Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações constituintes entre os professores e a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ambrosetti, Neusa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Almeida, Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/976
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar a constituição da profissionalidade de docentes de ensino fundamental no espaço escolar, buscando compreender as relações constituintes entre os sujeitos e a instituição no processo de tornar-se professor. Para tanto, utilizou-se dois grupos focais constituídos por professoras das séries iniciais. A composição dos dois grupos baseou-se em algumas características balanceadas, entre homogêneas e heterogêneas, das docentes. Os dados permitiram discutir que as injunções institucionais e as relações com os alunos, pares e equipe de gestão promovem uma reconfiguração das concepções iniciais da profissão, que vai se delineando em diversas formas de identificação profissional.
id INEP-2_6240dcc9c8cd405f0f0730c08189389a
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/976
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações constituintes entre os professores e a escolaO presente trabalho tem por objetivo investigar a constituição da profissionalidade de docentes de ensino fundamental no espaço escolar, buscando compreender as relações constituintes entre os sujeitos e a instituição no processo de tornar-se professor. Para tanto, utilizou-se dois grupos focais constituídos por professoras das séries iniciais. A composição dos dois grupos baseou-se em algumas características balanceadas, entre homogêneas e heterogêneas, das docentes. Os dados permitiram discutir que as injunções institucionais e as relações com os alunos, pares e equipe de gestão promovem uma reconfiguração das concepções iniciais da profissão, que vai se delineando em diversas formas de identificação profissional.INEP2009-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/97610.24109/2176-6681.rbep.90i226.475Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 226 (2009)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 226 (2009)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 226 (2009)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.90i226reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/976/72310.24109/2176-6681.rbep.90i226.723Ambrosetti, NeusaAlmeida, Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:02:45Zoai:ojs3.inep:article/976Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:02:45Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações constituintes entre os professores e a escola
title Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações constituintes entre os professores e a escola
spellingShingle Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações constituintes entre os professores e a escola
Ambrosetti, Neusa
title_short Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações constituintes entre os professores e a escola
title_full Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações constituintes entre os professores e a escola
title_fullStr Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações constituintes entre os professores e a escola
title_full_unstemmed Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações constituintes entre os professores e a escola
title_sort Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações constituintes entre os professores e a escola
author Ambrosetti, Neusa
author_facet Ambrosetti, Neusa
Almeida, Patrícia
author_role author
author2 Almeida, Patrícia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ambrosetti, Neusa
Almeida, Patrícia
description O presente trabalho tem por objetivo investigar a constituição da profissionalidade de docentes de ensino fundamental no espaço escolar, buscando compreender as relações constituintes entre os sujeitos e a instituição no processo de tornar-se professor. Para tanto, utilizou-se dois grupos focais constituídos por professoras das séries iniciais. A composição dos dois grupos baseou-se em algumas características balanceadas, entre homogêneas e heterogêneas, das docentes. Os dados permitiram discutir que as injunções institucionais e as relações com os alunos, pares e equipe de gestão promovem uma reconfiguração das concepções iniciais da profissão, que vai se delineando em diversas formas de identificação profissional.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/976
10.24109/2176-6681.rbep.90i226.475
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/976
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.90i226.475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/976/723
10.24109/2176-6681.rbep.90i226.723
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 226 (2009)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 226 (2009)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 226 (2009)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.90i226
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951699570753536