Discutindo combinatória em um processo de formação continuada com professores dos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Assis, Adryanne Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pessoa, Cristiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3445
Resumo: Propõe analisar o efeito de uma formação continuada baseada nas situações, nos invariantes e nas representações simbólicas dos problemas combinatórios. A pesquisa constitui-se em entrevista inicial individual, quatro encontros de formação e, em seguida, entrevista final, também individual, com os professores participantes. Para este artigo, analisa-se o desenvolvimento de uma professora participante do processo. Os resultados apontam dificuldade no reconhecimento e na abordagem de combinatória na entrevista inicial, no entanto, após as intervenções, há o reconhecimento mais detalhado das diferentes situações e seus invariantes, assim como das representações. Percebe-se, assim, que a formação continuada em combinatória pode se constituir em uma ação importante, pois estimula os docentes a refletirem sobre esse conteúdo, que pode ser trabalhado desde os anos iniciais.
id INEP-2_55c2a3354724bcc539cdd168e948ceba
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3445
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Discutindo combinatória em um processo de formação continuada com professores dos anos iniciaisPropõe analisar o efeito de uma formação continuada baseada nas situações, nos invariantes e nas representações simbólicas dos problemas combinatórios. A pesquisa constitui-se em entrevista inicial individual, quatro encontros de formação e, em seguida, entrevista final, também individual, com os professores participantes. Para este artigo, analisa-se o desenvolvimento de uma professora participante do processo. Os resultados apontam dificuldade no reconhecimento e na abordagem de combinatória na entrevista inicial, no entanto, após as intervenções, há o reconhecimento mais detalhado das diferentes situações e seus invariantes, assim como das representações. Percebe-se, assim, que a formação continuada em combinatória pode se constituir em uma ação importante, pois estimula os docentes a refletirem sobre esse conteúdo, que pode ser trabalhado desde os anos iniciais.INEP2016-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/344510.24109/2176-6681.rbep.96i244.3445Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 96 n. 244 (2015)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 96 Núm. 244 (2015)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 96 No 244 (2015)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.96i244reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3445/318010.24109/2176-6681.rbep.96i244.3180de Assis, Adryanne MariaPessoa, Cristianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:13:30Zoai:ojs3.inep:article/3445Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:13:30Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discutindo combinatória em um processo de formação continuada com professores dos anos iniciais
title Discutindo combinatória em um processo de formação continuada com professores dos anos iniciais
spellingShingle Discutindo combinatória em um processo de formação continuada com professores dos anos iniciais
de Assis, Adryanne Maria
title_short Discutindo combinatória em um processo de formação continuada com professores dos anos iniciais
title_full Discutindo combinatória em um processo de formação continuada com professores dos anos iniciais
title_fullStr Discutindo combinatória em um processo de formação continuada com professores dos anos iniciais
title_full_unstemmed Discutindo combinatória em um processo de formação continuada com professores dos anos iniciais
title_sort Discutindo combinatória em um processo de formação continuada com professores dos anos iniciais
author de Assis, Adryanne Maria
author_facet de Assis, Adryanne Maria
Pessoa, Cristiane
author_role author
author2 Pessoa, Cristiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Assis, Adryanne Maria
Pessoa, Cristiane
description Propõe analisar o efeito de uma formação continuada baseada nas situações, nos invariantes e nas representações simbólicas dos problemas combinatórios. A pesquisa constitui-se em entrevista inicial individual, quatro encontros de formação e, em seguida, entrevista final, também individual, com os professores participantes. Para este artigo, analisa-se o desenvolvimento de uma professora participante do processo. Os resultados apontam dificuldade no reconhecimento e na abordagem de combinatória na entrevista inicial, no entanto, após as intervenções, há o reconhecimento mais detalhado das diferentes situações e seus invariantes, assim como das representações. Percebe-se, assim, que a formação continuada em combinatória pode se constituir em uma ação importante, pois estimula os docentes a refletirem sobre esse conteúdo, que pode ser trabalhado desde os anos iniciais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3445
10.24109/2176-6681.rbep.96i244.3445
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3445
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.96i244.3445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3445/3180
10.24109/2176-6681.rbep.96i244.3180
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 96 n. 244 (2015)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 96 Núm. 244 (2015)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 96 No 244 (2015)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.96i244
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951702739550208