Os cadernos formativos do PNEM e suas implicações na configuração curricular do ensino médio para a juventude brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3371 |
Resumo: | A abordagem problematizada neste artigo, ancorada em estudos bibliográficos sobre a juventude, detém-se em análises documentais referentes à criação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) e aos cadernos de formação do PNEM, tendo como destinatários os professores de ensino médio de todo o País, com destaque para o estado de Santa Catarina. |
id |
INEP-2_5bd3d04b5f2f5f00674a692d2c82c500 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3371 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os cadernos formativos do PNEM e suas implicações na configuração curricular do ensino médio para a juventude brasileiraPNEM’s training books and their implications for the high school curricular setting for Brazilian youthNational Pact for the Strengthening of High School Educationhigh schoolCurriculum Guidelines for High School.Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino MédiojuventudeDiretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio.A abordagem problematizada neste artigo, ancorada em estudos bibliográficos sobre a juventude, detém-se em análises documentais referentes à criação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) e aos cadernos de formação do PNEM, tendo como destinatários os professores de ensino médio de todo o País, com destaque para o estado de Santa Catarina. Anchored in bibliographical studies on youth, the approach discussed in this article focus on the documental analysis around the creation of the National Pact for the Strengthening of High School Education (PNEM, Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio); the National Curriculum Guidelines for High School (DCNEM, Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio); and the PNEM’s training material. This article is aimed at teachers throughout the country, in particular, those in the state of Santa Catarina.INEP2017-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/337110.24109/2176-6681.rbep.98i249.2794Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 98 n. 249 (2017)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 98 Núm. 249 (2017)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 98 No 249 (2017)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.98i249reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3371/310610.24109/2176-6681.rbep.98i249.3106Silveira Dantas, Jéfersoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:18:42Zoai:ojs3.inep:article/3371Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:18:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os cadernos formativos do PNEM e suas implicações na configuração curricular do ensino médio para a juventude brasileira PNEM’s training books and their implications for the high school curricular setting for Brazilian youth |
title |
Os cadernos formativos do PNEM e suas implicações na configuração curricular do ensino médio para a juventude brasileira |
spellingShingle |
Os cadernos formativos do PNEM e suas implicações na configuração curricular do ensino médio para a juventude brasileira Silveira Dantas, Jéferson National Pact for the Strengthening of High School Education high school Curriculum Guidelines for High School. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio juventude Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. |
title_short |
Os cadernos formativos do PNEM e suas implicações na configuração curricular do ensino médio para a juventude brasileira |
title_full |
Os cadernos formativos do PNEM e suas implicações na configuração curricular do ensino médio para a juventude brasileira |
title_fullStr |
Os cadernos formativos do PNEM e suas implicações na configuração curricular do ensino médio para a juventude brasileira |
title_full_unstemmed |
Os cadernos formativos do PNEM e suas implicações na configuração curricular do ensino médio para a juventude brasileira |
title_sort |
Os cadernos formativos do PNEM e suas implicações na configuração curricular do ensino médio para a juventude brasileira |
author |
Silveira Dantas, Jéferson |
author_facet |
Silveira Dantas, Jéferson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira Dantas, Jéferson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
National Pact for the Strengthening of High School Education high school Curriculum Guidelines for High School. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio juventude Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. |
topic |
National Pact for the Strengthening of High School Education high school Curriculum Guidelines for High School. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio juventude Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. |
description |
A abordagem problematizada neste artigo, ancorada em estudos bibliográficos sobre a juventude, detém-se em análises documentais referentes à criação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) e aos cadernos de formação do PNEM, tendo como destinatários os professores de ensino médio de todo o País, com destaque para o estado de Santa Catarina. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3371 10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2794 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3371 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3371/3106 10.24109/2176-6681.rbep.98i249.3106 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 98 n. 249 (2017) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 98 Núm. 249 (2017) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 98 No 249 (2017) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.98i249 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951702384082944 |