state of art. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1244 10.24109/2176-6681.rbep.79i193.1019 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1244 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.79i193.1019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1244/983 10.24109/2176-6681.rbep.79i193.983 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 79 n. 193 (1998) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 79 Núm. 193 (1998) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 79 No 193 (1998) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.79i193 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951700663369728 |