Pequenos proletários em Varsóvia: das práticas de Janusz Korczak às teorias de Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nawroski, Alcione
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4092
Resumo: O artigo trata das teorias e práticas pedagógicas de dois grandes educadores do século passado – Janusz Korczak e Paulo Freire. O primeiro foi um educador judeu-polonês que viveu boa parte da sua vida em Varsóvia, onde implementou suas ideias sobre educação infantil, que apresentaremos com base no Maly Przeglad (Little Review) – um jornal fundado em 1926 e extinto em setembro de 1939, com a eclosão da Segunda Guerra Mundial. O segundo foi um educador brasileiro que se tornou conhecido por abordar as questões da leitura e escrita de trabalhadores adultos. Se Korczak trabalhou com crianças e Freire com adultos, nada os distancia, mas os aproxima pelofato de tratarem do acesso à educação para os oprimidos da sociedade. No artigo, desenvolvo uma análise, baseada no Little Review, para compreender o perfil social e econômico de leitores infantis, o papel dos professores, e, finalmente, os conceitos educacionais que permearam os dois educadores. Para concluir, apresento algumas ideias sobre mídias sociais organizadas através da leitura e da escrita capazes de elevar a consciência social daqueles menos favorecidos socialmente.
id INEP-2_7282cb57fb37564f60c99f0810089d82
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/4092
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Pequenos proletários em Varsóvia: das práticas de Janusz Korczak às teorias de Paulo FreirePequeños proletarios en Varsovia: de las prácticas de Janusz Korczak a las teorías de Paulo FreireLittle proletarians in Warsaw: from practices of Janusz Korczak to theories of Paulo Freiredevelopmental psychologymedia and educationpedagogy of autonomy.medios de comunicación y educaciónpedagogía de la autonomíapsicología del desarrollo.meios de comunicação e educaçãopedagogia da autonomiapsicologia do desenvolvimento.O artigo trata das teorias e práticas pedagógicas de dois grandes educadores do século passado – Janusz Korczak e Paulo Freire. O primeiro foi um educador judeu-polonês que viveu boa parte da sua vida em Varsóvia, onde implementou suas ideias sobre educação infantil, que apresentaremos com base no Maly Przeglad (Little Review) – um jornal fundado em 1926 e extinto em setembro de 1939, com a eclosão da Segunda Guerra Mundial. O segundo foi um educador brasileiro que se tornou conhecido por abordar as questões da leitura e escrita de trabalhadores adultos. Se Korczak trabalhou com crianças e Freire com adultos, nada os distancia, mas os aproxima pelofato de tratarem do acesso à educação para os oprimidos da sociedade. No artigo, desenvolvo uma análise, baseada no Little Review, para compreender o perfil social e econômico de leitores infantis, o papel dos professores, e, finalmente, os conceitos educacionais que permearam os dois educadores. Para concluir, apresento algumas ideias sobre mídias sociais organizadas através da leitura e da escrita capazes de elevar a consciência social daqueles menos favorecidos socialmente.El artículo trata de las teorías y prácticas pedagógicas de dos grandes educadores del siglo pasado: Janusz Korczak y Paulo Freire. El primero fue un educador judío-polaco que vivió gran parte de su vida en Varsovia, donde implementó sus ideas sobre la educación de la primera infancia, que presentaremos con base en la revista fundada en 1926, y extinta com el estallido de la Segunda Guerra Mundial, en septiembre de 1939. El segundo era un educador brasileño conocido por ocuparse de los temas de lectura y escritura de los trabajadores adultos. Si Korczak trabajó com niños y Freire con adultos, nada los aleja, sino que los acerca porque están tratando del acceso a la educación para los oprimidos de la sociedad. Em el artículo, desarrollo un análisis de “Little Review” para conocer el perfil social y económico de los lectores infantiles; el papel de los docentes; y, finalmente, los conceptos educativos que impregnaron a los dos educadores. Para concluir, presento algunas ideas sobre las redes sociales organizadas por medio de la lectura y de la escritura capaces de aumentar la consciência social de los más pobres.This article discusses the theories and pedagogical practices of two great educators of the last century – Janusz Korczak and Paulo Freire. The first was a Polish Jew who spent much of his life at Warsaw, where he implemented his ideas on children’s education. Said ideas will be presented here as seen on the Mały Przegląd (Little Review), a journal founded in 1926 and extinguished in September 1939 with the outbreak of World War II. The second was a Brazilian educator made known for his work on the reading and writing of adult workers. Though Korczak worked with children and Freire with adults, they still had much in common since both fought for the right to education for the oppressed of their society. Furthermore, based on the Little Review, I analyse the social and economic profile of children readers; the role of teachers; and, finally, the educational concepts that permeated the work of both educators. To conclude, I present some ideas on social media that are organized through reading and writing capable of raising the social awareness of the disadvantaged.INEP2019-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/409210.24109/2176-6681.rbep.100i256.4482Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 100 n. 256 (2019)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 100 Núm. 256 (2019)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 100 No 256 (2019)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.100i256reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPenghttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4092/362710.24109/2176-6681.rbep.100i256.3627Nawroski, Alcioneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-23T19:55:18Zoai:ojs3.inep:article/4092Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2022-06-23T19:55:18Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pequenos proletários em Varsóvia: das práticas de Janusz Korczak às teorias de Paulo Freire
Pequeños proletarios en Varsovia: de las prácticas de Janusz Korczak a las teorías de Paulo Freire
Little proletarians in Warsaw: from practices of Janusz Korczak to theories of Paulo Freire
title Pequenos proletários em Varsóvia: das práticas de Janusz Korczak às teorias de Paulo Freire
spellingShingle Pequenos proletários em Varsóvia: das práticas de Janusz Korczak às teorias de Paulo Freire
Nawroski, Alcione
developmental psychology
media and education
pedagogy of autonomy.
medios de comunicación y educación
pedagogía de la autonomía
psicología del desarrollo.
meios de comunicação e educação
pedagogia da autonomia
psicologia do desenvolvimento.
title_short Pequenos proletários em Varsóvia: das práticas de Janusz Korczak às teorias de Paulo Freire
title_full Pequenos proletários em Varsóvia: das práticas de Janusz Korczak às teorias de Paulo Freire
title_fullStr Pequenos proletários em Varsóvia: das práticas de Janusz Korczak às teorias de Paulo Freire
title_full_unstemmed Pequenos proletários em Varsóvia: das práticas de Janusz Korczak às teorias de Paulo Freire
title_sort Pequenos proletários em Varsóvia: das práticas de Janusz Korczak às teorias de Paulo Freire
author Nawroski, Alcione
author_facet Nawroski, Alcione
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nawroski, Alcione
dc.subject.por.fl_str_mv developmental psychology
media and education
pedagogy of autonomy.
medios de comunicación y educación
pedagogía de la autonomía
psicología del desarrollo.
meios de comunicação e educação
pedagogia da autonomia
psicologia do desenvolvimento.
topic developmental psychology
media and education
pedagogy of autonomy.
medios de comunicación y educación
pedagogía de la autonomía
psicología del desarrollo.
meios de comunicação e educação
pedagogia da autonomia
psicologia do desenvolvimento.
description O artigo trata das teorias e práticas pedagógicas de dois grandes educadores do século passado – Janusz Korczak e Paulo Freire. O primeiro foi um educador judeu-polonês que viveu boa parte da sua vida em Varsóvia, onde implementou suas ideias sobre educação infantil, que apresentaremos com base no Maly Przeglad (Little Review) – um jornal fundado em 1926 e extinto em setembro de 1939, com a eclosão da Segunda Guerra Mundial. O segundo foi um educador brasileiro que se tornou conhecido por abordar as questões da leitura e escrita de trabalhadores adultos. Se Korczak trabalhou com crianças e Freire com adultos, nada os distancia, mas os aproxima pelofato de tratarem do acesso à educação para os oprimidos da sociedade. No artigo, desenvolvo uma análise, baseada no Little Review, para compreender o perfil social e econômico de leitores infantis, o papel dos professores, e, finalmente, os conceitos educacionais que permearam os dois educadores. Para concluir, apresento algumas ideias sobre mídias sociais organizadas através da leitura e da escrita capazes de elevar a consciência social daqueles menos favorecidos socialmente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4092
10.24109/2176-6681.rbep.100i256.4482
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4092
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.100i256.4482
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4092/3627
10.24109/2176-6681.rbep.100i256.3627
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 100 n. 256 (2019)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 100 Núm. 256 (2019)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 100 No 256 (2019)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.100i256
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703984209920